Vacinas Que Todo Adulto Deve Tomar

Pais e mães estão sempre se preocupando com os filhos, principalmente se o assunto for saúde, porém, muitos, acabam esquecendo de cuidar da própria saúde. E pequenos gestos como a vacinação, que pode ser tomada no posto de saúde perto de casa, acabam sendo deixados de lado.

Por Que As Vacinas São Necessárias Também Para Os Adultos?

As vacinas são necessárias sim, a prevenção é o melhor modo de enfrentar os problemas de saúde. Graças a elas podemos ficar livres de várias doenças causadas por bactérias ou vírus.

E falando nisso, saiba que existe uma diferença entre as vacinas usadas em casos de contaminação por bactérias ou por vírus. A primeira, bactérias controla o que é chamado de surto epidemiológico. Enquanto as vacinas que combatem as doenças causadas por vírus, na maioria das vezes, exercem a imunização. Na prática, significa que tomar uma dose dessa vacina é estar livre para o resto da vida daquela determinada doença. Essas vacinas são aplicadas em períodos determinados para que tenha o efeito de imunizar o paciente.

As vacinas para os adultos também são importantes quando eles são “atacados” por doenças crônicas e isso faz com que a necessidade de tomar determinadas vacinas aumente. Vale ressaltar que pessoas com doenças crônicas e com mais de 60 anos estão no grupo de risco e por isso, devem redobrar a atenção em relação as datas das vacinas para adultos.

Por Que As Vacinas São Necessárias Também Para Os Adultos?

Por Que As Vacinas São Necessárias Também Para Os Adultos?

Prepare a Sua Carteira De Vacinação

Ao todo, os adultos devem tomar 7 vacinas:

Para combater o tétano e a difteria é necessário dose da vacina dupla tipo adulto.

Para combater a rubéola, o sarampo e a caxumba o adulto precisa da vacina tríplice (viral).

Para combater a hepatite B o adulto precisa da vacina contra a doença.

Para combater a pneumonia o adulto precisa da vacina pneumo 23.

Para combater a febre amarela.

Para combater a gripe

Para combater a HPV.

Prepare a Sua Carteira De Vacinação

Prepare a Sua Carteira De Vacinação

Doenças: o Melhor é Evitá-las

A difteria é uma doença causada por uma bactéria e classificada como infecto-contagiosa. O que significa que uma pessoa pode pegar a doença de outra através de secreções, como a saliva. Essa doença afeta o sistema respiratório. Quando a difteria é detectada em uma pessoa ela apresenta os seguintes sintomas: dores de cabeça, febre alta, sensação de que a garganta está fechada. Nos casos mais graves da doença pode acontecer uma inflamação do coração. E se a doença não for tratada pode levar à morte.

Para combate a difteria é aplicada a vacina dupla, a mesma usada para proteger contra o tétano. Ela é aplicada em três doses, com intervalo entre cada dose de dois meses. Porém, essa vacina deve ser aplicada na infância, todas as três doses. Os adultos podem conferir na caderneta de vacinação se as doses foram tomadas em dia. Depois desse período, deve ser tomado o reforço, a cada 10 anos.

O tétano é outra doença causada por uma bactéria. A vacina que protege contra o tétano é a mesma que evita a difteria. Assim como a difteria, o tétano também pode levar à morte.

Pode acreditar que ferir o pé com um prego é muito perigoso, um acidente que pode levar à morte. E apesar de ser uma verdade, muitas pessoas não acreditam. A contaminação pode acontecer quando o prego está enferrujado. O tétano atinge os músculos provocando espasmos. Os músculos mais atingidos são os chamados de diafragma. Se a pessoa contaminada não receber tratamento imediatamente pode sofrer uma parada respiratória.

Vacina Tríplice-viral : Sarampo, Caxumba e Rubéola:

Outra doença contagiosa, que pode ser combatida com vacina é o sarampo, que é causado por um vírus. A doença deixa a pessoa contaminada com manchas vermelhas, facilitando o diagnóstico.

O sarampo não contamina somente as crianças, pessoas de qualquer idade podem ser infectadas pelo vírus que provoca a doença. Porém, é mais difícil na fase adulta.

A caxumba também é uma doença contagiosa e o pior, a sua transmissão acontece de forma simples, através das vias respiratórias. Adultos e crianças podem se contaminar com a caxumba. Porém, ela acomete mais as crianças. Porém, apesar da menor incidência nos adultos, ela é bem mais forte. Nessa faixa etária, ela pode evoluir para surdez, meningite, encefalite, inflamação nos testículos, ovários e pâncreas.

Podemos dizer que a rubéola não é perigosa como as outras doenças infectocontagiosas. Na verdade, ela representa um risco para as mulheres grávidas, porque pode criar problemas na formação do bebê. Por isso, as mulheres que pretendem ter filhos e, ainda não foram imunizadas devem tomar a vacina antes de engravidar.  A aplicação deve ser feita dois meses antes do inicio da gestação.

A tríplice-viral é uma vacina que deve ser tomada enquanto ainda se é criança. Porém,  pessoas na fase adulta, que não tomaram as doses recomendadas para a imunização e,  nasceram depois de 1960, devem tomá-las.

A hepatite B tem um grande problema para o diagnóstico, ela não apresenta sintomas. Algumas pessoas se curam sem saber que tem a doença.  No entanto, em outras a hepatite B pode assumir a forma crônica. Na prática isso significa que o fígado está lesionado, podendo causar câncer ou cirrose.  É uma doença contagiosa.  E a transmissão pode acontecer através do sangue infectado e da relação sexual.

A pneumonia é caracterizada pela inflamação nos pulmões que é causada por agentes infecciosos. Esses agentes podem ser: bactérias, vírus, fungos e reações alérgicas. Os sintomas da pneumonia são: febre alta, suor intenso, calafrios, falta de ar, dor no peito e tosse com catarro.

A vacina contra a febre amarela é recomendada para qualquer pessoa que mora em local onde há o risco da doença e ou para quem vai viajar para esses locais. Essa doença é transmitida pelo Aedes aegypti e pode levar à morte, quando não tratada adequadamente.  Cada dose da vacina para combatê-la tem validade de 10 anos.

A gripe é uma doença transmitida através das vias respiratórias. Seus sintomas são: dores de cabeça, dores nos músculos e febre alta. O ciclo, isto é, do início ao fim, em geral, dura uma semana.  Pessoas com mais de 60 anos podem tomar a vacina contra a gripe nos postos de saúde.

Papilomavírus humano-HPV é uma doença causada por um vírus e o contágio acontece durante a relação sexual.  Dos casos registrasdos de câncer do colo do útero, 90% é conseqüência do HPV. O vírus ainda pode provocar: tumores de vulva, pênis, boca, ânus e pele. Existem as vacinas: bivalente que protege dos tipos 16 e 18 de HPV e só é aplicada em mulheres, a quadrivalente é mais indicada porque, além de proteger dos tipos 16 e 18, protege dos tipos 6 e 11 e serve também para os homens.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.