Hanseníase

Hanseníase ou a temida lepra, foi uma doença estigmatizada através dos tempos, desde os tempos bíblicos até os dias atuais. A hanseníase causa, além da dor da própria doença, a dor emocional por conta do preconceito que os pacientes sofrem, as lesões na pele, as deformidades especialmente nos pés, mãos e no rosto do leproso. Tudo isso fez com que, durante muitos séculos, os pacientes contaminados com lepra fossem banidos do convívio social, assim como os doentes de Tuberculose eram também isolados.

Os leprosários eram uma realidade em muitos países, muitas vezes construídos em ilhas para que os doentes ficassem absolutamente isolados da dita sociedade normal. A segregação por conta da lepra era hereditária e até a década de 60 a legislação brasileira obrigava o recolhimento dos doentes a estes institutos.

Foto

Foto

A evolução foi lenta, porém gradual, porém hoje de posse de instrumentos, métodos e tecnologia desenvolvida sabe-se que a hanseníase tem cura e o contagio controlado. A doença é facilmente curada com antibióticos, e o tratamento é gratuito nos postos da Área de Saúde de todo o país e não necessita internação hospitalar, os pacientes podem continuar a trabalhar e a desenvolver suas atividades cotidianas normalmente.

Com o tratamento, o contágio da hanseníase também fica controlado e o risco é anulado. Os Avanços da Tecnologia são muito importantes. A hanseníase é causada pelo bacilo de Hansen, uma bactéria que causa a doença classificada como infectocontagiosa, que se transmite entre os seres humanos através das secreções do nariz e da boca. É importante que os familiares e amigos dos doentes de hanseníase saibam que esse é a única forma de contágio, talheres, copos, banheiro, abraços, roupas de cama, e outras formas não há o contagio pelo bacilo, que não sobrevive em outro meio ambiente que não seja o propício ao seu desenvolvimento.

Hanseníase

Hanseníase

A evolução após o contagio é bastante lenta, podendo levar de 2 a até 7 anos para aparecerem os primeiros sintomas que são pequenas manchas na pele de cor avermelhada ou esbranquiçada. Nos locais dessas manchas a pele não tem nenhuma sensibilidade nem a frio, calor, dor ou ao tato, as manchas da hanseníase são dormentes. O nome da doença foi mudado de lepra para hanseníase porque havia em torno da palavra “lepra” muito mito e muito preconceito, a palavra era ligada a conceitos como impureza, podridão e também a conceitos estabelecido pela Cultura Religiosa, e a desmistificação desses mitos levaria outros tantos séculos,  seria um estigma muito difícil de ser extinto.

Tratamento

Tratamento

Assim deu-se à doença o nome de hanseníase e passou-se a divulgar os sintomas, as formas de tratamento e ao fato comprovado de que ela é 100% curável, e que as deformidades só ocorrem se o paciente com hanseníase não procurar auxilio médico e não se fizer o tratamento. Atualmente existem muitos Agentes de Saúde qualificados para fazer tratamentos.

Graças à evolução de estudos e pesquisas e o trabalho abnegado de cientistas desprovidos de qualquer pré-conceito, a medicina humanizou diversos tratamentos de doenças que por séculos trouxeram muitos sofrimentos as pessoas, além daqueles próprios da doença, o sofrimento moral imposto pelo preconceito e pela falta de conhecimento e informação.

145 comentários

  1. Quem tem hanseniase pode engravidar sem complicações para a mãe e para o bebê?
    Quem já teve hanseniase pode engravidar normalmente ?

  2. estou a 3 meses tentando descobrir se realmente tenho essa hanseniase.
    fiz 3 biopsia e deu negativo.o teste da orelha tbm.
    agora fui encaminhado a unicamp, estou refazendo biopsias e testes dinovo.
    tenho manchas avermelhadas pelo corpo , sinto dores nas pernas, e por ultimo meus dois dedos da mao direita ficram paralizados.fiz eletroneuromiografia e o resultado deu uma polineuropati.. ou seja, comprometeram meus nervos.espero poder descobrir logo para poder tratar.e se deus quiser me curar.
    meu email [email protected].

  3. Comecei com esta doença em 2009 foi dignosticada na fio cruz falaram que era simples então mandaram para meu municipio fiz o tratamento sentia muitas dores nas juntas, feridas nas pernas que ficaram manchas muito feias sem sair tomei a medicação da forma mais simples ja tive alta medica este ano o medico falou que estou bem tenho tantas dores nas juntas chega ser insuportavel estou trabalhando este e um segredo meu pois trabalho na areia da saúde sempre acho que vou contaminar um paciente puxo de uma perna falo que e coluna as manchas sempre conto uma mentira .
    Hoje tenho P A muito alta sinto muitas dores não tenho vontade de fazer nada apenas ficar parada para não sentir dor acho que voltou mais não tenho coragém de procura um medico tão pouco de tomar aqueles remedio mais sempre acho que posso contaminar as pessoas por esta razão tento me afasta das pessoas.

  4. Oi estou em tratamento á 7 meses já tinha feito o tratamento antes por seis meses mas n curou e ela voltou mas forte começei o tratamento de novo. os remedios são muito forte e tive problema de gastrite quase morro, mas graças a Deus estou bem agora, sinto algumas reações como: tontura, cabelo caindo e etc…

  5. gostaria de dizer pra todos vcs quem têm a doença como eu não tenha vergonha, n deixem de viver por medo de preconseito ou coisa do tipo nunca tive esse medo vivo normalmente, desde que começei o tratamento a minha pele escureçeu fiquei bem escura mas isso n me fez ter vergonha. tenham fé e não se desperem têm cura basta fazer o tratamento direito. o meutratamento é de um ano falta só 5 meses para terninar. Deus abênçoe todos vcs esse é o meu e-mail [email protected]

  6. Eu tenho certeza que se as pessoas prestarem mais atenção ao interior de si próprio,a vida seria mais aproveitável.As doenças devastadoras são ORGULHO,DESCRIMINAÇÃO,PRECONCEITO,FALTA DE AMOR AO PROXIMO,CRUELDADE,EGOISMO.Nome especifico(DESCRENTE EM DEUS)Eu não sou portadora da Hanseníase,mas não sou Descrente em Deus.

  7. francisca das chagas

    tenho hanseniase e tenho muita vergonha de sair de casa ..por que tenho uma mancha enorme no rosto esbranquicada e uso base pra ver se desfarca mais , fiz dois tratamentos mais não me curei..ainda bem que não tenho dores nas pernas , mais acho que está atingindo o meu nariz…deus é tão cruel…tenho um filho de cinco anos tenho muito medo de ele ser contaminado…

  8. gostaria q alguem me responde-se com quanto tempo tomando os remedios as manchas da hanseniase começa a desaparece

  9. eu descobri que tenho hanseniase ma eu tambem descopri quten cura.

  10. olá pra todoss .. bom eu tive hanseniase é uma doença que tem cura se tratar cedo bom eu tive quando eu tinha 14 anos a minha era a mais forte a vichoviana .. foi muido dificil para mim pois não ia a escola não saia .. comecei o tratamento com medicamentos bastantes fortes.. eu tinha desmais não comia direito fiquei bastante inchada mais quanze não não me curava estava nas mãos de Deus pois ja tinha ido em varios medicos ja que a minha ja estava bastante avançada so Deus mesmo… dai fui para são paulo e la mudei meus medicamentos e fiquei boa … hoje tenho 24 anos tenho uma filha que nasceu sem nem um ploblema pois quando começamos com o tratamento não pega mais isso era meu medo .. mais dai casei tenho uma menina linda… e estou curada… e deixo pra vcs que tem essa doença tenha fé e faça o tratamento direito preconceito tem sim sofri com isso mais entreguei a Deus pois só ele que Devemos pensar … abraço

  11. marcio mota dos santos

    Eu tambem tenho rancenise mais nao por muito tempo ,ja

  12. Eu tenhu hanseniase e faço tratamento a 5 meses e começarão a aparecerem as manchas agora e estão super grandes e queimão como s e fosse brasa.. eu ostaria de saber por quanto tempo essas manchas vão ficar no meu corpo… sento q eu estou fazendo o tratamento a 5 meeses

  13. desejo a todos uma otma cura que deus abensoi.

  14. bom gente nao tenho hanseniase mais tenho 1 amigo que teve, eagora esta voltando,sei que tem cura
    mais ele nao e como vocês ele nao se cuida, so liga em beber, queria que ele tivesse força de vontade de se cura,pois ele e tao novo.eu desejo a voces tudo de bom e que tenha fé porque DEUS pode tudo.

  15. Gente por mais duro que seja o tratamento,tem q ser feit pq em primeiro lugar é a saúde!

  16. Bom gente, gostaria de disser a todos que o fundamental desse caso, e em tudo em nossa vida é nunca perder a fé em DEUS, Pois ele tudo sabe e tudo pode. E também fazer a nossa parte, que é procurar tratamento. Não falo só no caso da hanseníase, mas em todas as doenças existentes.

  17. eu tenho 12 anos de idade descobri qe tinha tava com 7 anos
    de idade fiz o tratamento de 1 ano mais agora vem as reações
    eu sofro muito com isso.
    hoje faz dois dia que eu sai do HOSTIPAL tava enternada….
    mais como eu tenho DEUS acima de tudo em minha vida vou curar
    tenho certeza que vou curar, as minhas feridas são aquelas que o incha o meu corpo todo minhas mão não consigo pegar nada pelo tanto que incha mais
    DEUS esta acima de tudo e
    “EU VOU CURAR COM FÉ EM DEUS´´…..

  18. Olá, eu tenho 16 anos de idade, e estou com todo o meu corpo cheio de manchas castalhas(marron) ja avisei minha mãe, mais ela não faiz nada, ela tem condições de pagar uma consulta mais ela não quer, eu sinto dores em minhas costas enfestadas com essas manchas, não sei oque fazer. Estou com medo preciso de ajuda. Minha mãe foi no postinho SUS marcar uma consulta ja vai fazer meses.

  19. Minha filha tem 17 anos,o tratamento dela
    ja completou um ano e agora alem das machas apareceram feridas,estou preocupada
    pois nao sei se é reação do tratamento.

  20. Boa noite! eu terminei meu tratamento de 1 ano em janeiro deste ano e estou curado, mas minhas manchas não sumiram. estou preocupado pq tenho vergonha de tirar minha camisa em publico.Quero saber se alguém teve essas mesma reação? E quanto tempo leva pra que elas sumam?

  21. Boa noite a todos! Me chamo George eu tive hanseníase e terminei meu tratamento em janeiro deste ano.quase fico louco com esta doença pois me privou de quase tudo que gosto de fazer.
    Depois do tratamento eu ainda fiquei com algumas sequelas no corpo, continuo com as mesmas manchas não sei mas o que fazer já tomei vários tipos de medicamentos e não resolveu nada, por ultimo meu medico que acompanhava meu tratamento disse que era questão de tempo para elas sumirem.estou a procura de ajuda para que possa ter minha vida ao normal.qualquer ajuda é bem vinda meu E-mail esta abaixo aguardo contatos
    [email protected]

  22. RECADO PARA JOSIANE EM PRIMEIRO LUGAR É DEUS

  23. Olá, eu queria dizer a todos que aos 15 anos descobri a doença, fiz tratamento por 2 anos. Hoje tenho 28 anos e estou curada com a fé em Jesus Cristo. Tem cura sim, se teve pra mim terá pra todos se deus quiser.Hoje eu estou fazendo faculdade e sempre me achei normal nunca me menosprezei, mas sei que é algo dificil.Força a todos e muita fé

  24. OI ACHO O SITE LEGAL MAS DEVERIA DAR MAIS EXPLICAÇÕES

  25. bom pessoal entrei ness site por curiosidade e medo,pois comecei a sentis uma parte de minha perna meio dormente,mas ñ sei ainda doque se trata ,mesmo desjo melhoras ah todos,abcs!!!

  26. eu tbm tenho hanseniase e todos me tratam bem mas a maioria não sabe que eu tenho a doença.

  27. e tbm pesso obrigado todos que me apoiam eu tenho 13 anos de idade e fasso tratamento deis dos 05 anos de idade.

  28. O MEU MARIDO TEM A DOENÇA EU GOSTARIA DE SABER SE ELE PODE ME ENGRAVIDAR ELE JÁ FEZ O TRATAMENTO MAS TOMAR REMÉDIO PRA REAÇÕES ISSO PODE AFETAR A GRAVIDEZ.

  29. Ola eu descobri que sou portadora da doença a pouco tempo meu tratamento e de 2 anos no minimo tem sido muito difícil pois tenho varias reações aos medicamentos como desmaio, tontura, dores no corpo fraqueza falta de animo. Meu medico disse que quando se começa fazer o tratamento NÃO HA MAIS CONTAGIO, tenho manchas no corpo todo, e um pouco constrangedor porque muitas pessoas tem preconceito por ser conhecida como lepra, sempre invento uma desculpa quando as pessoas me perguntão do que se trata aquelas manchas. Se isolar e a pior solução pois temos q receber apoio nesse momento.

  30. tive relação sexual sem preservativo,com uma pessoa q tem a doença. quais as possibilidade de eu contrair a hanseníase

  31. minha mãe esta com o corpo cheio de manchas vermelhas,que ardem e ela tem muita coseira ,já foi internada 2 vezes e os medicos não descobrem oque minha mãe tem ,pois ja fizeram exame de sangue e urina e não deram nenhuma explicação sobre essa doença não sei mais oque fazer ,so tenho muita fé em deus que ela vai sarar…agradeço

  32. será que pode ser hansenáse ,como podem descobrir …agradeço PELA ATENÇÃO QUE DEUS ABENÇÕE A TODOS..

  33. BOM, EU DESCOBRI Q TINHA HANSENIASE AOS 13 ANOS HOJE TENHO 22, FIZ O TRATAMENTO DE UM ANO ATE ENTÃO EU POSSUIA MANCHAS UM POUCO INCHADAS PELO CORPO, DEPOIS DO TRATAMENTO ELAS NÃO SUMIRAM E ME PERSEGUEM ATE HOJE, EXISTE UMA POMADA ACETATO DE DEXAMETASONA Q EU TENHO Q USAR SEMPRE Q ACONTECE UMA REAÇÃO MAIS GRAVE, TIPO, SE EU FICAR NO SOL AS MANCHAS FICAM BEM VERMELHAS E EU SINTO FRAQUESA NOS BRAÇOS E PERNAS MAS LEVO A VIDA NORMAL! INFELIZMENTE QM TEM ESSAS REAÇÕES EH CURADO MAS PERMANECEM AS SEQUELAS. SE QUISEREM ME PERGUNTAR ALGO ENVIEM PARA [email protected]

  34. Boa noite a todos, eu tive hanseníase da forma mais simples, a mancha apareceu bem no meio do meu rosto ela era muito grande, morria de vergonha ao sair na rua pois além de bem avermelhada tinha bastante papoulas (bolhas).
    Fui ao médica fiz 3 biópsia e não conseguiram diagnosticar, foi então que percebi um esperssamento de um nervo no meu pescoço, fiz a pesquisa e eu mesmos descobrir que estava com hanseníase do tipo turbeculoide.
    Procurei novamente o dermatologista que estava me acompanhando e falei não vou mais fazer biópsia pois estou com hanseníase ….! Ele esclamou e disse, como assim…? Mostrei toda a pesquisa e ele ficou de cara, como o tratamento só se faz com relatório médico ele se negou a me dar esse relatório. Então paguei a uma outra clinica que me avalio e constatou que era mesmo hanseníase, levei o relatório pra o posto médico fiz o tratamento de 6 meses e no 2 mês a mancha sumiu, no sexto mês eu estava totalmente curado.
    O segredo é seguir o tratamento completo, pois se faltar uma dose perde todo o tratamento. Há o esperssamento do nervo também sumiu. O resultado dos desaparecimento dos sinais e sintomas vem quando se diagnostica a doença precocemente.
    Para todos que ainda sente o sintomas mesmo depois de curado, vai uma dica a hanseníase agem principalmente nos nervos, e nervos não se regeneram, principalmente nas pessoas que tiveram a hanseníase mais grave.
    Hoje sou enfermeiro e cuido de pessoas que tem hanseníase, não tenho medo de ter novamente pois eu sei que ela tem cura, assim como o preconceito .
    A todos um ótimo tratamento e fé em Deus que tudo vai dar certo.
    Dúvidas é só escrever para ([email protected])

  35. bom eu tenho ou nao hanseniase porque eu fiz o tratamento de um ano e minhas manchas sumirao so q a quase 2 anos apos o tratamento minhas pernas aparecerao com muitas dores nas juntas e os testiculos enflamados e nao sei se e por causa da hanceniase e respondendo uma pergunta , as manxas so somen depois de uns 3 a 4 meses apos o tratamento bom meu corpo esta todo limpo mas estou cuase com sertesa q continuo com a doença q Deus cure a todos voces deus abençoe.

  36. tenho hanseníase, fiz o tratamento durante 1 ano, mais depois de 3 meses voltou a reincidir, agora além das manchas que nunca sumirão, tenho feridas, pés, mãos e rosto inchados, sinto muitas dores. Peço ajuda a Deus em primeiro lugar para me curar, vou voltar a fazer o tratamento mais estou com muito medo pois dizem que essa doença causa deformações, mais se Deus quiser vai dar tudo certo e eu vou voltar a ser saudavel. É o q eu mais quero !

  37. Eu tenho hansenise estou com dois anos de tratamento mais tenho fe em deus que vou fica boa

  38. INGRIDIBERGMAM ALVES PEREIRA

    OI PESSOAL,BEM O MEU ESPOSO TEM A DOENÇA E ESTAR EM TRATAMENTO A MAIS DE DOIS ANOS,PORQUE ELE ESTAR ENTERROMPENDO O TRATAMENTO ENGERINDO BEBIDA ALCÓLICA,FOMOS HOJE A MÉDICA E ELA FALOU QUE ELE TEM QUE PARAR DE ENGERIR BEBIDA ALCÓLICA E CONTINUAR A SEGUIR O TRATAMENTO DIREITO SEM NEM UMA INTERRUPIÇÃO PARA ELE OBTER A CURA,EU TENHO FÉ EM DEUS E ELE VAI PARAR DE BEBER E CONTINUAR O TRATAMENTO E TAMBÉM VAI SER CURADO PORQUE JÁ DEU TUDO CERTO,E DEIXO UM RECADO PARA TODOS QUE TEM A DOENÇA TENHAM FÉ EM DEUS,EM BREVE ESTAREI AQUI DANDO OUTRO DEPOIMENTO MAIS,SERÁ PARA DIZER QUE ELE SE CUROU COM AS GRAÇAS DE DEUS, AMÉM…

  39. OLÁ..! eu sou mais um na lista de portadores de hanseníase…eu a faço tratamento a pouco mais de seis meses… fiz meu primeiro exame baciloscópio em 2010 deu negativo..por incompetência do medico que deveria já então me encaminhado pra tratamento,eu me descancei ,após três anos já em 2013 sentir que as manchas e sintomas estavam cada vez mais almentando..procurei novamente o centro medico e sempre a mesma coisa..os exames sempre dava negativo..porem foi quando um medico resolveu mesmo assim me encaminhar pra fazer o tratamento pois, ele observava que aquilo era suspeito e anormal… desde aquela data então eu comecei a me cuidar melhor e a me tratar…porem eu também sofro com muitos preconceitos…mais eu tenho muita fé em Deus de que vou ficar bom..mais no entanto eu sinto muita vontade de fazer uso de drogas inlicitas e álcool.. era oque eu fazia antes dessa doença me atacar…hoje eu sentir a necessidade de parar pois minha vida estar em primeiro lugar…quanto aos preconceituosos eu so observo e vivo minha vida do jeito que dar… alegre, feliz e me divertindo de forma a não me prejudicar.. e se no caso eu ver que não vou sair dessa.. tenho planos pra meus inimigos e preconceituosos…! abraços! que Deus nos abençoe ! amem!

  40. eu passei 3 anos na cama por causa dessa maldita doença

  41. ola ,apareceu uma mancha em 2009,fui a medica ,ela pediu pra eu fazer o exame,+nao liguei,,,,passaram 2 anos eu me sentir muito mal,nao conseguia respirar..o meu nariz sangrava mt.e so assim fui fazer o exame,e o resultado foi positivo.no entanto já no estagio avançado da doença…fiz o tratamento de 1 ano,tive manchas vermelhas por todo meu corpo.e depois k comecei tomar o mediamento ficaram pretas algumas sumiram…fiz o exame p eu receber alta deu negativo,estou curada embora ficaram as sequelas como;dores,nas juntas.as manchas na perna.e alguns caroços k aperecem em 2 dia somem…pra eu n sentir dor a medica me receitou (prednisona 5mg)foi mt difícil no começo…hoje tenho uma vida normal. agradeço a deus por esta viva ….boa sorte a todos,,,e entregue a deus somente ele cura de qualquer doença …..

  42. olá o meu pai tem 76 anos descobrimos agora hanse. Gente será que o que esta acontecendo com ele e normal.
    Ele sente muitas dores que tenho que leva-lo a hospital lá ficamos 7 dias internados, depois que começamos a tratamento a nossa vida e no hospital, hora fica sem ir ao banheiro 5 dias, as vezes fazer xixi hoje ele esta com sonda.
    alguém sabe me dizer se e assim mesmo, pergunto para medico ele diz que normal, mais o meu paizinho e não aguenta mais tanta dor e desmaio só faz 2 meses que estamos fazendo tratamento.

  43. Meus ombros estão impenados…perdi a força da perna esquerda.. e de um dedo da mãe direita.Sinto dor nas juntas e pontadas no testiculo..pode ser hanseniase?

  44. Olá tive uma queda de moto em 2008 e depois de 6 meses começou a aparecer uns caroços no corpo fiz três biopsia e só dava negativo o último exame que fiz na terça o médico falou que tenho rancenise pois tenho caroço no pé no joelho e dois na orelha isso me encomoda demais pois tem pessoas que tem preconceito um grande abraço que Deus abençoe a todos quem puder esclarecer melhor ficarei grato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>