Consumo dos Produtos Lácteos

O Consumo

Consumo dos Produtos Lácteos

Consumo dos Produtos Lácteos

O debate sobre o consumo de produtos lácteos tem sido travado há anos. Os defensores do consumo de leite cru dizem que os processos de pasteurização e homogeneização que os produtos lácteos modernos passam acabam por destruir nutrientes benéficos e tornam o produto menos digerível, devido à degradação das enzimas presentes no leite cru. Os opositores do crédito bruto da indústria do leite dizem que o risco para a saúde pública do consumo de matérias-primas nos laticínios é muito grande para justificar a sua legalização em grande escala.

Há Mercado Negro nos EUA

Sobre

Sobre

Na maioria dos estados americanos, é possível adquirir leite cru através dos canais legais. Alguns estados oferecem a venda legal de leite cru. Outros estados permitem a venda de leite cru apenas direto da fazenda. Finalmente, alguns estados permitem que o leite cru a ser vendido como alimento para animais de estimação e não para o consumo humano. No entanto, não é incomum encontrar o leite comprado como alimento para animais de estimação acabar na mesa do café.

É verdade que o aquecimento que ocorre durante a pasteurização provoca a degradação de alguns compostos encontrados no leite cru. A vitamina C e enzimas como a lipase e amilase podem ser destruídas. O cálcio é um pouco mais difícil de absorver. Imunoglobulinas (também conhecido como anticorpos) presentes no leite cru também são sensíveis ao calor. No entanto, tem sido demonstrado que não são degradados tão severamente como nos querem fazer crer. Entre 59 a 76% da atividade da imunoglobulina foi mantida após a pasteurização.

No entanto, é importante notar que o tratamento UHT (ultra alta temperatura) é eficaz para degradar a atividade de imunoglobulina. O processamento de leite UHT é muito mais comum na Europa e na América do Sul do que nos EUA, apesar de um número de produtores de leite UHT orgânicos o utilizam em vez da pasteurização. Para ter certeza, sempre leia a embalagem. O Leite UHT processado pode geralmente (mas não sempre) ser identificado pelo seu armazenamento em um ambiente de temperatura ambiente. A maioria dos produtos lácteos que necessitam de refrigeração são pasteurizados, UHT não processado.

Riscos do Consumo do Leite Cru

Leite

Leite

Em contraste com os relativamente leves efeitos negativos da pasteurização sobre os nutrientes do leite, os riscos e conseqüências do consumo de leite cru podem ser bastante grave. Apenas em 2010, houve surtos de pelo menos dez ocorrências decorrentes do consumo de produtos lácteos crus.

Pelo menos 105 pessoas adoeceram, incluindo as bactérias E. coli O157: H7, Campylobacter jejuni, Listeria monocytogenes, Staphylococcus aureus, Salmonella spp e Brucella, bem como um parasita chamado Cryptosporidium parvum. Claramente, há uma razão para que a pasteurização quase universal de produtos lácteos tenha sido criada há décadas por meio da regulamentação governamental. Em 1938, o leite causou 25% de todas as doenças alimentares e relacionadas com a água. Em 1993, esse número era de 1%. As provas para o impacto positivo da pasteurização do leite na saúde pública é inegável.

Ao escolher os produtos lácteos, sempre certifique-se de consumir esses que foram devidamente tratadas pelo processo de pasteurização, HTST ou processamento UHT. Qualquer que seja a degradação de nutrientes modesto é produzido através do tratamento térmico dos produtos lácteos, é mais do que vale a pena evitar a doença de origem alimentar. Errar do lado da cautela e comprar tratado adequadamente os produtos lácteos para o bem da saúde de sua família, bem como o seu próprio.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.