O paraquedismo é um dos esportes radicais mais praticados e que mais vem
conquistando adeptos ao redor do mundo. Existem várias modalidades do esporte, algumas bastante desconhecidas para o público leigo.
Muitas pessoas acham que o paraquedismo se resume a pular de um avião, abrir um paraquedas e esperar até a hora de pousar. Mas isso é apenas uma pequena parte de um esporte cheio de adrenalina e que exige muito treino dos praticantes.
Como o paraquedismo é um esporte caro, poucas pessoas praticam e por isso suas modalidades são desconhecidas. Um treino para pular de paraquedas pode custar até 4 mil reais em algumas localidades do Brasil.
Modalidades de Paraquedismo

Modalidades de Paraquedismo
A modalidade mais antiga é a de precisão, que consiste no praticante pular com o velame (nome da lona do paraquedas) aberto, objetivando atingir um alvo no chão chamado de mosca e que tem 2,5 centímetros de raio.
A Estilo é outra modalidade presente nas competições de paraquedismo clássico juntamente com a modalidade Precisão. É mais praticada por militares e consistem em realizar curvas com 360º e fazer dois loopings no ar.
A queda livre (também chamada de freefly) é realizada geralmente por três saltadores que podem fazer diversas manobras. As mais tradicionais são: sentado, de cabeça para baixo e em pé. Para quem gosta de manobras uma opção é o skysurf, que é praticado com uma prancha que permite giros rápidos e manobras mais arrojadas.
Modalidades Menos Conhecidas

Paraquedas
Entre as modalidades não tão populares está o Cross Country, realizado em dias de fortes ventos e cujo objetivo é percorrer o maior espaço possível mantendo o paraquedas aberto. No Free Style o atleta salta em duplas e realiza seqüências acrobáticas similares a algumas vistas em competições de ginástica e saltos ornamentais.
Algumas modalidades possuem nome esquisito, como a modalidade “Trabalho Relativo de Velame”, onde o paraquedista salta com o velame aberto e o objetivo é demonstrar perícia na hora de pilotar o paraquedas. Esse salto e feito em equipe e o objetivo é formar o maior número de figuras no ar.
Formação em Queda Livre

Saltos
Outra modalidade que objetiva formar figuras é a Formação em Queda Livre, cujo propósito é realizar o maior número de saltos possíveis. O detalhe é que isso deve ser feito em queda livre! O objetivo de quem pratica a modalidade Wing Fly é demorar o maior tempo possível para terminar o salto em queda livre.
Para atrasar a queda, o saltador usa roupas especiais que possuem espécie de asas entre os braços e pernas que são infladas pelo vento, causando atrito com o ar e atrasando a queda alguns segundos. Embora algumas pessoas achem que é adrenalina demais, quem pratica o esporte geralmente não se arrepende e continua saltando.
Neto