Álbum de Figurinhas

Descubra como são fabricados estes álbuns que divertem tanta gente

Álbum de Figurinhas

Álbum de Figurinhas

A Copa mal começou e o público mal escolheu pra quem torcer, mas os Álbuns de Figurinha da Copa já despertaram a paixão de milhares de pessoas mundo afora.

No Brasil não foi diferente, e a febre do Álbum da Copa parece estar longe de acabar.

Os Álbuns de figurinha são uma diversão antiga. As figurinhas hoje em dia são compradas separadamente, mas já houveram figurinhas que vinham com o chiclete, por exemplo.

Veja como são fabricados estes álbuns

Copa

Copa

1) A primeira etapa é a escolha do tema que vai ser colocado no Álbum. Por exemplo, o Álbum da Copa aproveitou a animação e a popularidade da Copa e usou o campeonato como tema.

Mas a escolha não é aleatória. Uma pesquisa de mercado é realizada para verificar como o tema será acolhido pelo público.

Além disso, a escolha é feita durante uma reunião com pessoas do marketing e da equipe de criação.
Geralmente o tema é voltado ao púbico infantil ou adolescente, os maiores consumidores deste tipo de entretenimento.

2) Depois que a escolha do tema é feito, é preciso verificar se o tema escolhido não precisa de licenciamento. Por exemplo, um álbum de figurinhas da turma do Mickey precisaria da permissão da Disney para ser lançado. A empresa que detém os direitos podem ainda realizar exigências, como ceder apenas determinadas imagens e até decidir como as figurinhas serão coloridas, por exemplo.

3) As figurinhas são produzidas e editadas, assim como o álbum, que geralmente vem com mais conteúdo além da figurinha, como textos explicativos de personagens e curiosidades do assunto.

Processo

Processo

4) Terminado o processo de produção as figurinhas vão para a gráfica. A gráfica imprime as figurinhas e as corta com uma guilhotina (instrumento utilizado para realizar recortes rapidamente e em grande número, sem deixar rebarbas).

O assunto é tão sério que em São Paulo existe uma lei que obriga as editoras a imprimir as figurinhas de cada tipo na mesma quantidade. Isso protege contra a “especulação” com as figurinhas e garante que quem comprar o álbum vai conseguir terminar a coleção, se quiser.

5) Para empacotar as figurinhas, é utilizado um programa que determina através de cálculos matemáticos que figurinha vai em qual pacotinho. O objetivo é impedir que saiam figurinhas repetidas no mesmo pacote. A margem de acerto é de até 98%.

6) Os envelopes com os pacotinhos são feitos. Embora os pacotinhos sejam baratos, completar uma coleção sai por volta de 100 reais. Por isso, algumas editoras distribuem o álbum gratuitamente ou por preços irrisórios, de até 5 reais. Isso para estimular a compra das figurinhas, que é onde a editora realmente lucra.

Andressa Silva.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.