O Escândalo De Espionagem Estados Unidos

O ano de 2013 foi marcado por uma série de acontecimentos que deixaram várias nações de todo mundo, preocupadas com as ações dos Estados Unidos da América. Um homem que trabalhava em uma empresa teoricamente de “segurança” nacional e americana expôs um número exorbitante de documentos que comprovavam a ação de espionagem dos americanos sobre países amigos, inimigos e emergentes.

O Brasil foi um dos países que mais sofreu com essas ações, por isso vamos procurar entender como se deu esse escândalo, envolvendo o nome e muitos documentos comprobatórios dos Estados Unidos. Veja a seguir de onde vieram, quem compartilhou e o que estes documentos falam que deixou o presidente Barack Obama pisando em ovos, e as outras nações do mundo com os dois pés atrás com o país importante da Terra.

O Escândalo De Espionagem Estados Unidos

O Escândalo De Espionagem Estados Unidos

A NSA – National Agency Security – A Agência De Nacional De Segurança Dos Estados Unidos

Como o próprio nome diz, ela é a agência de segurança, nasceu ainda nos anos 50, quando os Estados Unidos começaram a despontar como a maior nação do mundo. Para manter tal posto eles deveriam manter vigilância triplicada sobre tudo o que diz respeito a eles.

Uma das principais funções deste órgão é interceptar, captar, traduzir e decifrar mensagens e sinais enviados de todo o mundo. Os tornando os maiores intérpretes de criptografia, mesmo tão obcecados com essas informações e com o resto do mundo sabendo de sua fixação por tal assunto, as mensagens nunca foram divulgadas, até que um rapaz contratado pela agência, colocou sua cabeça a prêmio e se tornando um dos maiores inimigos da terra do tio Sam.

A NSA - National Agency Security - A Agência De Nacional De Segurança Dos Estados Unidos

A NSA – National Agency Security – A Agência De Nacional De Segurança Dos Estados Unidos

Quem é Edward Snowden?

Edward Snowden é o jovem americano responsável pela obtenção e distribuição dos documentos secretos dos Estados Unidos. O rapaz, de apenas 30 anos, é considerado foragido da polícia americana. Ele trabalhou na Agência Nacional de Segurança Americana e na CIA, a Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos.

Quando passou por esses dois órgãos americanos, Snowden reuniu documentos e vários detalhes dos programas confidenciais de vigilância do seu então governo. Da reunião dessas provas de espionagem, surgiu então o desejo de mostrar ao mundo que todos são vigiados, então ele revelou detalhes do PRISM.

O PRISM é nada mais que o programa de vigilância dos EUA, é nele que se encontravam os dados da vigilância e das comunicações interceptadas pelos Governo Americano. Por causa da divulgação do PRISM, Snowden pediu asilo político a diversos países, inclusive o Brasil, e desde agosto de 2013 se encontra na Rússia.

A Entrega e Divulgação Dos Documentos

Para concluir seu plano de divulgação do material obtido, Edward Snowden entrou em contato com um jornalista inglês que reside no Brasil, Glenn Greenwald. Segundo Glenn, Edward o entregou mais de 5 mil documentos, porém quando começou à divulgação, ele não havia conseguido ler sequer a metade.

Greenwald é correspondente do jornal inglês The Guardian e por isso a bomba estourou primeira lá fora. As primeiras informações sobre o escândalo foram divulgadas no jornal inglês e no americano The Washington Post. A grande revelação ficou a cargo que o Brasil seria o grande alvo dos Estados Unidos. Glenn ainda afirmou na época que iria revelar todos os documentos que ele recebeu, pois a população mundial merecia saber que está sendo investigada pelo Governo Americano.

Mas Por Que o Brasil? Fomos Somente Nós?

Na realidade, não se sabe exatamente o motivo que levou os EUA a espionarem o Brasil de forma tão profunda. O que se sabe ao certo é que os países em ascensão estão todos na lista, assim como os “inimigos” declarados e os países aliados.

O Brasil entre outras coisas teve o email da então presidente Dilma Rousseff espionado, assim como os emails de assessores bem próximos da presidenta. Glenn informou que milhares de brasileiros tiveram seus emails vigiados, e sigilo telefônicos quebrados.

Foi revelado ainda que os Estados Unidos espionou ações estratégicas de mercado , venda e compra de produtos, e ainda espionou a PETROBRAS. Tudo isso foi revelado entre junho e agosto de 2013, porém foram obtidas informações de outros países como China, Japão, Índia e o México. Em outubro do mesmo ano, foi divulgado que houve também espionagem na França, o jornal Le Monde divulgou documentos que comprovavam essa vigilância.

Qual a Reação Dos Países Envolvidos Nesse Escândalo?

Toda essa revelação fez com que o mundo inteiro começasse a pensar o quê os Estados Unidos estavam vigiando, afinal eles afirmavam que a investigação era apenas para os países que lhe ofereciam algum risco, no caso países que os EUA enfrentam na famosa “Guerra ao terror”.

Porém, com a divulgação desses documentos foi-se descoberto que os Estados Unidos espionava seus concorrentes econômicos e ganhava vantagens na hora da negociação, por isso o Brasil foi tão atingido por tais atos, fazendo perder diversos contratos e muito dinheiro.

Quando falamos sobre a reação devemos levar em conta 2 pontos diferentes, boa parte da população se indignou, porém fez bastante graça com o “problema”. Em contrapartida a então presidente do Brasil pediu explicações plausíveis ao Presidente americano, que nada dizia além de: “Estamos buscando informações”. E esta foi a mesma resposta dada aos outros governos que cobraram explicações, Obama chegou a telefonar para François Holland, então presidente da França.

A presidenta brasileira foi ainda além, durante o turbilhão de informações sobre espionagem e em meio a uma guerra civil na Síria, aconteceu uma reunião do Conselho de Segurança da ONU, Organização das Nações Unidas, e como sempre acontece o Brasil foi o primeiro a discursar.

Não se sabe se foi uma estratégia política, mas o que se sabe é que o discurso de Dilma Rousseff passou longe da guerra civil no Oriente Médio e foi focado quase que exclusivamente no caso da espionagem americana. Dilma pediu mais uma vez explicações para Obama, ele por sua vez resumiu o questionamento da presidenta brasileira a apenas 1 frase, que como sempre não convenceu ninguém da veracidade e mudou de assunto.

Diante de todas essas informações, o que se sabe é que mesmo com todas as provas os Estados Unidos irão sempre negar ou minimizar os fatos, e sabe-se ainda que eles não irão parar com essa espionagem, afinal eles precisam ter a vantagem para tentar continuar a ser o país mais rico do mundo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Mundo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.