Como Funcionam os Coletes à Prova de Balas

A idéia de um colete que protegesse a pessoa contra armas de um inimigo não é nova: desde os tempos antigos os homens usam coletes para se defender em guerras e conflitos.

O objetivo de um colete protetor sempre foi o mesmo, proteger o portador do colete. Mas a tecnologia usada para isso evoluiu desde então, a medida que as armas enfrentadas foram ficando mais avançadas e mortais.

Proteção

Se antes um simples colete de ferro era capaz de salvar alguém vítima de um ataque de flechas e espadas, hoje em dia o mesmo colete não salvaria alguém que recebesse um tiro de revólver, por exemplo.

Solução: O Colete à Prova de Balas

A solução encontrada para defender as pessoas do novo tipo de arma que surgiu foi o colete à prova de balas, feito de um material resistente mas extremamente leve.

A base desse colete é o kevlar, material desenvolvido na década de 60 e que combina esses dois atributos indispensáveis em um colete – leveza e resistência.

Cada modelo de colete desenvolvido passa por uma extensa bateria de testes que vai classificar o modelo de acordo com um padrão internacional, que considera uma escala de níveis que representam o grau de proteção oferecido pelo colete.

Modelos

Além disso cada colete serve para uma finalidade específica. O colete militar, por exemplo, é menos resistente do que o colete usado pelos policiais. Isso porque durante uma guerra o que mais mata soldados são os fragmentos de bombas, e eles possuem poder de penetração menor do que as balas enfrentadas pelos policiais nas cidades.

No entanto, independentemente do tipo de colete, ele deve se deformar apenas 4,4 centímetros depois de ser atingido. Caso contrário, reprova nos testes de segurança.

Características do Colete

A parte externa do colete é feita de náilon, um material que impede a entrada de suor e protege as camadas à prova de bala. Para que um mesmo colete vista pessoas com diversos tamanhos.

O núcleo do colete é a parte à prova de balas e é confeccionado de kevlar, um tecido sintético feito de uma fibra leve chamada aramida e que oferece bastante resistência. As fibras de kevlar são cinco vezes mais resistentes do que tiras de aço. Além disso, o kevlar é um tecido que pode ser costurado, o que é perfeito para confeccionar coletes.

Partes

Para verificar se o colete é resistente, ele é submetido a uma bateria de testes que alvejam o colete com balas que saem do revólver a no mínimo mil quilômetros por hora.

O impacto de uma bala a essa velocidade é tão grande que permite furar o colete, se ele não for resistente o suficiente. Se o colete não for capaz de parar a trajetória da bala, ele é reprovado.

Se o colete conseguir parar a bala, o impacto vai se distribuir pelo colete e a pessoa sentirá o impacto de um soco.

Neto

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.