Como Cortar Garrafa de Vidro com Vela

Além da usual madeira que é matéria prima principal de diversos projetos de marcenaria existem outros elementos que se combinados com a madeira resultam em peças elegantes. Um grupo exemplo desses outros elementos são os metais, utilizados como puxadores, dobradiças e correntes e outro material importante é o vidro. Provavelmente você já viu vasos que foram feitos com garrafas de vidro, e se perguntou como aquilo era possível, afinal cortar vidro não deve ser uma atividade fácil como cortar garrafas de plástico. Se você teve esse pensamento, se enganou. Cortar materiais de vidro também pode ser um processo fácil, e com poucos passos você consegue fazer essa atividade em casa! Por incrível que pareça existem quatro maneiras para se cortar o vidro, são eles: com fogo, com água fervente, com barbante e com uma ferramenta Dremel (talvez seja o mais difícil por nem todos possuírem essa ferramenta em casa).

Nesse texto iremos detalhar melhor a primeira estratégia, em que se corta a garrafa de vidro com fogo, ou chama de uma vela por exemplo.

Primeiramente você terá que utilizar um marcador para detalhar o caminho traçado que deseja cortar, para isso utilize um cortador de vidro, uma caneta permanente ou uma broca. Crie uma linha na garrafa exatamente no local onde deseja cortá-la. Se preferir utilize um plano de apoio para desenhar a linha perfeita em volta da garrafa ou faça à mão livre.

Em seguida você irá precisar aquecer a garrafa. Utilize para isso uma vela ou um maçarico. Não é possível utilizar a chama de uma boca de fogão, por exemplo, uma vez que nessa a chama não fica focalizada em um só ponto e sim espalhada. O objetivo desse passo é deslizar a garrafa com a chama bem em cima do traço que foi criado inicialmente. Sendo assim, aqueça a linha que fez no primeiro passo focando o calor bem direto na linha marcada e vá girando a garrafa sem parar para cobrir a linha uniformemente. Quando perceber que em cima da linha feita no começo se estendeu uma mancha preta por conta do aquecimento, você pode passar para o próximo passo.

A próxima etapa a ser realizada é mergulhar a garrafa que foi aquecida em um balde de água bem fria. Depois de esquentar por aproximadamente cinco minutos, até que a faixa preta apareça, você deve mergulhar a parte que deseja cortar na água fria, ou seja, a parte da garrafa abaixo da linha demarcada é colocada na água, enquanto a outra parte fica fora da água gelada. Você pode fazer isso em um tanque ou em uma panela com água e gelo.

Se a garrafa não se partiu ainda, talvez você precise repetir o segundo e o terceiro passo novamente, sendo assim, volte a aquecer a garrafa na chama da vela até que fique com a linha de demarcação bem preta e por seguinte realize o processo de resfriamento no balde de água gelada. Não se esqueça de manter sempre a água bem resfriada caso o gelo derreta. Esse choque térmico no vidro é um passo imprescindível para que o material quebre.

Quando enfim o vidro tiver se partido, lixe as bordas do recipiente. Você pode utilizar uma lixa d’água bem grossa para limpar as bordas que provavelmente estarão um pouco irregulares. A partir do momento em que conseguir remover as bordas com pontas mais afiadas que ficaram passe para uma lixa mais fina para aperfeiçoar os detalhes. Esse passo é essencial para evitar cortes futuros com o vidro.

Garrafa Cortada ao Meio

Garrafa Cortada ao Meio

Por fim, você pode customizar seu novo objeto e reutilizá-lo como bem quiser. Aproveite sua garrafa de vidro cortada, utilize-a como um porta coisas, guarda canetas, um vaso para flores ou uma jarra. O importante é utilizar sua criatividade.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários não estão liberados.