Entre o trabalho e o estudo onde os dois são importantes, para que um não atrapalhe o outro é necessário que exista organização. Trabalhar durante o dia e estudar à noite não é tarefa fácil para ninguém. Muito pelo contrário. Se alguém tem alguma dúvida de quanto é stressante essa rotina é só conversar um pouco com quem a tem. Imagine levantar cedo, sair para o trabalho e depois, ao ver encerrado o expediente, já esgotado (a), morrendo de vontade de voltar para casa, ainda tem que correr, porque o estudo está aguardando. Enfim, terminado o horário do curso hora de voltar para casa. Porém, já chega tão exausto (a) que a única coisa que deseja fazer é dormir. Mesmo porque, no dia seguinte começará tudo novamente. Essa rotina que foi descrita não é ficção. Ela faz parte da vida de muitos estudantes que trabalham ou muitos trabalhadores que estudam. Muitas pessoas que um dia começaram animadas essa vida desgastante desistiram no meio do caminho, o que é uma lástima. Realmente fazer as duas coisas ao mesmo tempo provoca cansaço físico e mental, que ocasionam o stress até que o corpo pede socorro. MAS HÁ QUEM CONSEGUE LEVAR ATÉ O FINAL.
O segredo de quem consegue é planejamento. Isso não quer dizer que quem se organiza para cumprir essa jornada diária não se canse. Mas tendo tudo planejado, podem ser incluídos nesse planejamento alguns momentos diários de descanso. Nesses períodos que tira para descansar, o ideal é que se consiga dormir um pouco. Ao menos uma soneca de alguns minutos, já ajuda muito. Mas se não for possível, ao menos que nesses poucos minutos que você tirou para relaxar, que não seja falado sobre nada que tenha relação com o trabalho ou com o estudo. Esses preciosos minutos podem ser retirados da hora do almoço (trabalho), ou na faculdade entre as aulas. Muitos indivíduos estudam à noite buscando um futuro melhor e não podem parar de trabalhar durante o dia, porque, não teriam condições de arcar com os estudos. Alguns estudantes trabalhadores são jovens ainda. Mas há entre as pessoas que cumprem essa pesada rotina, algumas que retornaram ao estudo depois de muitos anos parados. Para elas, além do fator pouco tempo para estar em casa, tempo para descansar, ainda existe a idade, que exige um esforço maior. Quando começa nessa exaustiva caminhada, com certeza tem um objetivo. E, por isso, enfrenta todas as dificuldades, o cansaço e a falta de tempo para o lazer. Porém, com algumas mudanças na rotina diária é possível conciliar o trabalho e o estudo. Veja algumas sugestões que podem te ajudar para que consiga terminar seus estudos, continuar no trabalho e não sair por aí arrancando os cabelos.
1-Planeje os seus Horários
Como o tempo que você tem é pouco a primeira providência é planejar bem os seus horários. Isso inclui a escolha pelo onde local onde vai estudar. Quanto mais perto, melhor. Não se esqueça que você precisará de tempo também para os estudos (fora da escola) e para o descanso. Se você vai estudar após a saída do trabalho, a melhor opção da escolha será próxima deste.
2- Tudo em seus Lugares
Conserve organizado em casa: livros, apostilas, cadernos, anotações, enfim tudo o que está relacionado com o seu estudo. Desse modo você evita a perda de um tempo precioso na procura de algo de última hora.
3- Um Lugar Para Estudar
Procure reservar um espaço tranquilo para estudar. Melhor se puder ser em um local onde você não será incomodado. Cada minuto de seu tempo dedicado ao estudo, não deve ser desperdiçado com outras coisas. Se você tem esposa (o) e filhos, peça a colaboração de sua família nesse momento. Porém, você terá que estabelecer um tempo para cuidar também de sua família. Não pode ser ausente do casamento e nem dos filhos. É muito importante que o tempo destinado à sua família seja somente dela. Caso você não consiga em casa um “canto” para estudar, recorra a uma biblioteca ou a outro lugar onde consiga privacidade.
4- Verifique seu Aprendizado
Reserve um dia da semana para verificar como está indo o seu aprendizado. Faça isso regularmente e após, corrija as falhas que tiver encontrado. Não deixe que as dúvidas ou os erros se acumulem.
5- Foque em seus Objetivos
Faça com que seus amigos, família e familiares saibam dos seus projetos quanto ao estudo. Peça-lhes que colaborem com você no sentido de entender o motivo de sua ausência em reuniões de amigos e íntimas. Explique que nesse momento você não deve perder o foco dos objetivos estabelecidos.
6-Acostume-se com as Rotinas de Estudo e as Mantenha
Embora no começo você vá sentir o peso de mais essa responsabilidade, aos poucos ela vira rotina. Mas, é muito importante que você não saia dela. Fará parte dessa rotina pesquisas, trabalhos e provas e você precisa estar preparado para cumprir. Em dias que antecedem as provas, algumas pessoas quase entram em pânico e, erram ao pensar que se passarem todas as horas antes estudando, se sairão bem. Na verdade isso não funciona assim. Quando você leva o cérebro à exaustão (horas intermináveis de estudo provocam esse estado), ele não consegue responder de acordo com o esperado, simplesmente porque naquele momento ele não assimila nada. O cérebro também precisa de descanso. O melhor a ser feito é rever com tranquilidade o que estudou, tentar se fixar mais no que tem dúvida e relaxar.
7- Leitura é Fundamental
Sobrou algum tempo livre? Use-o para ler. Pode ser revistas, jornais, artigos, publicações, o que lhe agradar. A leitura é a melhor forma de estimular o raciocínio e fazer com que o cérebro se mantenha concentrado. Essa prática fará com que você permaneça mais tempo “ligado” nos estudos. E pode ajudar muito na hora de uma prova.
Você Consegue, Pense Nisso!
Quando você decidiu estudar (decisão sempre certa) sabia que não seria fácil diante das circunstâncias. Porém, resolveu encarar. Agora, não deve desistir enquanto houver um sopro de energia em você.
Boa sorte!