Zoológico SP

Zoológico SP

As civilizações mais primitivas sempre tiveram uma forte ligação com os animais. Boa parte desses animais eram caçados para a sua alimentação, se utilizando ainda, de suas peles, para proteger o corpo nas guerras ou enfeita-los para os festejos. Alguns animais até foram cultuados, como no Egito Antigo, onde Horus, o Deus com cabeça de falcão era cultuado, ou na Índia de hoje, onde a Deusa Ganesh possue cabeça de elefante, numa verdadeira simbiose da cultura religiosa com as forças do espaço natureza e com os animais de diferentes espécies.

Zoológico SP

Zoológico SP

Outro fato importante nessa ligação dos homens com os animais foi à utilização dos animais nas arenas romanas, onde se debatiam com gladiadores para o delírio do povo. Mais tarde, numa demonstração de poder, a aristocracia passou a colecionar animais selvagens e em l974, em Paris, foi criado o ¨Jardim das Plantas¨ , uma espécie de Zoológico em que eram abrigados animais e plantas, para o lazer e a contemplação dos europeus. Só no Século XX é que surgiram os Zoológicos. E em 1957 foi criado então, o zoológico SP, que hoje vem trabalhando no sentido de reproduzir espécies em extinção, além do desenvolvimento da pesquisa e da educação ambiental.

Governo

Governo

Alguns Objetivos da Fundação Parque Zoológico de SP

Inaugurado no dia 16 de março de l958, pelo então Governador de SP, o Sr. Jânio Quadros, quando foram definidos seus objetivos, entre eles a da recreação, com as tradicionais visitas aos animais, representados por cervos, onças pintadas, onça preta, gato do mato, jaguatiricas entre outros tantos, como o caso do famoso rinoceronte, o ¨cacaréco¨ que inclusive foi eleito Vereador em SP.

Jardim Zoológico de São Paulo

Jardim Zoológico de São Paulo

Com personalidade jurídica adquirida em 1959, mais autonomia financeira e cientifica, a Fundação tomou outros rumos, participando da educação e recreação do público, mantendo uma população viva de todos os animais em extinção e sem riscos eminentes de desaparecimento de espécies da fauna brasileira. Instalou em áreas de seus domínios, uma estação biológica para investigações da fauna e pesquisas correlatas que proporcionam facilidades para pesquisadores nacionais e estrangeiros, por meio de contratos ou bolsas de estudos.

Imagens

Imagens

Recuperação de Espécies

Mas, no cumprimento de uma de suas grandes missões, o Zoológico SP, se tornou a primeira instituição do Brasil a participar do programa de recuperação das espécies ameaçadas de extinção, tais como o mico-leão, pequenos felinos, araras, ariranha azul e tantas outras espécies ameaçadas. No cumprimento de sua missão conservacionista, recreativa, de educação e de pesquisa cientifica, o Zoológico de São Paulo, ocupa hoje, uma área de 900.000 metros quadrados, que na sua maior parte, se encontra coberta pela Mata Atlântica.

Animais

Animais

Nele se encontram mais de 3.200 animais, entre eles, 200 espécies de aves, 100 espécies de mamíferos, 98 espaceis de répteis, além de anfíbios e invertebrados, numa demonstração de que a vida sem os animais, não vale a pena. O Parque Zoológico de SP tem uma infra-estrutura completa para receber pesquisadores, estudantes e o público em geral, contando ainda, com área própria para estacionamento.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Animais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.