Como é Feito um Cabelo Dreadlock?

A nova moda que parece estar chamando muita atenção de homens e mulheres é aquele cabelo que mais parece uma corda, até famosos conhecidos da televisão brasileira estão aderindo ao cabelo com dreads, mas para fazer um dread é preciso ter tempo para cuidar desse cabelo que pode até ter um mau cheiro se não for lavado regularmente. O movimento continua crescendo e ganhando muitos adeptos entre os jovens. Os dreadlocks, como também são chamados, não se fazem, cultivam-se. E, para cultivá-los, são necessários cuidados com a manutenção, além de entender o que significa o penteado, a identidade negra e a cultura africana.

http://www.youtube.com/watch?v=PESlOI2EdEM

Higiene:

É fato que na época em que surgiram representavam um sério risco de higiene, a se tratar pelos padrões de hoje, mas atualmente esta concepção não é absoluta, sendo a higiene comparada à pessoas sem os dreadlocks. Existe, assim como com qualquer cabelo, quem tenha os dreadlocks limpos, e quem os tenha sujos. Isso é apenas uma questão de gosto do usuário, pois apesar de acarretar mais trabalho por parte do dono do cabelo, mantê-los limpos e lavá-los todos os dias é plenamente possível, e inclusive praticado por grande parte dos adeptos deste estilo. Tratar de dreads é um pouco diferente do trato de cabelos sem dreads, porém é preciso tomar um cuidado especial em secar o cabelo, pois a umidade pode gerar um acúmulo de fungos que causam o mau cheiro. Com mechas de cabelo embaraçado, que são enroladas várias vezes até que fiquem cheias de nós. Esse é o jeito “moderno” de fazer dreadlock. Antigamente, o visual era mais natural, como não lavavam seus longos cabelos crespos alguns povos africanos tinham dreads embaraçados naturalmente. Para fazer dreads no cabelo é preciso deixá-lo limpo para que não sofra na hora de fazer outros processos mais doloridos, e o primeiro processo é pentear todo seu cabelo até que não tenha mais nenhum nó, no segundo processo precisa pegar um pente fino para pentear seus cabelos da ponta até a raiz do cabelo, depois deve pegar as mechas que penteou das pontas do cabelo até a raiz para enrolar como se fosse um charuto e passar cera de abelha que serve para segurar o formato desses dreads. Esses dreads devem ser feitos com alguma pessoa te ajudando por causa do segundo processo que é um pouco mais dolorido, mas o resto pode até estar fazendo sozinho sem nenhuma ajuda por perto, aquela cera de abelha passada no seu cabelo pode estar virando uma cola meio difícil de tirar.

Higiene

Higiene

Como se Faz o Dread?

Em primeiro lugar, seus cabelos devem ser compridos, ou no mínimo, na altura do queixo, pois os dreads diminuem o tamanho dos cabelos naturais. Se seu cabelo é liso e fino, você vai ter que ter muita paciência. Os dreads são específicos de cabelos crespos ou enrolados, mas isso não impede de tentar o penteado para as madeixas lisas. A diferença é que elas darão um pouco mais de trabalho.

  • 1. Separe o cabelo em várias mechas e penteie cada uma delas no sentido contrário, em direção à cabeça, para desfiar e embaraçar os fios. É bom usar um pente fino de aço, que não quebre à medida que o cabelo embaraça. Até aqui, a técnica leva o nome de backcombing e já rende um visual legal, que pode ser desfeito com muita água morna e condicionador.
  • 2. Feita a maçaroca, enrole as mechas para fazer um “tubo” de cabelo com cada uma delas. Depois, use o pente no sentido contrário ao do enrolar para embaraçar mais um pouco. Repita esses passos algumas vezes, até ficar bem firme.
  • 3. Para os nós do cabelo não soltarem, espete uma agulha de crochê na mecha e puxe os fios. Com essa técnica, chamada de “dread needle”, o tufo fica mais coeso e só sai cortando o cabelo na raiz.

Feito em Casa

Algumas pessoas usam técnicas mais caseiras (e radicais) para fazer uma “trança terrível”.

  • Cera de Abelha

Depois de desfiar e embolar o cabelo, aplica-se a substância (há versões industrializadas) para manter os tufos unidos. O ruim é que ela atrai sujeira.

  • Clara de Ovo com Sabão

Imagine jogar isso na cabeça e deixar secar? Há quem utilize a mistura como fixador artesanal. Mas não é muito higiênico.

Feito em Casa

Feito em Casa

Dicas Para Cultivar os Dreads:

À medida que os cabelos vão crescendo, é preciso enrolar de novo os fios. Faça manutenção de dois em dois meses.

  • – Evite o contato de badanas, enflanelados ou toalhas felpudas que possam soltar partículas que acumulem ao dread.
  • – É aconselhável lavar os cabelos regularmente com xampus anti-resíduos ou sabonetes de coco. Nada de condicionador.
  • – O secador deve estar sempre na temperatura fria para evitar que a umidade prejudique os fios.
  • – Deve-se ficar atento ao mau cheiro, que indica presença de fungos.

A Técnica:

Dread Com Cera:

  • -O cabelo deve estar limpo e seco para começar a fazer os dreads.
  • – Separe o cabelo em mechas, começando com a parte de baixo dos cabelos. Você é quem decide a espessura do seu dread. Os mais comuns têm de 1 a 2 cm as mechas mais grossas são mais fáceis de manter.
  • – Penteie a mecha de baixo para cima, começando pela raiz. Repita o processo até você sentir que o nó está firme.
  • – Você pode aplicar cera de cabelo para fixar mais a cera é encontrada em perfumarias que vendem produtos de beleza afros.
  • – Aperte e vá enrolando as mechas com a palma da mão, utilizando a cera.
  • – Para finalizar, passe o secador quente, para que a cera “derreta” e fixe-se nos fios.
  • – Continue enrolando-os com a palma da mão.

Dread Com Agulha:

  • – Divida o cabelo em mechas e comece a pentear de baixo para cima, igual ao processo de dread com cera.
  • – “Costura-se” o cabelo com a agulha de crochê, criando nós.
  • – Algumas pessoas passam cera para ajudar a fixar os fios.
  • – Para finalizar, passe o secador quente, para que a cera derreta e fixe-se nos fios.
  • – Continue enrolando-os com a palma da mão.
A Técnica

A Técnica

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.