Origem da Seda

A lenda chinesa dá o título de Deusa de seda para senhora Hsi-Ling-Shih, esposa do mítico Imperador, que dizia ter governado a China por volta de 3000 aC. Ela é creditada com a introdução da criação do bicho e a invenção do tear. As mais recentes descobertas arqueológicas – um copo pequeno de marfim esculpido, com um design da seda e provavelmente entre 6000 e 7000 anos, e ferramentas de fiação, fios de seda e fragmentos de tecido ao longo do baixo Yangzi revelam as origens da sericicultura ser ainda mais antiga.

Bicho da Seda

Há muitas variedades indígenas de traças de seda selvagem encontradas em uma série de países diferentes. A chave para compreender o grande mistério e a magia de seda, e da dominação da China da sua produção e promoção, está com uma espécie: a traça, cego flightless, Bombyx mori.

Traça

Prevê 500 ou mais ovos em 4 a 6 dias, e morre logo depois. Os ovos são leves, cem deles pesam apenas um grama. De um montante de cerca de 30.000 ovos vêm vermes que comem uma tonelada de folhas de amoreira e produzem doze quilos de seda crua.

O Segredo da Sericicultura

Produção de seda é um processo demorado e exige constante atenção. Para produzir seda de elevada qualidade, há duas condições que precisam ser cumpridas – impedir a eclosão da mariposa e aperfeiçoar a dieta em que os bichos devem alimentar.Chineses desenvolveram caminhos secretos para os dois.

Produção

* Os ovos devem ser mantidos a 65 graus F, aumentando gradualmente para 77 graus de altura em que chocam. Milhares de alimentação dos vermes são mantidos em bandejas que são empilhados um em cima do outro. Uma sala cheia de vermes munching soa como chuva caindo no telhado. O bicho recém eclodido multiplica o seu peso 10000 vezes dentro de um mês, mudando de cor e derramando sua pele cinza esbranquiçada várias vezes.

* Depois de oito ou nove dias em um lugar quente e seco dos casulos está pronto para ser desenrolado. Primeiro, eles são cozido ou assado para matar os vermes, ou pupas. Os casulos são então mergulhado em água quente para afrouxar os filamentos bem tecida.

Casulo

Estes filamentos são desenrolada em um carretel. Cada casulo é formado por um filamento entre 600 e 900 metros de comprimento! Entre cinco e oito destes filamentos de super-fino são torcidos juntos para fazer uma lista de discussão.

* Finalmente, os fios de seda são tecidas em pano ou utilizados para trabalhos de bordados. Roupas feitas de seda, não são apenas belas e leves, eles também são quentes no clima frio e fresco no tempo quente.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Insetos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.