Eduardo Saverin

Quando o assunto é o “facebook”, uma rede social ainda não muito difundida no Brasil, mas que já começa a ganhar seguidores de forma exponencial, a grande maioria que tem algum conhecimento sobre o tema provavelmente irá usar como referência um personagem comum nessa história, que é o seu fundador o Mark Zuckerberg.

Se o próprio fundador ainda não é tão conhecido assim aqui nas terras tupiniquins imagina o co-fundador de tal rede! E se vocês soubessem que esse co-fundador é um economista brasileiro? Surpreender-se-iam?

Co-Fundador

Co-Fundador

Pois é exatamente essa a verdade. Eduardo Saverin é um economista paulista que no ano de 1990 se mudou para os Estados Unidos da América, mais precisamente Miami e conseguiu fazer ingressar no mundo acadêmico na conceituada universidade de Harvard.

Os destinos de Saverin e Zuckerberg se cruzaram no “Phoenix SK Club” e assim mais tarde fundavam o “facebook”, que no início tinha como idéia aproximar os estudantes daquela renomada universidade, porém assumiu proporções muito maiores que o imaginado por eles.

Após algum tempo devido a desavenças surgidas entre ambos, Saverin é afastado, o que mais tarde gerou ações judiciais de Zuckerberg contra Saverin e depois de Saverin contra Zuckerberg. Saverin possui 5% (cinco por cento) das ações da rede social em questão, o que equivale a mais ou menos 2,5 bilhões de dólares americanos segundo “Wikipédia”.

O escritor do livro “Bilionários por acaso – A criação do facebook” Ben Mezrich usa o brasileiro como uma de suas principais referências para escrevê-lo.

Desavenças

Desavenças

O livro e todo o sucesso do “site” levaram à criação de um filme chamado “A Rede Social” (cujo título original é “The Social Network”) no qual Eduardo Saverin é interpretado por Andrew Garfield. O filme, um sucesso nas bilheterias mundiais, conta a história desde a fundação até os conflitos judiciais que envolvem Saverin e Zuckerberg.

Eduardo Saverin é bastante discreto e suas aparições ou relatos na mídia são raros, desde o resultado da briga na justiça, positiva em seu favor, apareceu uma única vez para falar sobre o filme.

Ele evita assunto sobre a batalha judicial entre ele Zuckerberg, sendo bastante irreverente e incentivando os jovens a serem pessoas inovadoras assim como ele o foi.

Saverin já vinha de uma família rica, mudou-se para os Estados Unidos devido à suposta presença de seu nome em uma lista de possíveis pessoas a serem seqüestradas, e hoje já assume presença entre os 400 primeiros do pódio dos mais ricos do mundo.

É importante ressaltar que Saverin terminou seu curso em Harvard, ao contrário de Zuckerberg, e o fez com honras. Hoje ele se divide entre Nova Iorque e Boston.

Criação

Criação

Para aqueles que buscam mais informações sobre o assunto seria interessante que assistam ao filme e que participem da rede social para conhecerem melhor o funcionamento.

G.M.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Celebridades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.