Adoção: Uma Opção Positiva

A Opção

Para as pessoas que foram diagnosticadas com infertilidade, casais de mesmo sexo e muitos outros casos, a adoção é a mais popular das opções que estes indivíduos possuem para ter uma criança. Apesar de ao longo dos anos a quantidade de crianças que estão disponíveis para adoção ter diminuído, há ainda muitas crianças prontas para serem adotadas.

Adoção: Uma Opção Positiva

Adoção: Uma Opção Positiva

Há muitas razões para que as famílias (ou pessoas) desejem adotar uma criança. A infertilidade, que é a incapacidade de engravidar ou levar uma gravidez adiante, é um deles. Isso porque, para os casais que são inférteis, a adoção é uma das únicas possíveis maneiras para conseguir ter filhos. Da mesma forma, os casais do mesmo sexo muitas vezes consideram a possibilidade de adoção. O mesmo acontece com mães solteiras que não desejam usar um substituto ou doador de esperma. Ao mesmo tempo, a adoção por parte dos padrastos tem se tornado cada vez mais comum após a morte do pai natural.

As Razões de Colocar uma Criança em Adoção

Sobre

Sobre

Há muitas razões em que as crianças são colocadas para adoção. Às vezes, a mãe solteira pode concluir que ela é incapaz de cuidar adequadamente do seu filho e sente que uma outra família poderia ser capaz de cuidar da criança de forma mais adequada. Outra razão pode ser a de que a criança tenha sido vítima de negligência ou abuso dos pais e os direitos da família sobre a criança foram encerrados por esse motivo.

Algumas culturas menosprezam mães solteiras e os pais naturais se sentem pressionados a colocar a criança para adoção e, às vezes, os planos de adoção são definidos antes do bebê nascer. Outras famílias colocam seus filhos para adoção porque preferiam que fossem de outro sexo.

A Capacitação para que se Consiga a Adoção de uma Criança

Processo

Processo

Nem todo indivíduo ou casal está qualificado para adotar uma criança pelos meios legais. Assim, para ser considerado apto para se candidatar a adoção, existem determinados critérios que devem ser cumpridos. Isso também varia de país para país e, por vezes, há diferenças mesmo dentro dos países, de região para região, pois estas podem ter leis diferentes. Quando um casal ou um indivíduo se candidata para adoção de uma criança, o mesmo deve ser submetido a uma avaliação de aptidão.

A checagem dos antecedentes criminais e de sanidade mental tem de ser realizada, bem como um estudo sobre o ambiente doméstico e uma verificação financeira. Às vezes, a pessoa ou o casal terá que frequentar cursos de pais para melhor prepará-lo para a ocasião. Após toda essa sabatina para determinar o quão apto o pretendente está, há ainda toda a burocracia jurídica, que varia de país a país de acordo com suas leis, transformando o que era prá ser um ato de amor ao próximo, uma maratona massante e cansativa.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.