Curiosidades Sobre O Idioma Inglês

Conhecido como a “língua universal”, estima-se que o inglês seja falado entre uma a cada cinco pessoas no planeta e isso só vem aumentando nos últimos anos com a globalização abundante.

O número de pessoas que se interessam pelo idioma só cresce e muito disso passa pelo amplo leque de opções disponíveis no mundo online, o que mudou completamente o jeito como a população mundial tem acesso à outras línguas além de sua nativa.

Imagem de um Livro Com o Letreiro Escrito English

Imagem de um Livro Com o Letreiro Escrito English

Se hoje em dia é fácil realizar teste de nivelamento inglês, por exemplo, antigamente isso era algo raro e muito passa pelo fato de que dominar esse idioma na era pré-internet era mais complicado do que nos tempos modernos — além do ponto de que, claro, atualmente é possível aprender através de um dispositivo que cabe na palma da mão.
Idioma tão importante para o mundo, confira quais são as principais curiosidades envolvendo essa língua.

Origem

A versão moderna do inglês como conhecemos hoje não é tão antiga como parece e começou a ser estabelecer firmemente no século XIV. Para compreender sua origem, é preciso entender que, historicamente, o idioma é dividido em três seções: antigo, médio e moderno.

O inglês antigo começou a ser moldado com a vinda das tribos alemãs às ilhas britânicas e isso resultou em diversas expressões criadas. Essa mistura fez com que a língua anglo-saxã influenciasse diretamente no inglês.

A fase média dessa língua foi influenciada pelos vikings, que povoaram o território britânico há cerca de mil anos. A convivência do povo nórdico na ilha trouxe mudanças significativas. No mesmo período, o latim, como língua oficial da igreja católica, naturalmente contribuiu para o idioma como conhecemos.

A padronização do idioma se concretizou com o toque final do francês, que influenciou em algumas pronuncias e se estabeleceu propriamente com os meios de comunicação que propagaram a versão moderna do inglês. Isso aconteceu já por volta do século XVI.

A Importância De Shakespeare No Idioma Inglês

William Shakespeare

William Shakespeare

Todo mundo já ouviu falar de William Shakespeare, um dos maiores escritores de todos os tempos. O que nem todos sabem é que ele foi muito importante para criar e propagar palavras que até então eram pouco utilizadas.
Algumas como “accused”, “obscene”, “lonely” e tantas outras foram popularizadas pelas escritas de Shakespeare, o que faz do escritor um dos responsáveis por construir a língua inglesa moderna.

Uma Palavra Fantasma

Entre 1932 a 1940, o dicionário inglês contou com uma palavra que ninguém nunca entendeu o seu verdadeiro propósito, pois simplesmente não tinha nenhum significado.

A palavra “dord” ocorreu devido a um erro de impressão das gráficas, o que fez com que ela ficasse conhecida como “palavra fantasma” e até hoje é lembrada por isso — apesar de, claro, não ter relevância no vocabulário.

Em Constante Evolução

Qualquer idioma precisa passar por um processo de expansão e solidificação até que ele seja reconhecido oficialmente, mas isso não significa que a língua para de evoluir depois que isso acontece.

Assim como acontece com outros idiomas, o inglês está em constante evolução e mudança. Estima-se que todos os anos cerca de 4.000 palavras sejam adicionadas no dicionário. Um exemplo disso é o fato de que, em 2011, a palavra “lol” foi adicionada ao Oxford English Dictionary.

LoL!

LoL!

Língua Oficial De Diversos Países E Dialetos

Assim como o fato de que o inglês está em constante evolução, o idioma também conta com diversos dialetos. Só nos Estados Unidos, por exemplo, são mais de 20 deles reconhecidos.

Além disso, o inglês é, atualmente, a língua oficial de 67 países e conta com pelo menos um representante em cada um dos continentes.

Curiosidades Envolvendo Palavras

Como acontece em qualquer idioma, o inglês também conta com curiosidades bem interessantes envolvendo as palavras de seu dicionário.

Aproximadamente 11% de todo vocabulário possui apenas a vogal E, enquanto a palavra “set” é a mais versátil de todas com 464 definições diferentes.

Outra curiosidade interessante envolve a palavra “town”, que é a mais antiga que ainda está em uso. Há também algumas palavras que contam com a mesma pronúncia, mas sem nenhuma relação entre os seus significados — “ewe” e “you” são exemplos disso, pois uma significa ovelha e outra você, respectivamente.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.