Influência do Relacionamento dos Pais no Comportamento Infantil

Relação Entre o Casal

Mesmo os pais que tentam educar os filhos dentro do que consideram como uma boa educação, devem ficar atentos para o fato de que mais essa atitude, o relacionamento entre o pai e a mãe das crianças exerce um papel muito importante.

Relacionamento do Casal

De acordo com especialistas em educação infantil, o primeiro modelo copiado pelos filhos é o presenciado dentro de sua residência, e isso afeta seus relacionamentos futuros tanto na escola com os colegas, como nas relações sociais que vai estabelecer dentro de sua comunidade.

Relacionamento Saudável dos Pais

Os especialistas são unânimes em afirmar que se a relação entre o casal é basada no respeito, amor e na harmonia, a criança aprende a se relacionar de forma saudável com os outros.

Se ao contrário, os pais não tem uma boa convivência, essa situação afetará de maneira negativa a criança que vai transmitir esse modelo errado ao longo de sua vida em seus relacionamentos pessoais.

Os Pais

O importante é estabelecer uma relação equilibrada para que a criança possa se tornar um adulto emocionalmente, e socialmente saudável.

Influência Nas Crianças

Os filhos tem capacidade de absorver o que presenciam em sua casa, sejam aspectos culturais ou afetivos de uma maneira muito rápida. Por isso, aqueles que vivenciam brigas constantes entre os pais apresentam a tendência a apresentar comportamentos extremados, ou seja, podem ser quieto demais, muito displicentes, bastante agitados, ou então muito cuidadosos.

Não há como saber como o relacionamento dos pais irá influenciar os filhos no futuro, pois todas as pessoas possuem suas características individuais, e esse aspecto também é determinante para a formação da personalidade de cada indivíduo.

Suas Caracteristicas

Porém, em alguns casos, pode haver a imitação dos pais, e se eles apresentarem um comportamento agressivo dentro de casa, a criança num primeiro momento pode tornar-se também agressiva.

O que vai definir se ele vai continuar com esse comportamento, ao longo de sua vida ou não é sua característica de personalidade.

Formação de Bullies

De acordo com estudiosos norte-americanos , o comportamento agressivo entre o casal dentro de casa, pode influenciar o filho a praticar bullying. As crianças ou jovens que cometem abusos psicológicos e físicos com os colegas são chamados de bullies.

Algumas pesquisas que foram analisadas revelaram que muitos desses jovens vinham de famílias onde a agressividade era um atitude constante.

A conclusão que os estudiosos chegaram é que se os filho aprende com os pais que brigam e sentem raiva um do outro, eles tenderão a mostrarem-se hostil também com seus colegas, pela imitação do comportamento.

Orientação de Especialistas

De acordo com orientação de especialistas em educação infantil, os pais devem estar atentos se costumam brigar com frequência na frente dos filhos.

Devem evitar esse tipo de comportamento, pois com certeza, essas relações conflituosas irão refletir nas relações de seu filho de maneira negativa. Se as brigas forem constantes, uma terapia de casal e família é uma boa opção.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Comportamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.