Benefícios da Natação: A Aliada da Saúde

Benefícios da Natação

A Natação é uma atividade física que trabalha todos os grupos musculares. Assim, alivia as tensões do dia-a-dia, ajuda a reduzir a gordura corporal e a recuperar lesões.

Independente do estilo da natação como, crawl, borboleta, peito e costa, você estará trabalhando todos os grupamentos musculares. Os riscos de ocorrer lesões ao praticar a natação é bem pequeno, pois a água amortece os impactos. Devido a isso, torna esse esporte excelente para as pessoas recuperar lesões. A natação também ajuda a relaxar, a reduzir gordura corporal quando é praticada de modo correta.

Esse esporte permite que você vá além, pois devido ao fato dele amortecer o impacto dos exercícios, ele faz com que você acabe tirando mais aproveito da sua capacidade do que os demais esportes.

Grupamentos musculares trabalhados durante a natação!

Em casos de atletas que nadam os 4 estilos da natação como, o crawl, borboleta, peito e costas, acaba trabalhando todos os grupamentos musculares.

Outros benefícios ao praticar a natação

– Não causa impactos na musculatura e nem nas articulações. Dessa forma, não existe risco de lesões;

– Gasta até 600 kcal/hora (calórias);

– Trabalha o sistema respiratório e cardíaco, fazendo com que o condicionamento físico fique melhor.

– Melhora o humor.

no images were found

A importância da Alimentação

Ao praticar a natação, é de suma importância seguir uma dieta balanceada e suprir as necessidades que o seu corpo tem de todos os nutrientes, pois esse esporte exige uma demanda de bastante energia.

Durante a prática da natação, não é recomendável comer, porém é super importante se manter hidratado, pois o seu corpo perde muitos fluídos. Os carboidratos são a fonte mais eficiente de energia para os músculos. Um atleta necessita de energia , devido ao desgaste físico ao praticar esporte. Assim, é super válido que o nadador mantenha uma dieta rica em carboidratos.

Os suplementos alimentares são importantes para suprir as necessidades, pois alguns nutrientes necessários para esse esporte não são encontrados em grande quantidade nos alimentos ou até mesmo no próprio corpo. Isso irá melhorar o seu desempenho ao praticar a natação, pois ajudará no aumento da massa muscular, na manutenção, aumentará o seu metabolismo e o sistema imunológico,. Também irá fornecer quantidade de minerais e vitaminas que a pessoa da qual pratica natação, necessita para se exercitar melhor.

Conheça os Melhores Suplementos para Natação

Sports drink: Esse suplemento além de manter o corpo hidratado, é uma fonte de carboidratos, o qual é a base da alimentação e suplementação de um atleta. Fornece também minerais e eletrólitos que são essenciais para o corpo do atleta e controla as trocas de água do organismo. Em sua composição, você irá encontrar alguns componentes como cálcio, sódio, potássio, cloro, magnésio, fosfato, bicarbonato e sulfato.

Multivitamínicos: Esse suplemento auxilia na recuperação muscular e fornece energia para os músculos trabalhados.

Dextrose: Suplemento de uma rica fonte de carboidratos. Mais conhecida como glicose, a dextrose é a principal fonte de energia do corpo, a qual também é considerada um carboidratos simples, pois é absorvido e ingerido rápido, aumentando a energia do atleta de imediato.

Barras protéicas: Excelentes para evitar o catabolismo e substituir lanches. Podem ser levadas junto com o atleta para qualquer lugar e podem ser ingeridas antes de entrar na água, ou até mesmo durante a prática do esporte, pois ajuda a manter o metabolismo acelerado. São barras saborosas e uma excelente fonte de proteína.

Whey protein: Esse suplemento é a proteína de maior valor biológico e de maior qualidade que existe no mercado. Ele ajuda na sua recuperação depois da prática do esporte. Contém aminoácidos, que são absorvidos rapidamente e levados até os músculos para o reparo dos tecidos. É digerido de maneira fácil e rápida.

Guaraná: Esse suplemento fornece energia ao corpo, além de manter o atleta ligado na prática pois o ajuda em uma boa atividade do fluxo sanguíneo e da adrenalina. Tuso isso contribui na realização dos movimentos braçais e para ter noção de espaço que deve ser ocupado na raia. Ajuda também a manter um ótimo funcionamento do metabolismo e do sistema nervoso central. Porém o uso excessivo da cafeína contida no guaraná pode prejudicar, por isso use com moderação.

Termogênicos: Ideal para quem quer uma auxiliar na perda de peso junto da prática da natação.  Devido a ação termogênica, o metabolismo do atleta mantém acelerado para que assim ele consiga queimar mais gordura durante o dia, até mesmo durante o descanso. Sua ação é mais efetiva quando é ingerido com uma atividade aeróbica que auxilie na perda de peso.

Cuidados a serem tomados ao praticar a natação!

Não existe risco para quem pratica natação, como lesões, porém o atleta não deve extrapolar os seus próprios limites físicos. Os batimentos cardíacos deve ter a frequência mais altas de 75% da máxima permitida.

As aulas de natação, devem ser equilibradas, caso não seja o atleta acaba forçando demais uma só parte do corpo. Isso ocorre principalmente quando a aula é inteira feita com as nadadeiras ou palmar, ou quando a pessoa nada somente de um estilo.

Para ganhar mais resistência, nade com uma camisa, depois quando você nadar sem, você irá ter mais facilidade.

A natação pode ser um exercício de duração longa e intensidade baixa ou pode ser de duração curta e intensidade alta. Você tem de “optar” através do objetivo que você busca ao querer praticar a natação.

Conheça alguns equipamentos usados na natação

– Óculos de natação – objeto fundamental para proteger os olhos do sal e do cloro;

– Maiô ou sunga;

– Pranchas – Excelente para melhorar a técnica da pernada, aumentar a força nas pernas e a confiança dentro da água.

– Toca de cabelo – Para não deixar o cabelo atrapalhar (em caso de mulheres), porém homens também usam.

no images were found

Gostou da parte de perder peso? Borá lá, nadar!

Para isso o primeiro passo, é fazer um preparo, antes de começar a praticar a natação. Faça em uma papel um plano de exercício e de dieta. Anote as calorias consumidas e os exercícios concluídos por dia. Assim calcule as necessidades de consumo diário de calorias, e então você saberá a quantidade de caloria que deve consumir para manter o peso atual. A partir dai, você pode consultar um médico que irá realizar o seu IMC, e dizer o quanto você tem de perder, e também irá auxiliar em sua nova dieta.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Individual

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.