Fotos de Flamingos
Os flamingos, com nome científico Phoenicopterus ruber, são aves de grande porte. Eles possuem como principais características as pernas finas, compridas e vermelhas e também o pescoço longo e esguio, além do bico comprido e curvado, em cores fazendo um degradê entre alaranjado e o preto. O corpo dessa ave é bastante robusto e esbelto, coberto de plumas que variam entre o rosado e o avermelhado.
Esses animais têm em média um metro e meio de comprimento quando de pé, e pesam cerca de um quilo e oitocentos gramas, havendo variações. As fêmeas geralmente são um pouco menores que os machos, contando com asas grandes e caudas mais reduzidas, além da face ser nua.
O habitat natural dos flamingos são lagunas rasas, lagos, pântanos e águas salobras e sem vegetação, e eles são encontrados principalmente na América do Sul, como aqui no Brasil, Peru, Chile, Uruguai e Argentina.
Os flamingos têm o hábito de viver em bandos, são animais aquáticos e realizam suas atividades tanto durante o dia, quanto durante a noite. Para dormir, ele permanece imóvel e deixa uma das pernas bem encolhidas próxima ao peito e a outra, bem fina e longa, permanece sustentando todo o corpo, exigindo uma imensa e surpreendente estabilidade. O pescoço é uma parte do corpo que é bem difícil de ficar equilibrada, principalmente devido o peso do seu bico, por isso, para acomodá-lo de forma adequada, o flamingo a deixa curvada e apoiada sobre o dorso, e encaixa sua cabeça entre a asa e o tronco. Porém, quando o animal está desempenhando suas atividades, as suas longas pernas tendem a se adaptar conforme os hábitos alimentares dos mesmos. Elas permitem que a ave passeie por águas mais rasas e pare quando precisa procurar alimentos no fundo da lama.
O vôo desses animais geralmente acontece em conjunto e em fora de linha oblíqua o em forma de cunha, chegando até a produzir um ruído semelhante a uma trovoada. O flamingo que fica na frente sempre é substituído por outro e em boa parte do tempo eles preferem ficar ao sol para que ocorra a remoção da lama de sua plumagem e simultaneamente eles conseguem impermeabilizar a mesma através de uma substância que é expelida por uma glândula anal e tem um aspecto oleoso.
A alimentação dos flamingos é proporcionada por sua própria atividade de pesca, que eles realizam em águas mais rasas, deixando seu pescoço inclinado para baixo de forma que a maxila fique na direção do fundo que é mais lodoso. Desse modo ele consegue filtrar em seu bico o alimento propriamente dito, que é constituído basicamente por pequenos animais que vivem na água, como por exemplo moluscos, larvas de mosquitos, e pequenos crustáceos e algas.
Os flamingos se reúnem durante a primavera em colônias para que possam construir seus ninhos, que tem o formato de um cone truncado constituído de lama que foi toda amassada com o bico. A reprodução se finaliza quando o flamingo fêmea põe dois ovos de cor azulada, com dimensão de aproximadamente oitenta por cinquenta milímetros e a incubação dos mesmos dura entre vinte e oito e trinta e dois dias.
Como essas aves tem uma certa dificuldade em se abaixar, eles acabam montando seus ninhos um pouco mais altos, em uma altura de dez a quarenta centímetros. Os filhotes de flamingos nascem brancos e nos seus primeiros dias adquirem uma cor cinza escura. Eles são bem ariscos e evitam ficar em regiões cobertas, já que é nesses locais que seus inimigos ficam abrigados.
Curiosidades Sobre os Flamingos
Abaixo serão apresentadas algumas curiosidades sobre o flamingo, essa ave que está em extinção aqui no Brasil, sendo encontrada atualmente apenas no estado do Amapá. Isso acontece principalmente pela cultura de arroz nos lagos desse local e também pelo costume de captura dos ovos dessa ave.
Uma curiosidade dessa ave – que já foi relativamente citada acima – é que elas tem o hábito de ficar em uma perna só. Um dos principais motivos para isso acontecer é o fato de que desse modo eles podem equilibrar a temperatura de seu corpo, já que vivem em zonas aquáticas e esse hábito de deixar só uma das pernas na água, faz com que eles não percam totalmente o calor do corpo.
Outra curiosidade é que a alimentação dos flamingos acontecem de forma filtrada, já que através de certas protuberâncias em sua língua, e de algumas estruturas rígidas em suas mandíbulas, faz com que eles consigam fazer um tipo de bombeamento da água de modo a reter partículas e raspar alguns alimentos com a língua.
Os flamingos são animais monogâmicos e de modo geral acasalam com o mesmo parceiro por toda a vida. Além disso, tanto o macho, quanto a fêmea se empenham na fase de incubação dos ovos e também nos primeiros cuidados de seus filhotes.
A coloração dessas aves se dá principalmente pela alimentação que é rica em carotenos, que é uma substância que depois de ser absorvida, fornece uma coloração avermelhada para suas penas. As principais fontes de carotenos são os crustáceos, que também são os alimentos preferidos dos flamingos.