O Cinema Brasileiro ganhou a 2ª edição de um livro e oportunidades muito importante para sua história e para o estudo de sua trajetória, é o Dicionário de Filmes Brasileiros – Longa Metragem, produzido por Antônio Leão da Silva Neto. O livro será lançado em Porto Alegre no mês de agosto num importante momento da cultura organizacional gaúcha, onde haverá uma sessão de autógrafos e a exibição do filme de Paulo C. Saraceni “Porto de Caxias” um dos bons clássicos da época denominada Cinema Novo Brasileiro. O lançamento em Porto Alegre é organizado pela Secretaria Estadual de Cultura e todos aqueles que se inscreverem para participar do evento ganharão um exemplar do livro, que não será vendido.
Antonio Leão da Silva Neto autor do livro, não é um escritor comum, seu interesse e sua paixão pelo cinema nacional o levou a escrever vários livros todos sobre o mesmo tema, o cinema. Já publicou em 1998 o livro Astros e Estrelas do Cinema Brasileiro, em 202 publicou a 1ª edição do Dicionário de Filmes Brasileiros de Longa metragem, em 2005 publicou A Fascinante História de Ary Fernandes e o Dicionário de Filmes Brasileiros de curta e média metragem, e agora tem publicada a 2ª edição atualizada do Livro Dicionário dos Filmes Brasileiros de Longa metragem, que é considerado por todos aqueles que estudam ou trabalham com o cinema brasileiro, quase como uma bíblia, um marketing pessoal, pois contempla toda a produção nacional nessa categoria de filmes.
O Dicionário é um livro singular, com mais de mil páginas contempla 4.194 títulos de filmes, com a ficha técnica completa, sinopses, informações completas com nomes de personagens ao lado de nome de atores, produções em formato digital, data de lançamento, festivais que participou, prêmios ganhos, depoimentos dos criadores, e acontecimentos marcantes que porventura tenham acontecido e outras informações e comentários contextualizados de todos os bons filmes de longa metragem que foram produzidos em solo nacional no período compreendido entre o ano de 1908 e abril de 2009. Além desses títulos há um apêndice no livro onde são contemplados todos os filmes iniciados e não acabados ou em fase de produção da evolução do cinema nacional.
O livro é fruto de um trabalho duro de pesquisa cuidadosa, e com certeza se torna uma ferramenta essencial para quem de alguma maneira exerce alguma atividade relacionada ao cinema brasileiro, e tem um valor imensurável para quem ama o cinema nacional. Esta com certeza é uma das mais importantes obras do cinema nacional, com um imensurável valor atual e também um valor histórico. A riqueza de detalhes e informações, faz do Dicionário de Filmes Brasileiros de Longa Metragem uma radiografia do cinema nacional, resgatando filmes esquecidos na memória do tempo, estilos, seus erros, acertos e sua evolução ao longo do tempo. Uma fotografia panorâmica do cinema nacional na brilhante obra de Antônio Leão da Silva Neto.