Tem muito ator que começa cedo a carreira artística, desde criança começa a mostrar talento na televisão e cresce acompanhado pelo público.
O carioca Rafael Ciani, nome de batismo Rafael Hobbes Ciani, é um destes atores. O ator brasileiro que nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 1992, começou a carreira televisiva no programa infantil “Telletubbies”, na Rede Globo.
Em seguida, conseguiu continuar na emissora e foi trabalhar ao lado da apresentadora infantil Xuxa, no programa “Xuxa no Mundo da Imaginação”. No programa da Rainha dos Baixinhos, Rafael Ciani interpretava uma repórter investigativo, dentro do quadro “TV Porque” e ainda fazia outras pequenas participações em outros quadros do programa.
A experiência ao lado de Xuxa durou somente um ano, o breve período foi condicionado de uma segunda oportunidade oferecida para o ator mirim, que depois de um teste, foi escolhido para interpretar o personagem “Kiko” na novela “Começar de Novo” de Antônio Calmon. Na trama, que foi ao ar entre 2004 e 2005, em 197 capítulos, Rafael Ciani teve a oportunidade de mostrar aque além de ator é um bom cantor e pianista. O ator divide a televisão com aulas de canto e piano.
Depois do fim da novela, Rafael Ciani, continuou trabalhando na Rede Globo, foi convidado para participar da novela “Malhação” e também fez uma participação no programa exibido na época “Sob nova direção”.
Em 2006, voltou a fazer novelas, fez parte do elenco da novela “Cobras e Lagartos” dando vida ao personagem “Geleia”. No ano seguinte, interpretou “Danilo” na novela “Sete Pecados”. Na televisão ainda fez o personagem em “Três Irmãs” e “Neto de Aristides” em “Casos e Acasos”, ambas participações aconteceram no ano de 2008.
Fora da Rede Globo, viveu o personagem “Molecão” na história “Um menino muito maluquinho”, na TVE. No cinema interpretou “Macarrão”, no filme “Os Porralokinhas”, no ano de 2007.
Em 2006, levou o prêmio de melhor ator mirim pela atuação na novela “Cobras e Lagartos”, no festival Melhores do Ano.
O ator Rafael Ciani, revelou em diversas entrevistas que o interesse pela interpretação nasceu logo cedo. Com somente 2 anos de idade, ele começou a ter aulas de música na “Arte Música” e quando tinha alguma apresentação era o mais desinibido da turma em cima do palco. Depois da primeira experiência não parou mais, aulas de piano e de canto e interesse pelo mundo das novelas e filmes.
O seu trabalho mais recente não foi como ator, mas sim como apresentador do programa matinal da Rede Globo, o TV Globinho. Apesar da pouca idade, Rafael Ciani tem um grande e variado currículo.