Cultura Caiçara: Conheça Mais Sobre Os Povos Litorâneos

Podemos perceber no mundo uma grande variedade de religiões, culturas, pessoas, enfim. E tais costumes nos impressionam, já que algumas não fazem parte de nosso cotidiano. Para que a população conheça ainda mais sobre tais culturas, algumas desconhecidas, emissoras televisivas preparam programas, documentários e até reality shows com o intuito de mostrar os hábitos de um determinado povo.

Um exemplo de reality show pode ser citado: ‘’Perdidos na Tribo’’, que foi exibido pela Rede Bandeirantes. Três famílias foram divididas entre a África e Indonésia. Elas foram divididas em três tribos com costumes bem diferentes um dos outros. Os primeiros dias foram bastante difíceis, já que era um período de adaptação ao modo de viver, ao ambiente, aos alimentos, enfim.

Cultura Caiçara: Conheça Mais Sobre Os Povos Litorâneos

Cultura Caiçara: Conheça Mais Sobre Os Povos Litorâneos

Apesar de todas as dificuldades, as famílias conseguiram enfrentar corajosamente os vinte dias que passaram nas tribos. E, quem ganhou com isso foi o telespectador, que pode conhecer sobre os seus costumes. Certamente, algumas tiveram diversas reações ao se depararem com o seus alimentos, o modo de caça, as suas festas, danças, enfim.

Nesse artigo, vamos debater sobre a cultura caiçara, que faz parte do nosso país. Iremos falar também sobre onde os caiçaras estão concentrados. Então, vamos conosco aprofundar os nossos conhecimentos sobre a cultura caiçara?

A Cultura Caiçara

A cultura caiçara é bastante antiga, datada do século XVI. Elas surgiram em pequenas comunidades, geralmente litorâneas. A sua composição humana era majoritariamente de miscigenação de raças, principalmente entre pessoas portuguesas e brasileiras, principalmente índios.

Mas também há indícios de que negros que se mantiveram longe de locais urbanos ou que ganhavam a liberdade.

Lá, eles vivem de bem com o meio ambiente: vivem da pesca e retiram da natureza somente o que necessitam. Nada mais, além disso. Fazem bastante artesanato, que são verdadeiras obras de arte.

Artesanato: Como já foi dito que os caiçaras produzem artesanatos, vamos dizer quais são. Antigamente, tais artesanatos eram utilizados somente para uso das pessoas da comunidade. Com o passar do tempo, a economia cresceu e as comunidades caiçaras começaram a comercializar tais utensílios. Eram geralmente redes, covos, cercas e tarrafas, sendo essas para utilização em pescarias.

Os seus artesanatos também estão presentes no mundo musical. Os instrumentos feitos por eles são a viola, rabeca, caixa de folia, entre outros.

Eles também produziam utensílios para uso na cozinha, como colher de pau, pilões, tábuas para auxiliar no corte de carnes.

Mas não pense que os seus artesanatos eram todos para uso. Eles também produziam enfeites, como moendas, pequenos monjolos, armadilhas e até peixes.

Todos Se Ajudam

Os caiçaras tem um sistema de ajuda mútua que é bastante interessante aos nossos olhos. A agricultura é, junto com a pesca, uma das principais atividades para garantir a alimentação da comunidade. E, como essa tarefa requer uma força de trabalho grande, quando um integrante da comunidade começa uma roça, ele pede a ajuda de parentes e amigos, que chegam a ficar muito tempo todos os dias nessas roças. Quando tal serviço acaba, o dono da roça, como recompensa, oferece uma alimentação todos os dias do serviço e também uma festa, ‘’baile de fandangos’’, onde os integrantes se divertem e esbaldam até o raiar do sol.

Todos Se Ajudam

Todos Se Ajudam

Relação Com a Natureza

Como os caiçaras tem descendência indígena, é natural que eles consigam manter uma relação boa com a natureza. Sabem manhas para caçar, plantar e colher. Como já dito, eles só retiram do meio ambiente o necessário para sobreviver. Sua atividade não é muito impactante na natureza, o que lhe possibilitar regenerar mais rapidamente, sendo os caiçaras do estado de São Paulo os que menos a prejudicam.

Eles adotam o sistema de rodízio, ou seja, a cada plantação, os caiçaras usam uma determinada parte da terra. Enquanto uma é utilizada, a outra, que era a base da plantação no ano anterior se recompõe com sais minerais, e, assim, ela pode produzir novamente.

Os caiçaras antigamente estavam fixados na maior parte do litoral do Brasil. Hoje, eles estão concentrados em maior número no litoral dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

Atualmente, o termo ‘’caiçara’’ se refere às muitas culturas que o nosso litoral dispõe. Mas o seu significado original ainda é bastante cultuado.

Visitação Das Comunidades

O modo de viver dos Caiçaras chamou a atenção de muitas pessoas e, desde então, é grande a visitação de tais comunidades por pessoas interessadas em saber um pouco mais sobre a sua cultura ou simplesmente para curtir a natureza em volta. Isso é bom por dois motivos: Esse turismo possibilita o conhecimento por parte da população, e ainda a região é beneficiada economicamente, já que a renda do turismo é alta. Também proporciona uma renda extra para as comunidades e as incentiva a mostrar ainda mais de seus costumes e origens.

Os povos caiçaras que ainda resistem nesse tempo de globalização, ainda conservam alguns traços que adquiriram com a miscigenação adquirida com os europeus e africanos. Se não fosse pela construção de estradas, como a BR 101, algumas comunidades ainda estariam parcialmente isoladas com o mundo externo e, consequentemente, os seus valores ainda estariam conservados: Como o português antigo, e algumas ações que recordam o barroco da Europa.

Podemos classificar o povo caiçara como sendo ‘’simples, e que veem na agricultura e na pesca um meio de sobrevivência. Eles utilizam meios milenares para medir o tempo, como as posições lunares para determinar os melhores períodos para iniciar o plantio de alguma coisa.

Mas a pesca e a agricultura não são somente a base da alimentação deles. Animais domésticos como galinhas e porcos também fazem parte, além de pequenos animais capturados da mata.

Como a pescaria é a base da alimentação desses povos, os mesmo utilizam pequenos botes, como as canoas que são feitas de um tronco de árvore (ela é escava internamente, dando origem a uma canoa). Podemos ver que o jeito de se fazer esse tipo de embarcação foi herdado de seus ancestrais indígenas.

Como São As Casas Dos Caiçaras?

As habitações do povo caiçara seguem uma linha bastante antiga: A maioria ainda usa recursos naturais, sendo construídas em pau-a-pique. Como são simples e ainda mantêm algumas tradições intactas, a maior parte dela não dispõe de energia elétrica.

Por Francisco Prado

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.