Inverno
Com a chegada do inverno, o que as pessoas mais querem é se esquentarem, e para conseguir isso consome mais calarias, como por exemplo, há um consumo maior de chocolate quente. E como o friozinho, que vem junto de uma enorme vontade de hibernar, as pessoas tem preguiça de se exercitar, ou seja, do querem ficar deitados, comendo e dormindo.
Com a queda da temperatura, do tempo, ocorre algumas alterações no comportamento e no organismo, como resfriados, gripes e a preguiça, que já dissemos, que afasta as pessoas das academias, atividades físicas. Porém, o que a maioria das pessoas não sabem, é que quando se interrompe uma atividade física, principalmente durante o inverno, o organismo fica fragilizado, pois a prática regular dos exercícios aumenta a resistência orgânica da pessoa. As pessoas em geral, precisam mudar esse pensamento, de que é só no verão que deve praticar atividade física.
Atividade Física no Inverno
Quem pratica atividade física no inverno além de ser saudável, apresentando menos riscos à saúde, possuem vantagens únicas, como a melhora do sono e do apetite.
Com a temperatura mais baixa, o corpo tem de se manter aquecido, o que faz com que ele aumente o seu próprio calo e com isso queima mais calorias. Sendo assim, as pessoas que desejam perder peso, podem acabar se beneficiando com as mudanças fisiológicas do corpo geradas pelo frio, pois o mesmo pode aumentar seus efeitos e potencializar os exercícios. Mas, não devemos generalizar, pois os resultados dependerá da quantidade e intensidade dos exercícios, e da alimentação principalmente.
Cuidados Necessários Antes de Fazer Exercícios no Inverno
- – Mesmo com a temperatura baixa, o ideal é que as pessoas usem roupas leves, como calça e casaco. Você não deve abafar o corpo com muita roupa, pois pode ter os mesmos problemas que ocorreria no calor
- – São proibidas as blusas impermeáveis, principalmente cobrir o corpo com filme plástico com a simples intensão de queimar gordura, pois com essa atitude você pode acabar se desidratando.
- -É de extrema importância aquecer e alongar o corpo, pois quando ele esta em repouso leva um tempo maior para atingir a temperatura ideal para a atividade física.
- – Antes, durante e depois, a hidratação é essencial, pois assim como no verão, o seu corpo também perde líquido através da transpiração no inverno.
Dicas Para Não Deixar de Praticar Exercícios no Inverno
- – Se você já pratica atividade física ao ar livre, no inverno uma boa dica para você não parar, é trocar o espaço livre por academias e clubes.
- – Um grande motivo para você deixar a preguiça de lado, é por que no inverno aumenta o abuso de chocolates e comidas coléricas.
- – Escute música que te estimule durante a atividade física.
- -Escolha o horário de sol quente, não precisa ser meio dia, porém um horário que o calor do sol estimule os seus músculos.
- – Arrume companhia, um grupo de amigos, ou aquela amiga que você sempre combina.
Benefícios da Atividade Física no Inverno
Os benefícios das atividades físicas durante o inverno não é diferente dos benefícios das práticas dessas atividades nas outras estações do ano.
O que ocorre é que com o frio, aumenta bastante a ingestão calórica, o que faz com que as pessoas engordem mais. Sendo assim, quando uma pessoa que já pratica atividade física, para durante o inverno, o aumento do peso tende ser maior ainda.
Praticar atividades físicas durante o inverno também aumenta a disposição para as práticas cotidianas, como existe aumento as capacidades cardiorrespiratórias, há uma clara sensação de bem-estar, por causa do aumento de endorfina, e a manutenção da força muscular.
Porém, se por um lado os benefícios da atividade física durante o inverno são próximos aos do verão, por outro, os cuidados no inverno devem ser maiores. É necessário que o período de aquecimento do corpo seja de no mínimo 20 minutos, além do alongamento, para prevenir contrações musculares que são mais comuns durante o inverno. E outros cuidados que já dissemos como, o uso da roupa, a hidratação do corpo.
Orientações Que Devem Ser Seguidas
- -Indivíduos que sofrem com doenças respiratórias, como bronquite, asma, sinusite, devem ter cautela em relação pratica de atividades físicas em parques e ruas.
- – No alongamento você deve dar uma atenção maior aos membros que serão mais exigidos durante a prática das atividades físicas.
- – O aquecimento deve ser mais prolongado que o normal
- – Os intervalos entre os exercícios, devem ser breve, para evitar que a temperatura do corpo abaixe.
- – Mesmo que no inverno você transpire menos, a hidratação é tão importante quanto durante o inverno.
- – Você pode usar roupas que mantenham o corpo mais aquecidos, mas desde que sejam confortáveis e leves, para que não prejudique os seus movimentos.
A Relação da Atividade Física Com a Fisioterapia
As atividades aeróbicas como bicicleta, corrida ou caminhada são ótimas opções para evitar o ganho de peso durante o inverno, já que a ingestão de doces e massas é maior, e as verduras, os legumes e frutas são deixados de lado.
Os cuidados que aqui ressaltamos, são orientações dadas por diversos especialistas e que devem sim ser seguidas, para que não ocorra nenhum problema com a sua saúde. Como já falamos a estação mais fria está sempre associada ao surgimento de doenças relacionadas ao sistema respiratório. Isso ocorre por que o tempo frio e seco, propicia a proliferação de ácaros o que desenvolve males. No caso da asma, a prática de exercícios físicos durante o inverno pode desencadear alguns sintomas nas pessoas que já tem a doença, mesmo que seja de jeito assintomática.
A alergista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Maria Helena Mattos Porter, explica o seguinte, “com a atividade física, ocorre a perda de água e de calos nas vias aéreas, levando à liberação de algumas substâncias que provocam a broncoconstrição (contração dos brônquios que resulta na menor passagem de ar). Com o frio e a baixa umidade do ar, o problema aumenta. Mas como diferenciar uma falta de ar por condicionamento físico dos sintomas da asma? É preciso estar atento aos sinais. Na falta de ar causado por asma, habitualmente temos como sintomas associados a tosse seca, o chiado e a dor no peto, o que normalmente não ocorre na falta de ar por condicionamento físico insuficiente.”