Apenas Uma Vez, Um Filme Encantador

É possível contar uma história onde um rapaz, que não sabemos o nome, vamos chamá-lo de “O cara”, conhece uma mulher, vamos chamá-la de “A garota”, e juntos, durante uma semana, vão buscar uma forma de amenizar as dores do amor, através da música e da amizade? É possível, sim.

E eis um belo fiapo de narrativa: ele voltou a morar com o pai, que conserta aspirador em pó. Quando não está na loja do pai, vai à rua tocar violão, ganhar alguns trocados. Ela, vinda do Leste europeu, ganha a vida vendendo flores na rua. Uma bela noite, para em frente a ele para ouvir uma canção. Nasce ali, em Dublin, na Irlanda, uma bela amizade e várias canções. Uma delas ganhou o Oscar de melhor canção, em 2008, Falling Slowly. Procure no You Tube, apenas uma vez, e diga se não é linda e comovente.

Apenas Uma Vez, Um Filme Encantador

Once (aqui no Brasil foi traduzido como “Apenas uma vez”) não é um filme romântico, não é um musical. Caminha pelos dois gêneros de maneira leve, quase descompromissada em contar uma história, que, como foi dita no parágrafo anterior, é um fiapo de narrativa, conduzida por belas canções.

Os protagonistas não são atores, mas músicos e compositores, responsáveis pela maioria das canções, inclusive a que ganhou o Oscar. Isso ajudou bastante na condução do filme, que embora muitas vezes pareça um documentário, conseguiram os tais músicos manter o ritmo. Não é possível saber onde termina a música, onde inicia a atuação da dupla. E eles já avisaram que não atuarão mais. São músicos e querem continuar assim.

Apenas Uma Vez, Um Filme Encantador

A dupla atendeu a um pedido do diretor, John Carney, conhecido por fazer filmes de baixo orçamento, que em um dia, concebeu toda a trama de Apenas uma vez. Convidou o amigo Guy Hansard, para compor a trilha sonora do filme quando recebeu o convite para atuar também. Hansard apresentou sua amiga, Marketa Irglova, para Carney, que a convidou para atuar. Juntos, ajudaram nos diálogos escritos pelo diretor que buscou fazer um filme sem preocupar-se com uma grande produção, daí o seu caráter quase documental.

Apenas Uma Vez, Um Filme Encantador

No filme, O cara sofreu uma grande desilusão e volta a morar com o pai. Para extravasar essa perda, compõe as músicas como forma de entender e superar a dor. Ao conhecer a garota, que está separada do marido e tem uma filha e surpresa! toca piano como ninguém, resolve produzir um cd. Dessa amizade, não é o amor que nasce entre eles, mas a vontade de reinventar os amores partidos. Ele volta para Londres, quer ser músico e tem a benção do pai, um dos momentos mais lindos do filme. Ela aceita o marido de volta e apenas uma vez nossos protagonistas decidem retomar os seus caminhos de volta. Vale a pena assistir. Apenas uma vez já se encontra à venda nas melhores lojas de departamento.

Marcelo Alves

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cinema

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.