Amuletos da Sorte Mais Populares

Os chamados amuletos da sorte são muito populares no Brasil, alguns mais do que outros e a função desses objetos, para quem acredita, é de proteger quem os usa. A palavra amuleto que vem do latim “amuletum” significa um “objeto a ser usado para a defesa”.

Os amuletos da sorte podem ser vários tipos de objetos, como pingentes, anéis, pedras preciosas, símbolos religiosos e místicos. Algumas dessas peças estão ligadas a determinadas religiões e culturas. Parte deles é usada perto do corpo, como cristais e pedras, com a função de curar. Além disso, algumas pessoas preferem usar mais de um amuleto e todos ao mesmo tempo.

A Origem dos Amuletos da Sorte

O primeiro registro que existe de um amuleto da sorte é do filósofo Plínio Velho no livro “História Natural”. A obra que fala de três tipos de amuletos é datada de 79 dC. O autor falar de objetos que protegem contra a negatividade e a má sorte, objetos que servem para serem usados para curar enfermidades e objetos que possuem substâncias profiláticas.

Os Amuletos da Sorte que são Símbolos Religiosos

Como foi dito anteriormente, muitos dos amuletos da sorte saem de alguma religião. No Egito antigo, por exemplo, uma parte da população usava como amuleto da sorte peças com inscrições com o olho Horus. Esse símbolo saia de uma religião e representa o Deus Sol. Esse é só um dos inúmeros exemplos desse tipo de amuleto da sorte.

Conheça os Símbolos Mais Populares Usados Como Amuletos da Sorte

Um dos símbolos mais comuns que podemos observar em amuletos da sorte são os olhos. Esse símbolo fálico representa a regeneração e o poder. É um símbolo da vida que usavam os egípcios. Além deles, os números considerados mágicos e os nomes dos deuses também fazem parte de amuletos desde a antiguidade e voltaram a ganhar popularidade no início do século XIX.

A Igreja e os Amuletos da Sorte

No primeiro e no segundo século os amuletos foram deixados de lado porque a igreja primitiva desencorajava as pessoas de usá-los. Eles passaram a ser objetos que usariam somente pagãos ou eram ditos como supersticiosos.

Foi uma forma que a Igreja também encontrou de substituir esses amuletos pelas imagens dos Santos, de Jesus e da Virgem Maria. Por isso, usaram a proibição como forma de conter a popularidade dos amuletos da sorte.

Amuletos Mais Populares nos Dias de Hoje

  1. As figas são usadas como amuletos da sorte para afastar o mal olhado. É muito comum usá-las como pingentes em cordões ou pulseiras.
  2. Olho de boi também é usado para afastar o mal olhado, neste caso, o amuleto fica em casa e geralmente, com um pouco de sal grosso ao lado.
  3. Trevo de quatro folhas dizem que é bom encontrar por acaso, apesar de que muitas pessoas costuma até mesmo procurar. Depois o amuleto da sorte vai para dentro da carteira para atrair dinheiro e sorte ou fica na bolsa ou dentro de um livro, bem guardadinho.
  4. A ferradura é colocada bem na porta de entrada para trazer para o lar felicidade e sorte e muita energia positiva.
  5. O patuá é muito usado na Bahia é uma proteção “completa” porque é um pingente com vários amuletos da sorte,c omo crucifixo, pimenta, entre outros. Se usa muito como chaveiro ou bijuteria, como cordão, por exemplo.
  6. Pentagrama é um amuleto da sorte usado como pingente e que traz proteção e sorte representando os quatro elementos naturais: ar, fogo, água e terra.
  7. A estrela de Davi também é muito usado como amuleto da sorte e como um pingente, principalmente para cordão. Significa a mistura de reforço dos poderes da mente, sabedoria e purificação.
  8. O senhor dos ventos é um amuleto usado na casa para espantar os espíritos com energias negativas e acalmar as pessoas daquele ambiente com boas energias.
  9. Jade é uma pedra que se acredita tenha poder de cura, além disso, ela tem com função de amuleto da sorte dar mais tranquilidade, purificar as emoções. A pedra jade também é usada para evitar problemas em animais causados por vários tipos de infecções, principalmente, as que afetam os olhos e estômago. Acredita-se que a pedra jade ajude a combater a solidão.
  10. A mão de Fátima é usada para atrair boa sorte, proteger contra as enfermidades. Esse é um daqueles amuletos da sorte que tem a ver com a cultura de um povo, no caso, do Marrocos. Tem origem islâmica e é representada por uma mão que tem dedos estendidos.
  11. Da cultura indiana temos o elefante indiano, muito usado no mundo todo como um pingente e também como enfeite de porta para proteção.
  12. As fitinhas religiosas também são muito usadas como amuletos da sorte e vão direto para os braços, um nó para cada pedido e pronto, é esperar ela arrebentar para que o seja realizado.
  13. A pimenta pode sair dos pratos para proteger a casa contra o mau-olhado. Normalmente, se usa um vasinho dentro de casa com uma pimenteira.
  14. O olho grego se tornou ainda mais popular no Brasil como amuleto da sorte depois da novela Salve Jorge que mostrou um pouco da cultura da Turquia. Também serve para colocar em algum ponto da casa para afastar o mau-olhado e também com pingente em joias.
  15. O gatinho com as patas levantadas e uma delas que dá um aceno faz parte da cultura dos chineses e é muito usado também pelos japoneses. Se você observar é difícil entrar em um comércio administrado por um chinês que não tenha  o gatinho para atrair fortuna e boa sorte. E o amuleto da sorte vem caindo no gosto de pessoas do mundo inteiro, até aqui no Brasil.
  16. Para muitos a borboleta é um amuleto da sorte e deve ser usada como broche ou pingente de uma joia ou bijuteria. É muito usada como amuleto para que o filho se transforme num bom aluno, para isso, acredita-se, basta pendurá-la no pescoço da criança.

E ainda existem muitos bichinhos que para muitos representam amuleto da sorte quando em forma de pingentes, como o sapo, o peixe, entre outros. Tudo depende da crença de cada um. Alguns amuletos são pessoais e existe um motivo para que determinado seja considerado para aquela pessoa algo que traz sorte.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.