Nas religiões de camdomblé e umbanda, Ogum é o guerreiro mais temido por todos depois de Exu, por ser destemido, conquistador e muito violento, muitos se curvam diante dele.

Ogum
Ogum foi o primeiro orixá que veio à terra, desceu do céu assim que se criou o primeiro semideus.
Junto com mais 3 orixás, Ogum forma o quarteto de orixás guerreiros, ele Exu são os donos de toda encruzilhada e caminhos.
Ogum tem uma conexão muito forte com seu irmão Oxaguaim, que é visto no Candomblé como senhor das guerras.
Sua Agressividade
Nas orações feitas à ogum, percebemos o medo das pessoas, já que o pedido de piedade é feito constantemente, durante vários trechos de orações.
Suas cantigas são violentas, dizem que ogum mata com razão, que tudo destrói com violência.
Os elementos desse orixá são Fogo e Terra, que lembra estradas e florestas.
Ele domina o progresso, a guerra entre as pessoas, em sua história de vida, vemos relatos de várias cidades conquistadas por ele, segundo seus adoradores, ele domina o desenvolvimento da metalurgia, é visto por seus seguidores como o deus do ferro e de toda tecnologia existente.
O seu dia de adoração é a Terça Feira, seu símbolo é todo voltado à armas, tanto as mais antigas quanto as mais atuais, ou seja, desde uma faca feita do ferro, à uma bomba (arma tecnológica).
Ogum e o Homem

Sobre
Ogum surgiu como um caçador, e está para ajudar os homens, com suas sete armas de ferro: faca, picareta, espada, machado, alavanca, enxada e a pá. Ele criou esses instrumentos para ajudar o homem a sobreviver em meio à natureza, e guerrear com seus inimigos de cidades vizinhas.
Os seus seguidores fazem pedidos, e após receber o seu desejo, fazem sacrifícios para Ogum, que aceita sacrifícios somente de animais machos, nunca uma fêmea. Como agradecimento, homens e mulheres matam e oferecem galos, pombos, bodes e até mesmo patos.
Sua comida preferida é a feijoada, e o inhame.
Pessoas com gênio forte, que lutam com vivacidade, que não descansam e correm sempre atrás de seu ideal na vida, são vistas como filhos de Ogum.
Suas Conquistas

Pontos
Com uma luta esquisita Ogum sempre venceu os inimigos, juntava sempre muitos escravos, e conseguiu devastar diversas cidades e estados, ele não se contentava com uma ou duas vitórias, queria sempre mais, sua vida era guerrear..
A cidade de Irê foi sua melhor e maior conquista, tanto que, após matar o rei de Irê, Ogum deixou seu filho comandar a cidade, deixou-o tomar o trono, e se intitulou Oníìre, que quer dizer, rei de Irê
As cores preferidas de Ogum são cores mais fechadas como o preto, azul escuro e o verde, sem esquecer de citar é claro, o vermelho, que lembra o sangue.