A Fama Te Envaidece?

A Vaidade

Para quase todos, a vaidade começa no nascimento. É uma parte da vida natural ser tratado como o centro do mundo pelos outros membros da família.

A Fama Te Envaidece?

A Fama Te Envaidece?

A maioria dos especialistas em comportamento infantil reconhece isso. Mas depois de alguns anos, como o mundo exterior se torna uma parte crescente da experiência de uma criança, uma realidade desagradável desponta.

Nem Todo Mundo Te Ama Como sua Mãe

Beleza

Beleza

Deste ponto em diante, as crianças desenvolvem, naturalmente, diferentes graus de vaidade e auto-adulação, dependendo de sua personalidade e ambiente social. Nada de extraordinário aqui, é só a gama normal do comportamento humano.

Para a pessoa famosa, no entanto, o seu ambiente social é algo especial. Uma vez que elas são preparadas para isso, o nível natural do ser humano de amar a si mesmo, seja qual for esse nível, torna-se grandemente fortalecido. Ele começa a aumentar após sua foto aparecer repetidamente nos meios de comunicação, depois de suas façanhas e realizações serem descritas, ou depois de ter feito mais dinheiro do que mesmo os outros não sabem o que fazer com ele.

À medida que aumenta a fama, muitas celebridades parecem perder a capacidade de se relacionar com o resto das pessoas e com as atividades cotidianas das pessoas comuns. Algumas desenvolvem fantasias grandiosas e fobias estranhas. Elas simplesmente se acostumaram a ter pessoas que aceitam suas palavras como se fossem um evangelho. Talvez não seja tão surpreendente quando jogam fora os telefones, insultam as pessoas fazendo seu trabalho e, geralmente, tem dificuldade em estabelecer e manter relacionamentos interpessoais.

Mas a Culpa é de Quem?

Orgulho

Orgulho

Então, é totalmente sua a culpa quando as celebridades vão de encontro à lona, ou é parcialmente culpa nossa de adorá-las como fazemos? Esteve sempre presente o seu comportamento ultrajante ou é a Internet que é extremamente intrusiva, mostrando essas pessoas mais e mais frequentemente? Era uma vez um jovem grego gloriosamente belo chamado Narciso. Não era um deus, mas um mito. Porque ele rejeitou o amor de uma ninfa igualmente bela chamada Echo, e foi condenado a olhar para seu reflexo em um lago de águas paradas para sempre.

Desde então, para as pessoas que crescem com a vaidade grotesca, se diz que sofrem de narcisismo. Em Cornell, o professor de psiquiatria Robert B. Millman estuda a condição de narcisismo com o nome da Juventude Grega. Ele acredita que as celebridades são vítimas do que ele chama de “Condição Adquirida e Situacional Narcisista”. Como ele explica, o narcisismo é adquirido porque, ao contrário do que se pensa, as pessoas se tornam cheias de si mesmas na vida adulta. É situacional porque a condição é observada em uma situação social e impactada pelo reconhecimento da sociedade.

Quando uma celebridade entra numa sala, todos olham para ela. Ela é como um príncipe ou princesa. Todos são atraídos pelo poder que ela possui. Assim, as celebridades se acostumam com o fato de que todo mundo olha para ela, e ela pára de olhar para os demais.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.