Como Iniciar Nadar no Mar: É Mais Fácil? Medo e Riscos Envolvidos

Visão Geral Da Natação

A natação pode ser definida de maneira mais técnica como a capacidade que os seres vivos possuem de se locomover através de um líquido – que na maior parte das vezes é a água – conseguindo assim vencer algum distância, podendo ou não contar com algum instrumento auxiliar, como cilindros de ar e coisas do tipo, que podem acabar facilitando todo esse processo, mas que na maior parte das vezes são totalmente opcionais.

Porém, além de toda essa parte conceitual, a natação é ainda um excelente exercício físico, além de ser também uma forma muito popular de lazer, principalmente pelo fato de nosso país ser tropical, a atividade acaba agradando muito a maioria das pessoas. Os profissionais da área consideram a natação como um exercício físico extremamente versátil e completo, já que pode ser realizado nos mais diferentes locais, desde praias e clubes até a piscinas residenciais. Além disso, a natação é uma atividade que trabalha um grupo muito amplo de músculos do corpo humano e de forma simultânea, o que é extremamente positivo para pessoas que tem intenção de utilizar a natação como um exercício físico.

Antigamente a natação não contava com as características competitivas que ela tem hoje, e era retratada somente como uma forma de lazer e / ou locomoção. A ideia de natação competitiva passou a existir somente em meados do ano de 1800, no continente europeu. A modalidade mais predominante nessa época era o nado de bruços, mas outros estilos foram sendo criados e aperfeiçoados com o passar do tempo, como é o caso do nado trudgen e do nado crawl. O foco do artigo de hoje é tratar a respeito da natação de águas abertas, que é a modalidade onde o nado não acontece em uma piscina, mas sim diretamente no mar e que pode ou não ser realizado de forma competitiva. Mais detalhes dessa modalidade serão apresentados logo abaixo.

Como já foi brevemente apresentado, a natação é um esporte muito versátil e que conta também com muitos benefícios para a saúde. Esses benefícios podem estar tanto ligados a parte física, pelo fato de ser uma atividade que movimenta fortemente os músculos e articulações, auxilia no maior trabalho e fortalecimento do sistema respiratório do atleta e promove uma grande possibilidade de emagrecimento, já que a quantidade de calorias gastas é relativamente considerável.

Porém, esses benefícios vão muito além de somente a parte física, mas a natação pode auxiliar muito em aspectos relacionados a parte intelectual, emocional e psicológica, como é o caso do aumento da capacidade de concentração e de memória, aumento do foco, estimulação da produção de hormônios da felicidade, aumento da autoestima, diminuição do estresse e da ansiedade, entre vários outros pontos.

Tudo Sobre Natação Em Águas Abertas

A partir do momento em que foi criada a Federação Internacional de Natação – FINA, que foi criada com o objetivo de realizar uma maior regulamentação e fiscalização desse esporte, vários estilos e modalidades de natação também passaram a ser oficializados, como é o caso da natação pura, do nado sincronizado, dos saltos ornamentais, do polo aquático e da natação de águas abertas, sendo essa ultima o foco do artigo de hoje, inclusive.

A natação é uma atividade que trabalha o corpo de maneira geral, porém, pessoas que tem o hábito frequente de praticar a natação na piscina pode acabar aproveitando menos desses benefícios, já que o corpo pode acabar se acostumando e se adaptando com essa atividade. Porém, existe uma maneira de potencializar e encontrar novos desafios no mundo da natação, até mesmo para quem já domina o nado em piscinas, que é o nado no mar, ou seja, o nado em águas abertas.

As modalidades de natação em piscinas possuem muitas diferenças em relação a natação no mar, sendo as principais delas o fato de que no segundo caso não existe a necessidade de fazer viradas – deixando o movimento totalmente cíclico – e também o fato de existirem uma série de desafios extras no mar, como a temperatura da água, a forma de navegação, o contato físico na água e ainda fatores como a intensidade do vento e das correntezas, sendo que tudo isso influencia fortemente no resultado desse nado, já que são fatores muito variáveis.

É importante ter em mente que no nado do mar o mais importante é ter conhecimento a respeito da direção, e não necessariamente possuir uma velocidade muito elevada. Uma das coisas mais importantes a serem trabalhadas por pessoas que pretendem iniciar a realização de nados em águas abertas é o controle e o domínio da chamada respiração frontal, já que é ela um dos fatores que mais influenciam em uma navegação boa e adequada. Além disso também é muito importante que o nadador tenha uma boa visão, para que assim consiga montar uma estratégia de prova mais adequada.

Na natação de águas abertas se torna necessário a utilização de alguns equipamentos e também de se tomar alguns cuidados mais específicos, principalmente relacionados ao conhecimento do local onde irá ser realizado o nado e também a necessidade de avisar pessoas que o nado será realizado, para que assim possível acidentes e problemas maiores possam ser evitados. A respeito dos equipamentos, os mais comuns a serem utilizados são roupas de Neoprene – principalmente se a água estiver fria – além de toucas em cores vivas para permitir a visualização mais fácil para outras pessoas, e os óculos de natação.

É comum que o nado em águas abertas acabe dando um pouco mais de medo aos nadadores, por todos os aspectos que já foram apresentados acima. Porém, para se trabalhar nisso o ideal é que o nadador sempre esteja muito hidratado, e mais do que isso, que respeite sempre os seus próprios limites, mas também os limites que o mar oferece. Além disso, contar com a ajuda de um profissional também pode ser muito interessante, já que toda essa capacitação e experiência pode fazer muita diferença no resultado final do lago e na quebra desse receio de se nadar no mar.

Dicas Para Nadar No Mar

Como já foi fito acima, nadar em mar aberto não é uma tarefa fácil e nem trivial, então nessa parte do artigo serão apresentadas algumas dicas para pessoas que desejam embarcar nesse novo desafio da forma mais segura e adequada possível.

Uma das primeiras dicas a serem dadas é que para começar a praticar o nado de águas abertas é importante que se treine muito na piscina, já que são esses treinos que irão aumentar a força e a resistência física, que são fatores muito importantes para pessoas que irão começar a nadar no mar. Além disso, também é fundamental que o nadador sempre tenha em mente as adversidades que podem vir a sofrer e a influenciar no nado, como as que já foram citadas acima, que são o vento, as ondas e correntezas, a profundidade do local e a distância que será necessário percorrer.

Ainda a respeito da rota a ser utilizada, uma dica importante é que antes de o nadador ir realmente para o fundo do mar, é interessante que se pratique bastante o nado paralelo a praia, já que isso fará com que exista um maior contato com esse novo nado, mas que ainda assim seja possível ir para perto de algum porto seguro caso se faça necessário. Além disso, caso algum problema venha a surgir, é fundamental que o nadador não entre em pânico, já que isso tende a piorar ainda mais as coisas. Saber se localizar razoavelmente também é algo muito importante para caso surja algum empecilho durante o lado.

Além de tudo isso, como já foi brevemente citado acima, é muito importante que o nadador que irá praticar suas atividades no mar, deixe alguma pessoa avisada e se possível, realize o nado com alguma companhia – pelo menos no início, quando ainda se está criando uma maior confiança e experiência, o que muito provavelmente irá eliminar preocupações e ansiedades. Seguindo todas essas dicas o nado de águas abertas com certeza será um sucesso, ainda que seja um pouco mais demorado do que se espera.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.