Conheça mais sobre esta bela técnica
A técnica do mosaico (também chamada de arte musiva) consiste no arranjo de pequenas peças de diversos materiais denominadas tesselas, a fim de formar um desenho. O mosaico pode ser utilizado para decorar paredes ou outras superfícies ou simplesmente para preencher desenhos, geralmente de forma viva e colorida.

Arranjo
Os materiais mais utilizados para a confecção dos mosaicos são o vidro, cerâmica, pedras e conchas, mas é possível utilizar uma diversidade de materiais para este fim.
Origem da Arte
A origem da palavra mosaiva vem do grego “mouseín”, e significa algo como “característico das musas”. Uma curiosidade é que esta mesma palavra originou o termo “música”.
Apesar de ser uma forma de decoração milenar que se difundiu principalmente durante a cultura greco-romana, o mosaico permanece atual e é utilizado em diversos ambientes.

Decoração
Segundo alguns estudiosos o primeiro registro da construção de um mosaico data de 3.500 anos antes de Cristo, e foi encontrado na região de Ur, na Mesopotâmia. O mosaico apresentado é o estandarte da Cidade de Ur, formado por dois painéis em forma de retângulo e com 55 centímetros cada um. Estes painéis foram construídos com arenito vermelho e lápis lazúli.
Decoração nas Cavernas
Os antigos egípcios apreciavam a arte do mosaico e a utilizavam para decorar sarcófagos e e o ambiente interno de templos, como as colunas e paredes.
Embora o mosaico tenha sido aceito primeiramente na região onde hoje é o Oriente Médio, se difundiu e atingiu a Europa através dos romanos, que conquistaram territórios e assimilaram vários elementos da cultura oriental.
Atraindo pintores como Giotto, que criou cartões para mosaicos e decorou a famosa Basílica de São Pedro com alguns deles, o mosaico atingiu tal sucesso na cultura ocidental que durante o século XV foi tema de escolas e vários artistas utilizavam a técnica em suas obras.
Mosaicos Brasileiros
No Brasil, embora muitas pessoas não percebam, o mosaico está presente em um símbolo de nosso país: o calçadão de Copacabana. Lá, o recorte de pisos de diferentes cores faz o desenho ondulado que tanto combina com uma das praias mais belas do mundo.
Entre os principais artistas que utilizam o mosaico em suas composições, estão M. C. Escher, artista holandês que utiliza o mosaico como forma de preenchimento em seus planos; Marcelo de Melo, principal representante brasileiro da técnica, Emma Biggs, artista do Reino Unido, e Sonia King, dos Estados Unidos.
Embora nas culturas antigas o mosaico, assim como grande parte das técnicas artísticas, servia quase que exclusivamente para exaltar o sagrado, hoje em dia o mosaico é uma forma de arte que pode ser utilizada para os mais variados fins, incluindo o sagrado, a utilização puramente artística e até a inovação na arquitetura.
Neto