As Drogas Digitais: Conheça o LSD

LSD é considerada uma das drogas digitais. Ácido semissintético conhecido pelos efeitos psicológicos, que podem incluir alterações nos processos de pensamento, olho fechado e aberto com constância, sinestesia, alteração do sentido de tempo e de experiências espirituais. Exerce inclusive papel fundamental em movimentos contracultura dos anos sessenta do século XX. De maneira inicial foi considerado enteógeno, droga recreativa ou agente em terapia psicodélica. LSD não é viciante, os danos cerebrais são desconhecidos. Possui baixa toxicidade em relação à dose. Em casos raros podem acontecer às reações adversas psiquiátricas, tais como ansiedade e delírios.

Albert Hofmann: 1938 – Sintetização do LSD

LSD foi sintetizado pela primeira vez por Albert Hofmann, em 1938, a partir do processo conhecido como ergotamina. A forma curta “LSD” vem de seu nome no código inicial LSD-25, abreviatura para o alemão “Lysergsäure-diethylamid”, seguido do número sequencia representando sensibilidade ao oxigênio. Existem outros elementos que podem prejudicar na qualidade do cloro e das luzes ultravioletas.

Conheça o LSD

Conheça o LSD

Estados do LCD

O poder de eficácia da droga pode durar anos, desde que a mesma seja mantida em humidade e temperatura baixa.  Na sua forma pura, representa sólido incolor, inodoro e amargo.  Normalmente se consome via oral, geralmente sobre substrato, tal como o absorvente de papel mata-borrão, cubo de açúcar ou gelatina. Na forma líquida, pode ser administrada por injeção intramuscular ou intravenosa. LSD é potente; Na modernidade são vinte ou trinta microgramas na dose limiar. Novos experimentos com LSD começaram em 2009, pela primeira vez em quarenta anos.

LCD e Introdução Mercadológica

Introduzido pelos laboratórios SANDOZ, com nome comercial de DELYSID, como droga de uso psiquiátrico, em 1947. O LSD se tornou agente terapêutico que apareceu com boas perspectivas futuras no campo da psicanalise. Durante a década de 1950, funcionários da CIA (Agência Central de Inteligência) pensaram que a droga poderia ser aplicável ao controle da mente e guerra química.

A agência MKULTRA realizou programa de pesquisa propagado à droga entre militares- jovens e estudantes. O uso recreativo da droga pela cultura jovem no mundo ocidental durante os anos 1960 levou à tempestade política que resultou na proibição em grande parte do mundo Ocidental dominado no aspecto da cultura antidrogas implantadas por Estados Unidos e Inglaterra.

Atualmente existe série de organizações, incluindo a Fundação Beckley, MAPS e Instituto Albert Hofmann Foundation, que objetivam financiar, incentivar e coordenar a investigação sobre usos medicinais e espirituais do LSD e das drogas psicodélicas relacionadas.

Woodstock 1969: Auge da Liturgia

Ao contrário do que grande parte da história aponta, o Woodstock foi considerado como ponto marcante na falta de civilidade. A cidade que sediou o evento ficou destruída, do mesmo modo as grandes plantações. No começo do evento aconteceu movimento forte por parte dos moradores para que o evento não ocorresse. Porém, mesmo assim o evento acontece após a concessão conquistada em fazendo particular.

Durante os eventos existem diversas filmagens que demonstram jovens tomando copos inteiros de componente básico do LCD. Na época não os cientistas não sabiam a amplitude do nível que apenas algumas gotas poderiam causar o cérebro. Por este motivo que na época diversos consumidores vorazes nunca mais voltarem ao estado comum da mente. Até os dias de hoje o mito persiste, algo impensável, visto que as unidades da atualidade possuem conteúdos mínimos de ácidos semissintéticos.

Efeitos do LSD

LSD pode causar dilatação da pupila e diminuição ou aumento do apetite, reações parecidas com o uso da maconha. Não se pode ignorar o fato de que aumenta o nível da vigília. Os seguintes sintomas foram relatados por grande parte dos analistas: Dormência, fraqueza, náuseas, hipotermia ou hipertermia, elevada taxa de açúcar no sangue, arrepios, aumento da frequência cardíaca, mordidas na própria mandíbula, suor, saliva, produção de muco, insônia, hiperreflexia (perda total dos sentidos) e tremores. Alguns usuários relatam forte sabor metálico para a duração dos efeitos.

Saiba Mais

Saiba Mais

Interessante notar que o LCD não é considerado viciante por grande parte da comunidade média. Existe tolerância rápida à acumulação, ou seja, quem usa direto precisa de mais quantidades para conquistar efeitos satisfatórios. Vale ressaltar que não existe tolerância cruzada mostrada LSD, mescalina e psilocibina (substância encontrada em cogumelos). O teor tolerante diminui após alguns dias sem o uso, causado de forma provável pela regulação automática dos receptores 5-HT 2A no cérebro.

Efeitos Psicológicos do LSD

Efeitos psicológicos do LSD (coloquialmente chamado de “viagem”) variam muito de pessoa para pessoa, dependendo de fatores como experiências anteriores, estado de espírito e ambiente, bem como a força da dose. Eles também variam de uma viagem para outra, e até mesmo como o tempo passa durante uma viagem única.

Uma viagem de LSD pode ter efeitos ao longo prazo nos aspectos psicoemocionais, alguns usuários citam que a experiência do LSD causou mudanças significativas na personalidade e perspectiva de vida. Alguns efeitos psicológicos podem incluir experiência de cores radiantes, objetos e superfícies que aparecem em ondulações. Padrões coloridos por trás das pálpebras fechadas (imagens eidética) fornecem sentido alterado de tempo.

Padrões geométricos se sobrepõem às paredes e outros objetos, transformando a sensação de que os pensamentos estão em espiral. Pode acontecer a perda de sentido de identidade ou o ego (conhecido como “morte do ego”, ou mesmo depressão). “Bateu a BAD”, dizem os usuários brasileiros.

Corpo e Mundo Exterior

Usuários experimentam dissolução entre si e o “mundo exterior”. Esta qualidade pode desempenhar papel nos aspectos espirituais e religiosos cultuados com LSD. A droga, por vezes, leva a desintegração ou reestruturação da personalidade histórica do usuário e cria estado mental que lhes permite ter mais escolhas sobre a natureza da própria personalidade ou no mundo dos negócios. Até mesmo Bill Gates já afirmou diversas vezes que idealizou o formato de janelas (Windows) para organizar o seu sistema computacional após viajem feita com LCD.

Caso o usuário esteja em ambiente hostil ou de outra forma inquietante, ou não possua estado mental preparado para os efeitos poderosos, existe maior nível de existirem sensações desagradáveis. LSD provoca experiência sensorial que altera os sentidos, emoções, lembranças do tempo e de conscientização, entre seis e quatorze horas, dependendo das dosagens e da tolerância. Geralmente os efeitos começam dentro de trinta ou noventa minutos após a ingestão.

Artigo escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.