Brincadeiras de Natal

Brincadeiras de Natal

Embora a celebração de natal seja a festa mais tradicional da cultura religiosa, sob muitos aspectos ela vem mudando com o passar dos anos, a essência deve sempre permanecer, pois o que realmente devemos celebrar nesta noite tão especial é o nascimento do filho de Deus, Jesus Cristo. Conceitos como fraternidade, amor ao próximo, solidariedade, e outros estão eternamente relacionados a este evento anual, mas as novidades vem invadindo nossos lares e devemos estar abertos para elas, mas sempre mantendo o foco de uma confraternização em Cristo.

Brincadeiras de Natal

Brincadeiras de Natal

Tradições

Antigamente,  a festa de Natal era ansiosamente aguardada pelas crianças, mas o ponto alto ocorria mesmo na manhã do dia 25 de dezembro, pois era neste dia que as crianças recebiam seus presentes. Havia toda uma tradição em torno dos pedidos de Natal, em meio a todas as brincadeiras de criança os pais as envolviam em um clima mágico, eram escritas cartas ao Papai Noel, enviadas ao correio com destino ao Pólo Norte. É claro que o merecimento dos presentes especiais estava vinculado ao comportamento e respeito para com os pais, aos resultados obtidos na escola, etc., exatamente como acontece nos dias de hoje, mas havia muito mais magia e encantamento. Na noite anterior, as crianças colocavam sapatinhos na janela, e neles é que eram depositados os presentes, a confecção dos sapatinhos era um acontecimento por si só, pois todos desejavam impressionar o bom velhinho com suas habilidades artísticas.

Noite de Natal

Noite de Natal

O Natal Hoje

A grande tônica do Natal atualmente está no comércio, e nesta época existe um clima de agitação no ar envolvendo muito dinheiro e correria em lojas, shoppings, etc. Algumas famílias mais tradicionais se empenham em manter os antigos hábitos, mas diante de tantos apelos pela mídia, esta não é uma tarefa fácil, pois as crianças já estão muito longe de ter a inocência de antes e os programas de TV, internet, etc., se encarregam de lhes tirar o pouco que resta.

As escolas também se ocupam de valorizar o verdadeiro espírito do Natal, mas investem em novas formas de motivação para trabalhar este assunto. Pedagogicamente falando, a melhor forma de trabalhar os mais diversos temas é através de atividades lúdicas e o mesmo acontece neste caso.

Festa de Natal

Festa de Natal

Sendo assim, estão muito popularizadas as brincadeiras de natal, não somente nas escolas, mas também nas famílias que lançam mão deste recurso para promover um clima de alegria e confraternização. O famoso amigo secreto é a forma mais simples de brincar, pois são usadas dicas a respeito de características e da personalidade de nosso amigo oculto, e a adivinhação se torna uma agradável brincadeira. Uma boa dica de brincadeira é envolver as crianças da família em uma espécie de vernissage natalina, oferecer materiais diversos para que elas criem a cerca do nascimento de Jesus e promover uma exposição na Noite de Natal, com certeza todos terão bons momentos entre elogios, comentários a respeito dos significados e troca de presentes.

Um comentário

  1. Fatoo , familiaa e tudo independente de qualqueer cooisa*-*

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>