A busca por saber de onde viemos, por onde tudo se originou já vem sendo discutido a séculos e ainda hoje proporciona muitos debates, teorias e pesquisas que buscam explicar esse evento. Este é um tema que desperta grande interesse e curiosidade pro muitas pessoas, porém é um tema polêmico, pois envolve além de conceitos científicos, envolve conceitos religiosos e filosóficos.
Origem da Teoria do Big Bang
A idéia da explosão surgiu por meados da década de 1920, mas a teoria do Big Bang oficialmente apareceu inicialmente em 1948, por George Gamow, um cientista russo. Segundo ele, o universo teria sido originado a partir de uma explosão cósmica entre 10 e 20 bilhões de anos.
O que é Big Bang?
Há cerca de 20 milhões de anos, não havia universo, muito menos espaço vazio. Tudo o que existia era um espaço do tamanho de uma pequeníssima esfera. Desse espaço surgiu a grande exploração. O tal big bang é a explosão quer dizer uma liberação de energia, criando o espaço-tempo.
Até antes da explosão, havia apenas uma mistura de partículas subatômicas, como elétrons, neutinos, qharks, que estas se moviam em todas as direções com velocidade aproximadamente igual a da luz. Assim as primeiras partículas pesada, prótons e neutros se associaram e formaram átomos leves como de hélio, hidrogênio e lítio, que são os principais elementos do universo.
A explosão foi uma explosão térmica com elevadíssimas temperaturas e à medida que o universo se expandia começava a se esfriar, a idéia é baseada no princípio de Friedmann.Após cerca de um bilhão de anos após a explosão, os elementos químicos começaram a dar origem às galáxias.
Tal expansão do universo foi colocada com uma progressão aritmética, pelo cientista Hubble, que descobriu seu crescimento e tal constante levou seu nome, chamada de constante Hubble. Com o conhecimento da taxa de crescimento, conseguiu se estimar aproximadamente que o universo, tem de 8 a 12 bilhões de anos.
Teoria e Suas Controvérsias
Para a comunidade científica a explicação mais aceita é da teoria da Grande Explosão, em inglês, Big Bang. Baseada, em partes, na teoria da relatividade de Einstein e nos estudos dos astrônomos Edwin Hubble e Milton Humason, os quais demonstraram que o universo não é constante e se ainda está se expandindo até hoje, de tal modo, que as galáxias estão se distanciando umas das outras.
No entanto essa teoria não é unanimidade entre os cientistas e estudiosos.
Há duas hipóteses quanto a evolução do universo, uma é a mais aceita, que o universo sempre continuará a se expandir, sem fim (Teoria de Expansão) e a outra hipótese é a Teoria do Universo Oscilatório que afirma que o universo continua a se expandir ate a chamada Big-Crush, que no fim dará origem a um novo Big Bang e recomeçando um novo ciclo.