Hanseníase Tuberculóide

A hanseníase é uma doença que está relatada já nas páginas do Antigo Testamento quando Jó tem chagas sobre todo o corpo e “suas feridas vão da planta do pé até o alto da cabeça”. Depois no Novo Testamento continuam os relatos em relação aos homens e mulheres portadores desta doença.  A hanseníase é popularmente conhecida como lepra devido ao microorganismo causador da doença Mycobacterium leprae e em tempos idos não havia tratamento para esta doença que afetam mulheres e homens. Seus portadores tinham destinos tristes, horríveis, que faziam com que vivessem isolados onde apodreciam e chegavam a morte sem qualquer possibilidade de cura.

Prevenção

Prevenção

Tipos de hanseniase

Várias são os tipos de hanseníase. E a hanseníase tuberculóide é uma delas, pode ser dito que é a “menos ruim” com poucas lesões alterando especialmente os nervos próximos as lesões causando dor, atrofia muscular e fraqueza.Para identificar o bacilo causador da doença há um teste que se chama teste de Mitsuda que não diz se a pessoa tem ou não a doença, ele apenas mostra se o indivíduo é resistente ou não ao bacilo. Os sintomas é que diferenciam o tipo da hanseníase. Além da hanseníase tuberculóide tem a Hanseníase indeterminada, a Hanseníase borderline e a Hanseníase virchowiana.  Cada uma delas tem manifestações características e suas lesões e sintomas se diferenciam.

Hanseníase Tuberculóide

Hanseníase Tuberculóide

Tratamento

Hoje a hanseníase tem cura e todos os exames e medicações necessárias para o diagnóstico e tratamento da doença são gratuitas e encontrados nas Unidades de Saúde do Sistema Único de Saúde onde estes pacientes são acompanhados durante todo o processo da doença. A aréa da saúde informa que o tempo de tratamento varia de acordo com o tipo de hanseníase pelo qual o paciente está infectado. Para os casos mais amenos o tratamento com os agentes de saúde pode durar seis meses e as formas mais graves até um ano.

Doença

Doença

Transmissão

Em tempos de gripe A muito se fala na transmissão do vírus H1N1a famosa gripe suina e uma campanha universal com orientações para a prevenção do contágio vem sendo ostensiva em todos os setores de saúde e educação. Capacitações estão sendo desenvolvidas a fim de orientar as pessoas para evitar a infecção. Mas como o vírus da gripe A pode ser eliminado pelas gotículas de saliva do indivíduo infectado na hora da fala, da tosse ou do espirro e que penetram pelas mucosas assim também o bacilo da hanseníase também é transmitido. Mas a hanseníase pode ser transmitida pelo contato direto com as feridas da pessoa doente. As crianças são mais suscetíveis a doença e as precárias condições de vida destas crianças especialmente nos países em desenvolvimento são fatores preponderantes para o aparecimento da doença.


Categoria(s) do artigo:
Doenças

Comentários

  • tenho hansenise a algum tempo e ja estou no termino do meu tratamento,sei que não é facil,como semtimos descriminados,so contei pra quem realmente eu comfio pois tenho medo das pessoas não querer se aproximar de mim so minha familia sabe e algums amigos que eu confio,mas é muito dificil ver que tem alguem olhando deferente pra mim nossa como fico constrangida…fico triste porque vejo depoimento de pessoas que falam que fizerão o tratamento e depois voltou!!pois se dizem que tem cura porque muitos terminam voltando a fazer o mesmo tratamento é dificli!! o meu tratamento vai terminar no final de setembro,estou feliz mas tambem com medo de voltar tudo de novo.tenho muita fé que eu realmente estaja curada,pois o Deus que eu sirvo é o Deus que tudo pode!! fiquem na paz !!

    ana paula vital da silva 10 de agosto de 2010 16:25
  • Ana Paula,
    Provavelmente essas pessoas nas quais a doença voltou foram pessoas que não seguiram o tratamento à risca.
    Fique tranquila
    Beijos

    Mariane 26 de outubro de 2010 11:29
  • minha amiga assim como jó confiava no sr vc tbm pode confiar prq ele ainda continua curando ele e o medico dos medicos bjsssssssssss

    maria 31 de março de 2011 22:03
  • meu marido tem hansenise tuberculoide e não feis o tratamento certo tem perigo de vorta de novo porque ele regrama muito de dor

    Andreia Antonio 29 de abril de 2011 13:04
  • Terminei o tratamento no final de abril, só que coecei a sentir os sintomas que sentia no início da doença.S erá que não fui curada?

    socorro brito 3 de maio de 2011 9:32
  • bem faço tratamento de hanseniase desde fevereiro 20001 ,pois tenho hanseniase indeterminada ,nunca tive nem um tipo de lesão de pele , a mais de 9 anos venho fasendo tratamento de ler … que na verdade nunca existiu, só agora eu descobri que tenho haseniase ,já passei por 7 cirurgia na minha mão direita , e estou com atrofia muscular , e perdendo a mobilidade do meu dedo minimo e do polegar …. mesmo com o tratamento sendo seguido a risca , estou muito preocupada ,pois a cada dia sinto que pioro um pouquinho ,sinto muitas dores em meu braço direito e nas articulaçães dos meu dedos,sera que isso de fato tem cura ? se tem cura porque minha mão esta cada dia pior mesmo com o tratamento ? sera que tenho uma forma mais rara e mais complicada da tal doença ?…..

    sandra lorenzoni 9 de maio de 2011 16:03
  • Há dois anos fiz tratamento de hanseniase, agora começou aparecer manchas brancas nas pernas, e a mancha que eu tinha não desapareceu, só clareou e continua dormente. Será que não estou curada? Alguém pode me dizer alguma coisa por favor. Obrigada.

    Lúcia 14 de maio de 2011 22:35
  • oi eu fis o tratamento de hanseniase no hospital curupati po um bom tempo basicamente os medicos me derao alta mas eu continuo tomando prednisona de 20 e se eu para de toma o esse remedio os caroços volta tudo de novo e sinto muita febre bem sera que eu nao estou curada completamente me ajudem eu preciso de uma resposta

    anapaula 3 de junho de 2011 17:26
  • Meu irmão foi diagnosticado com a forma T e tomou remédios apenas 2 meses e abandonou o tratamento. Pouco depois, começou a sofrer com a necessidade de urinar muitas vezes ao dia, tem muitas dores e infecções urinárias muito frequentes. Alguns médicos o diagnosticaram como portador de bexiga neurogênica mas suspeito que o bacilo tenha afetado o sistema nervoso responsável pelo controle da micção. Isso é possível? Ele precisa urinar até 40 vezes no dia, tem dores e urina até sangre. Também sofre de insônia^e nenhum dos 8 urologistas que ele consultou conseguiu melhoras. Por favor, alguém pode indicar um especialista na área?

    Arlene 28 de fevereiro de 2012 11:34
  • fasso tratamento ha 1 ano e cada dia que passa me sinto pior,toda vez que vou na medica ela me diz coisas diferentes,sera que ela esta me passando o remedio certo ,estou muito preucupado estou com meu corpo cheio de caroços,ela nunca me disse que tipo de hanseniase eu tenho, e quanto tempo vou fazer o tratamento fique em paz todos nos vamos ser curados , acreditem em deus ele e a cura

    carlos 3 de abril de 2012 19:06
  • Poxa vida, fazemos uma pergunta, e a resposta no site sai totalmente diferente. quero saber se quem está fazendo tratamento para hanseníase pode usar pramil e vocês distorcem a resposta porque ? alem do mais quem é esse paspalho que quer comprar uma cartela de pramil em uberlândia? mandem esse cara se orientar e procurar o que fazer.poi esta incomodando e rebaixando este site cada vez mais.

    Nomepaulo 16 de agosto de 2012 11:36

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *