Obras do Romantismo: Podem ser Baixadas de Graça na Internet

Movimento artístico, político e cultural surgido na Europa final do século XVIII, persistente em uma grande parte do século XIX, o Romantismo surgiu no ramo literário no momento em que os escritores trocaram os mecenas pelos editores, dessa forma precisaram atender e cativar ao público de leitores. Como a maioria do público na época era formada por pequenos burgueses, que não tinham preocupação com os clássicos valores literários, foi preciso mudar o foco das obras. Dessa forma, investiu-se mais em emoção do que na sutileza das formas que era explorada no período antecessor.

Arte do Romântismo

Arte do Romântismo

A história do movimento possui muitas controvérsias. Primeiramente, suas manifestações em prosa e poesia populares surgidas na Inglaterra foram os primeiros precedentes, sendo consideradas “pré-românticas” em sentido amplo. Os autores mais célebres dessa época são Edward Young (Night Thoughts – Pensamentos Noturnos – obra que influenciou o ultra-romantismo); William Blake (The Marriage of Heaven and Hell – O Casamento do Céu e Inferno), além de Robert Burns, William Cowper e James Thomson.

Obra do Romantísmo

Obra do Romantísmo

Já o Romantismo em seu formato “oficial” é reconhecido nas seguintes obras: Keats (Endymion, 1817); Shelley (Hymn to Intellectual Beauty – Hino à Beleza Intelectual, 1817); Lord Byron (Childe Harold’s Pilgrimage – Peregrinação de Childe Harold, 1818);  Wordsworth (Lyrical Ballads – Baladas Líricas, 1798).

Durante esse movimento, a literatura alemã teve uma renovação através do retorno da essência humana, recorrendo ao pré-romantismo inglês. Com isso, os escritores germânicos criaram o movimento Sturm und Drang (tempestade e ímpeto). Assim, surge o pré-romantismo oficial, através de Herder (Auszug aus einem Briefwechsel über Ossian und die Lieder alter Völker – Extrato da correspondência sobre Ossian e as canções dos povos antigos, 1773); Schiller (An die Freude – Ode à Alegria, 1785); Goethe (Die Leiden des Jungen Werther – O Sofrimento do Jovem Werther, 1774), e formaram a Tríade.

Pintura do Romantísmo

Pintura do Romantísmo

Jovens escritores alemães da época, como Novalis e Schegel, surgiram com novos ideais na arte e afirmavam que como a literatura também é uma arte, precisava se expressar não somente com sentimentos, mas também com auto-reflexão, ironia e pensamento. Com isso, formou-se o Romantismo de Jena, que foi o único autêntico Romantismo internacional.

Em um terceiro momento, a difusão do movimento do Romantismo deixou as formas pré-românticas da Alemanha e Inglaterra como românticas, enfocando somente o sentimentalismo, deixando de lado a reflexão complicada do Romantismo de Jena. Por isso que o Romantismo nada mais é do que uma continuidade do pré-romantismo. Dessa forma, na França, tiveram destaque os escritores Musset, Hugo e Stendhal; na Itália, Manzoni e Leopardi; em Portugal, Herculano e Garrett, e na Espanha, Zorilla e Espronceda.

O liberalismo está presente como uma ideologia, e o Romantismo literário rejeita as formas rígidas, como os versos com exata métrica. O gênero narrativo preferido do movimento é o romance, se opondo à epopeia, superando a retórica que era valorizada nos clássicos.

As principais obras do Romantismo Brasileiro são: Inocência (Visconde de Taunay); HelenaA Mão e a Luva (ambos de José de Alencar); O Cabeleira (Franklin Távora); O Seminarista e A Escrava Isaura (Bernardo Guimarães); Memórias de um Sargento de Milícias (Manuel Antônio de Almeida); O Moço Loiro e A Moreninha (Joaquim Manuel de Macedo); O Navio Negreiro (Castro Alves); Macário, Noite na Taverna e Lira dos Vinte Anos (Álvares de Azevedo).

Vale lembrar que a leitura desses livros costuma ser muito cobrada nos vestibulares mais concorridos de todo o Brasil. Mesmo para quem já concluiu um curso universitário, é sempre muito bom apreciar bons livros, pois ajudam muito a formar um vocabulário excelente e a desenvolver o senso crítico.

Por fim, como são obras de domínio público, é possível baixar as obras do romantismo gratuitamente pela Internet. Dentre as obras em destaque é possível baixar todas do maior representante do Romantismo brasileiro: José de Alencar.

Acesse: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Arte

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.