Análise das Técnicas Utilizadas na Seleção de Pessoal

Várias Técnicas Empregadas

Os profissionais especializados no setor de recursos humanos, quando vão fazer uma seleção de pessoal para a empresa, dispõem de várias técnicas para auxiliá-los nesse processo e devem estar capacitados para escolher a pessoa que melhor se adapta à demanda da organização empresarial.

Para que os especialistas possam ter sucesso nessa escolha, os gestores da empresa devem provê-los com informações detalhadas sobre as qualidades que os aspirantes ao cargo que deverá ser ocupado tem de possuir, além de informá-los sobre as condições pertinentes à função que deverá ser exercida.

Tecnicas

Alguns exemplos de técnicas mais utilizados para selecionar candidatos são: testes psicológicos, entrevistas com os candidatos, dinâmicas de grupo, análise curricular, técnicas de vivência, entre outras.

Aplicação das Técnicas de Seleção

As técnicas que são utilizadas para a seleção de profissionais devem ser vistas somente como boas ferramentas no auxílio de todo o processo seletivo.

Porém, os especialistas são unânimes em ressaltar que somente elas não bastam para fazer uma análise mais criteriosa do candidato que irá ocupar o cargo oferecido.

É necessário que, tanto o profissional de recursos humanos, quanto a chefia imediata que deve estar junto com ele na hora da seleção, tenham a percepção para identificar o candidato que apresenta uma personalidade mais adequada ao cargo que pretende ocupar dentro da corporação.

Todas as técnicas de seleção de pessoas devem ser utilizadas, pois dão a dimensão correta do candidato que mais se aproxima do perfil que a empresa demanda.

Entrevista

No entanto, a real medida de todo esse processo será dada somente pela vivência que o profissional de recursos humanos deve ter para entender as nuances do comportamento humano.

Aprofundamento em Algumas Técnicas

Cada técnica para seleção de pessoal tem uma função específica. Enquanto uma é utilizada para analisar os currículos dos candidatos, outras servem para verificar atitudes e pensamentos do aspirante ao cargo, como a técnica da entrevista pessoal e coletiva, e assim por diante. Veremos com mais cuidado algumas delas:

Análise curricular do candidato: é a primeira etapa para se selecionar candidatos. Ela é feita quando o especialistas analisa as habilidades e competências do profissional e sua evolução (ou não) em outros locais por onde trabalhou.

É uma fase onde o selecionador deve ter muito cuidado para que as notificações importantes sobre a vida profissional do candidato não passem despercebidas.

Nessa etapa, a atenção é fundamental para que somente os candidatos com alguma chance de conseguir a vaga de trabalho na empresa possam ser chamados. Isso economiza o tempo do selecionador, do candidato e, principalmente, da empresa.

Funções

Técnica da entrevista: durante a entrevista com o candidato, o especialista tenta aprofundar as informações que obteve dele na análise de currículo.

Nessa etapa do processo de seleção, o recrutador procura saber mais sobre a personalidade do candidato, se seu perfil está adequado à função disponível na empresa e, principalmente, se ele apresenta as habilidades que são compatíveis com os interesses da empresa.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.