Cuidar De Idosos Na Itália

Itália

A Itália, que tem como nome oficial República Italiana, é uma República Parlamentar que se localiza na parte centro-sul do continente europeu. O país faz fronteira com a França, Suíça, Eslovênia e Áustria. A parte sul do país é constituída em sua totalidade pela península Itálica, Sicília e Sardenha.

Roma, que é a capital da Itália, foi durante muitos anos o centro político e religioso da civilização ocidental. Atualmente, a Itália Moderna é uma república democrática – regime onde todos os cidadãos podem participar diretamente e igualmente da vida política do país. – e ocupa o posto de vigésimo quarto país mais desenvolvido do mundo, contando com o índice de qualidade de vida entre os dez melhores do planeta.

A Itália é considerada cada vez mais um país idoso, pois gosta e preza por sua situação favorável de saúde e bem estar. Existem alguns estudos que geraram dados que apresentam estatísticas no país como a de que existem aproximadamente cento e sessenta pessoas idosas, ou seja, com mais de sessenta e cinco anos, para cada cem jovens. Isso é uma alta muito significativa, e esses resultados fazem com que a Itália fique no topo do ranking de toda a União Europeia no processo de envelhecimento da população, ocupando esse posto juntamente com a Alemanha.

A região que conta com a maior quantidade de idosos é a da Ligúria, tendo aproximadamente duzentos e quarenta idosos para cada cem jovens. Já a região mais jovial, é a de Campânia, tendo aproximadamente cento e dezessete idosos para cada sem jovens, e ainda assim, a quantidade de idosos é bem alta.

A expectativa de vida na Itália também é bem importante, ainda que tenham sido registradas algumas pequenas quedas nos últimos anos. Lá, as mulheres vivem em média cerca de oitenta e cinco anos e os homens cerca de oitenta anos. E ainda que o país envelheça de maneira bem rápida, cerca de setenta por cento da população italiana afirma que se sente bem em termos de saúde, mesmo grande parte tendo revelado possuir algum tipo de doença crônica, principalmente na parte norte do país.

É curioso o fato de que mesmo considerando a saúde um ótimo privilégio, os italianos tendem a ser no geral bastante fumantes, tendo os dados estatísticos de que uma a cada três pessoas mais jovens – que possuem entre vinte e cinco e trinta e quatro anos – fumam, e em maioria são os homens. Outra preocupação bem presente na vida dos italianos é a criminalidade. Nos últimos anos, pelo menos quatro em cada dez famílias afirmaram ter uma percepção de insegurança no país, mas mesmo com isso, criminalidade – pelo menos o que é registrado – tem caído ano a ano.

Emprego na Itália

Muitas pessoas têm curiosidades a respeito de como é o mercado de trabalho na Itália, principalmente para os brasileiros. Existem pessoas que afirmam que o país não se encontra no momento mais favorável, já que a economia do mesmo já esteve em fase muitos melhores. A Itália já passou por uma severa crise, e com isso o número de empregos foi reduzido e também o valor que se pagava por hora de trabalho – modo como a maioria dos empregos de lá são remunerados. – Para se ter uma boa noção dessa diminuição de valor, empregos que antes se pagavam quinze euros por hora, nos dias de hoje valem entre cerca de seis a oito euros a hora.

Para os imigrantes, a situação não é muito diferente, mas para quem ainda está disposto a arriscar, é importante que antes de se procurar emprego, a pessoa esteja com todos os seus documentos em dia e ainda que as coisas estejam complicadas, as oportunidades existem.

Inicialmente é comum que os imigrantes se limitem a um trabalho específico, porque são eles que aparecem mais rápido, principalmente pelo fato de ser recém chegado, ainda se familiarizando com o idioma, falta de um currículo local, entre outros fatores.

Como já foi dito acima, a Itália é um país bastante idoso, então o emprego de cuidador de idosos pode ser mais tranqüilo de se encontrar, muitas vezes, dispensando até mesmo experiência. E é disso que falaremos abaixo.

Cuidador De Idosos Na Itália

Mulher Cuidadora de Idoso na Itália

Mulher Cuidadora de Idoso na Itália

Os cuidadores de idosos, conhecidos como “Badantes” na Itália, são bastante comuns. Esse é um trabalho que praticamente nenhum italiano faz, então as chances para os imigrantes são bem maiores, gerando assim muitas oportunidades. Nesse serviço, a maioria das pessoas que contratam, exigem que a pessoa durmam na residência do idoso, e isso pode ser um enorme benefício, já que mesmo existindo alguns problemas, como a falta de privacidade, por exemplo, os patrões acabam pagando o salário e ainda oferecem a alimentação e a moradia. Porém, também existem dias em que só se fica junto do idoso durante a manhã e a tarde, e a noite é livre para que se possa voltar para casa.

Aqui no Brasil, o serviço de cuidador de idosos é bem mais valorizado, e é bom que se coloque na balança se realmente vale a pena sair do país para exercer essa profissão. Ela exige que você tenha um italiano intermediário, para que consiga se comunicar razoavelmente com as outras pessoas e para que se possa entender as necessidades e atender aos pedidos dos idosos no qual se cuida.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.