A Suposta Ilha Perdida De Atlântida

O nosso mundo é repleto de mistérios e dúvidas. Quem gosta disso, se aventura na internet, livros a fim de saber quais são os mistérios mais embaraçosos e interessantes.  Os ‘’caçadores de conspirações’’ apresentam as suas teses acerca aos temas, geralmente em um blog, deixando cada visitante dar a sua conclusão.

Neste artigo, vamos abordar o assunto sobre Atlântida que, supostamente, era uma ilha em que a sua população era bastante avançada tecnologicamente, e deixou de existir do nada. A ‘’Ilha’’ também não tem nenhum rastro concreto de que ela realmente existiu.

Você sabe algo sobre a ilha? Não? Fique tranquilo. Aqui você vai conhecer os primeiros relatos, além de estudos e também, alguns locais onde supostamente a ilha podia ter existido. Então, vamos lá?

A Suposta Ilha Perdida De Atlântida

A Suposta Ilha Perdida De Atlântida

Os Primeiros Relatos Da Existência De Atlântida

Os relatos de que uma Ilha bastante avançada tecnologicamente chamada Atlântida começou bem antes do nascimento de Jesus Cristo. Foram feitas por Platão, filósofo e matemático de origem grega. Em seu livro, Platão disse que ‘’Atlântida estava localizada para além dos pilares de Héracles, onde o Mediterrâneo terminava e o Atlântico começava’’.

Depois das inscrições de Platão, estudiosos vem quebrando a cabeça, querendo saber se as inspirações buscadas por Platão para a descrição de Atlanta têm fundações reais ou é somente pura ficção.

Durante os tempos que se passaram, depois de Cristo, o tema ‘’Atlântida’’ foi amplamente discutido pelos historiadores e pesquisadores da antiguidade, e por aí foi. Contudo, quando alguma pista era encontrada e uma suposição era levantada, geralmente eram contrariadas e acabavam arquivadas e esquecidas.

Os Primeiros Relatos Da Existência De Atlântida

Os Primeiros Relatos Da Existência De Atlântida

A Atlântida Segundo Platão

Platão sugeria que Atlântida era uma ilha que pertencia a Poseidon, o rei dos mares. A sua geologia era formada por muitas montanhas. Diz também que ali residia Clito, uma bela jovem por quem Poseidon se apaixonou e viveu muitos anos, tendo com ela 5 pares de gêmeos. Tais gêmeos vieram a administrar partes da ilha que foram concedidas a eles, como um sistema monárquico, e cada distrito, o rei era cada um dos filhos de Poseidon. Tais reis se uniam, uma vez a cada ano, para se encontrar e participar da caça ao touro.

Atlântida possuía riquezas minerais e vegetais, como ouro, prata, bronze além de um metal raro, o oricalco, que mostrava um brilho excepcional quando exposto aos raios solares. Construíram muitas estruturas em Atlântida, tais como pontes, muros feitos de bronze, edifícios que utilizavam pedras, de coloração branca ou vermelha em sua construção, enfim.

As suas riquezas, bem como as construções, o sistema comercial entre outros eram o cartão-postal dos atlantes.

A Destruição De Atlântida e a Extinção Dos Atlantes

Platão indicou que a destruição em massa de Atlântida aconteceu por meio de Tsunamis ou terremotos, que vieram por afundar a ilha por completo no mar. Há muitas lendas acerca da destruição de Atlântida. Fora essa, asteroides, dizimação por meio dos atenienses, e até mesmo, a previsão dos atlantes sobre o colapso da ilha, toma conta da imaginação das pessoas.

Em desenhos, HQ’s, entre outros, Atlântida aparece submersa, sendo habitada por seres marinhos.

Alguns apontam que, os atlantes estavam muito ambiciosos, e planejavam conquistar o mundo. Assim, os atenienses resolveram dar fim á população atlante.

Outros, dizem que o avanço tecnológico dos atlantes era tanta que, os mesmos previram que a ilha um dia deixaria de existir. Assim, emigraram para outras terras. Essa é a hipótese menos provável.

Mais adiante, você vai conferir alguns dos mais prováveis locais onde Atlântida já foi situada no Globo terrestre.

Locais Prováveis Para a Existência De Atlântida

Depois de Platão publicar as suas conclusões, diversos procuraram a verdade, e foram mais além: Tentam, até hoje, descobrir a real localização de Atlântida. Mas, como nada é provado e as provas que existam são poucas, é muito provável que Atlântida seja fruto de uma imaginação muito rica.

Há Várias Teorias, Dentre Elas, Vamos Destacar:

Teoria Da Antártida

Há uma teoria que diz que Atlântida nada mais é do que a nossa atual Antártida, no polo sul do planeta. Dizem que, com as eras glaciais, o gelo depositado poderia causar o deslocamento continental no planeta, podendo carregar até continentes. Atlântida, então, poderia ter se deslocado e parado onde hoje é a Antártida.

Teoria De Outro Mundo

Literalmente falando. Essa teoria sugere que Atlântida nada mais era do que uma nave espacial fincada no mar. Ela tinha como objetivo colonizar o planeta, não só ficando presa em um lugar específico. Por esse motivo, era descrita em várias partes do globo. Isso poderia explicar a dificuldade em encontrar a sua verdadeira localização. E dizem que Atlântida desapareceu por meio de catástrofes, como é imaginado. Isso faz parte do sistema de colonização proposto pelos extraterrestres. Depois de um período afundado no mar, a nave teria iniciado o processo de emersão. Quando emergiu, criou um tsunami gigante na parte do mar onde ela estava soterrada. Os que presenciaram, disseram que Atlântida havia se perdido no fundo do mar. Na verdade, eles teriam retornado para o seu planeta de origem.

Antigo Continente

Nessa teoria, Atlântida era nada mais nada menos que a nomenclatura de um povo de onde povos gregos, índios tupis, hindus e outros são descendentes. Nessa teoria, a localização de Atlântida seria na Indonésia e algumas coisas, como a pecuária, o alfabeto, pesquisas científicas, enfim, seriam todas de criação dos habitantes de Atlântida.

Devemos ressaltar que as teorias apresentadas não tem um fundamento concreto, sendo apenas hipóteses.

Localizações De Atlântida No Planeta

Apesar de não haver fatos concretos que Atlântida realmente existiu, há várias hipóteses de onde a ilha pode ter existido. Confira alguns aqui:

*Há quem diga que Atlântida estava localizada na Dorsal Oceânica, e que foi dizimada por violentas atividades terrestres no local. Isso se dá a um motivo: a presença de estruturas em forma de pirâmides no Egito e também na América. Argumentam que era preciso intermédio de um povo mais avançado, e que os atlantes teriam ido até o Egito e na América para repassar os seus conhecimentos.

*Outras, dizem que Platão estava se referindo a América, sendo a Atlântida, o continente. A população, descrita como avançada tecnologicamente e culturalmente seriam os Chavín, ou os olmecas, localizados no Centro da América.

Por Francisco Prado

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.