Como é Feito o Vidro à Prova De Balas?

Vidros blindados, ou vidros à prova de bala, são feitos de um material transparente, porém extremamente resistente, principalmente contra à penetração quando atingindo por balas de armas de fogo, mas, como qualquer outro material, não é totalmente impenetrável. Geralmente, o vidro blindado é constituído por uma combinação de dois ou mais tipos de vidro, um duro e outro macio.

A camada macia torna o vidro mais elástico, fazendo com que ele se flexione, ao invés de se estilhaçar. Os índices de refração dos vidros usados nas blindagens devem ser devem ser os mais parecidos possíveis, para manter o vidro transparente, permitindo uma visão limpa, e não distorcida, através do vidro. As blindagens podem variar de espessura, de 19mm a 76mm.

Como é Feito o Vidro à Prova De Balas?

Como é Feito o Vidro à Prova De Balas?

Existe uma forma mais popular de blindagem de vidros, que usa laminados de segurança na superfície de um vidro comum, que são unidos com a aplicação de um adesivo super resistente, proporcionando uma proteção similar àquela que usa várias camadas de vidros à prova de bala. A vantagem desse método, além do preço, é que a espessura e o peso das blindagens podem diminuir entre 50 e 70%, além do procedimento poder ser feito em vidros já existentes.

Vidros blindados, normalmente, são construídos usando policarbonatos, termoplásticos e lâminas de vidro. O objetivo é criar um material com a aparência e transparência de um vidro comum, porém que proporcione uma proteção efetiva contra disparos de armas de baixo calibre. A capacidade própria do vidro em tolerar impactos já é melhorada pelo da têmpera, quando passa por um processo térmico para melhorar suas características como a dureza e a resistência. Normalmente, na camada de policarbonato é usado um revestimento, que pode ser de dois tipos: um revestimento macio, que é capaz de “curar” depois que é riscado (como elastoméricos de carbono à base de polímeros), ou então é usada um revestimento mais duro, que previne que ele seja riscado (como polímeros à base de silício).

Como Funciona o Vidro à Prova De Balas

Se olharmos rapidamente, um vidro resistente a balas parece idêntico ao vidro comum. Mas as semelhanças acabam por aí. Um pedaço de vidro comum se estilhaça quando atingido por uma única bala. O vidro à prova de balas, por outro lado, é projetado para agüentar um ou mais tiros, dependendo da espessura do vidro e da arma usada nos disparos. Mas o que é que dá ao vidro à prova de balas a habilidade de pará-las?

Como Funciona o Vidro à Prova De Balas

Como Funciona o Vidro à Prova De Balas

Fabricantes diferentes produzem variações diferentes de vidros à prova de balas, mas, basicamente, eles são feitos pela sobreposição de camadas de um material de policarbonato entre pedaços de vidro comum, em um processo chamado laminação. Esse processo cria um material semelhante ao vidro, mas que é mais espesso que o vidro normal. O policarbonato é um plástico resistente e transparente (normalmente conhecido pelas marcas Lexan, Tuffak ou Cyrolon). O vidro à prova de balas tem de 7 a 75 mm de espessura. Quando uma bala é disparada em um pedaço de vidro à prova de balas, ela consegue perfurar a camada exterior dele, mas o material disposto em camadas de policarbonato e vidro consegue absorver a energia da bala e pará-la antes que saia pela camada interna.

A capacidade que um vidro desses tem de parar uma bala é determinada por sua espessura. Lembre-se de que a bala de um rifle irá atingir o vidro com uma força muito maior que a da bala de uma pistola, o que significa que seria necessário um vidro à prova de balas mais espesso para parar a bala de um rifle que um para parar a de uma pistola.

Também é possível comprar vidros à prova de balas de lado único, que param as balas vindas somente de um lado, o outro lado deixa as balas passarem normalmente, dando à pessoa atacada a possibilidade de contra-atacar e atirar no agressor. Para fazer esse tipo de vidro à prova de balas, é preciso laminar uma folha de material quebradiço com algum material flexível.

Imagine um carro equipado com esse vidro à prova de balas de lado único: se uma pessoa fora do carro atirasse na janela, a bala atingiria o lado quebradiço primeiro, que estilhaçaria ao redor do ponto de impacto e absorveria uma parte da energia em uma área maior. Então, o material flexível absorveria a energia restante da bala e a pararia. Uma bala disparada de dentro do mesmo carro passaria facilmente pelo vidro porque a força da bala estaria concentrada em uma área pequena, que faria o material se entortar. Isso faria com que o material quebradiço despedaçasse para fora, permitindo que a bala perfurasse o material flexível e atingisse seu alvo.

Do Que é Feito?

O plástico usado fornece uma alta resistência para impactos físicos, como ataques feitos com tacos, martelos e machados, além de melhorar, um pouco, a propriedade balística de todo o composto. O vidro, que é muito mais duro que o plástico, achata o projétil, o plástico então é deformado (absorvendo a energia gerada), o que acaba por evitar a penetração da bala. A capacidade da camada de policarbonato de deter os projéteis com energia variável, está diretamente ligada à sua espessura, além do tipo de vidro balístico usado, que pode ser de até 76mm. Blindagens militares normalmente usam folhas de vidro coladas em conjunto com polivinil butiral, poliuretano ou etileno-acetato de vinila. Esse projeto é usado em veículos de combate desde a Segunda Guerra Mundial, sendo, geralmente, extremamente espesso e pesado.

As propriedades balísticas do vidro podem ser afetadas pela temperatura, pela exposição a solventes ou pela radiação ultravioleta, normalmente proveniente da luz do Sol. Se a camada se policarbonato estiver sob uma camada de vidro, ela terá alguma proteção contra os raios UV. Além disso, com o passar do tempo, o policarbonato se torna mais e mais frágil, porque se tratar de um polímero amorfo (propriedade necessária, para que ele seja transparente) que acaba se movendo, seguindo o equilíbrio termodinâmico. Por exemplo, uma camada de policarbonato que seja atingida por um projétil, num ambiente com temperatura inferior a 7°C, pode ser estilhaçada em pequenos pedaços de policarbonato.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.