Esta é uma das comemorações mais importantes do ano, talvez perca apenas para o Natal que é uma festa de cultura religiosa. Conforme registros históricos a comemoração alusiva ao dia das mães tem sua origem na mitologia grega, na antiga Grécia as pessoas festejavam a chegada da primavera honrando à Rhea, que era a mãe dos deuses. O registro pioneiro desta comemoração se deu no princípio do século XVII, ocasião em que a Inglaterra deu início a tradição de dedicar às mães de operárias inglesas o quarto domingo de quaresma. Nesta data todas as operárias recebiam uma folga para que pudessem desfrutar a companhia de suas respectivas mães, e este dia em especial recebeu o nome de “Mothering Day” que mais tarde originou o “mothering cake”, uma receita de bolo feito em homenagem às mães para festejar o seu dia. No ano de 1872 surgem nos Estados Unidos as primeiras intenções de criar uma data com o intuito de homenagear as mães, sendo que esta sugestão partiu de uma escritora chamada Julia Ward Howe.
A Data Oficial
Apesar da sugestão de Julia Howe outra campanha foi iniciada por Ana Jarvis, em prol do dia das mães, esta americana nascida no ano de 1905 e cujos pais eram pastores, perdeu a mãe e a partir de então passou por períodos de grave depressão. Foi então que surgiu através da preocupação de amigas, a idéia inusitada de perpetuar sua mãe, em memória, oferecendo uma festa. Ana gostou da idéia e desejou que todas as mães fossem agraciadas com esta homenagem, estivessem elas vivas ou mortas, então se iniciou uma batalha, que durou cerca de 3 anos, pela criação do dia das mães, uma ocasião em que as crianças pudessem se lembrar e prestar homenagens as suas mães. No ano de 1910, aos 26 dias do mês de abril ocorreu uma celebração oficial pelo dia das mães que foi incorporada ao calendário do estado da Virginia Ocidental como uma data comemorativa, sendo que logo a seguir outros estados também aderiram ao dia das mães.
Atualmente
Neste ano de 2010 o Dia das Mães oficialmente considerado entre as datas comemorativas, completa 100 anos e é sempre celebrado no segundo domingo do mês de maio. A mentora desta idéia não se sentiu feliz com a repercussão desta data, pois sempre lutou para que as mães fossem reconhecidas pela sua importância, e não para que o dia se transformasse em um marco com fins lucrativos, com promoção do dia das mães e tantos outros apelos comerciais. Aqui no Brasil a primeira celebração se deu em 1918, sendo uma organização realizada pela Associação Cristã dos Moços de Porto Alegre, mas somente foi oficializada no ano de 1932, pelo presidente Getúlio Vargas. No ano de 1947 a data foi incorporada à Igreja Católica através de seu calendário oficial.