São Pedro

A festa de São Pedro é mais uma festa junina entre as três que são comemoradas neste mês. São elas a festa de São Pedro, que acontece em 29 de junho; São João em 24 de junho e Santo Antônio em 13 de junho. São Pedro esteve entre um dos doze apóstolos escolhidos por Jesus Cristo. É reconhecido como o primeiro dos papas que conduziu a Igreja Católica. Consta na Bíblia que o nome original de Pedro era Simão, tendo sido modificado para Pedro de acordo com a vontade de Jesus cristo. A festa de São Pedro é parte importante da cultura religiosa Cristã. Simão, antes de ser Pedro, foi um pescador e foi assim que conheceu Jesus Cristo, quando este solicitou um de seus barcos para fazer pregações, sendo imediatamente atendido por simão que afastou o barco da margem de forma que todos pudessem ver o Mestre.

São Pedro

São Pedro

Pedro era um dos apóstolos mais próximos de Cristo, que justificou a escolha do nome pelo fato de Pedro significar pedra, e assim Jesus pretendia edificar sua igreja, sobre a rocha ou pedra. É bastante comum ouvirmos falar de são Pedro como o guardião das portas do céu; ele também é considerado como o santo padroeiro dos pescadores. Este santo, assim como os outros dois festejados no mês de junho, são reverenciados em outros países além do Brasil, especialmente em Portugal. A festa junina dedicada a este santo encerra as comemorações deste mês, já que acontece no dia 29.

Apóstolo  Pedro

Santo Pedro

Segundo a tradição, aquele que tiver o nome de Pedro deve acender uma fogueira diante da porta de sua casa neste dia. Através desses costumes que são repassados de geração em geração é que se dá o cultivo as tradições, o folclore nos faz reviver esta cultura milenar anualmente, embora com o passar dos anos muitos aspectos referentes a esta comemoração tenham mudado. A decoração festa junina é sempre feita com imenso prazer, se torna uma diversão a confecção de bandeirinhas coloridas e balões ornamentais já que a própria festa já consiste em uma sugestão de tema para a nossa imaginação criar.

Festa de São Pedro

Festa de São Pedro

O mesmo acontece com relação a arte de cozinhar para estas ocasiões, as receitas são bem tradicionais e a preparação das mesmas se transformam em um acontecimento especial, momentos incríveis de perfeita harmonia e descontração, onde as recordações fluem com muita facilidade e as tarefas vão sendo realizadas sem nenhum esforço, dentro do clima da Festa Junina de São Pedro. Em cada uma das três festas juninas acontece o acendimento da fogueira, e cada uma delas tem uma característica especifica, a de Santo Antônio deve ser bem quadrada, também chamada de chiqueirinho; a de São João deve ser bem redonda, de base cônica, se assemelhando a uma piramide; a de São Pedro deve ser em forma de triangulo, da base ao topo. A simbologia conferida ao fogo é a purificação.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Datas Comemorativas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.