Tudo Sobre o Halloween: Curiosidades, Festa e Fantasias

O Que é Halloween?

Halloween é um feriado comemorado na noite de 31 de Outubro. Há um costume de vestir as crianças com fantasias para que elas batam de porta em porta na vizinhança recolhendo doces. A data é comemorada em vários países, com destaque para os Estados Unidos, Reino Unido, Irlanda, Canadá e tambémna Austrália e na Nova Zelândia.

Outros países, como é o caso do Brasil, adotaram o Halloween como parte da cultura pop norte-americana no final do século 20. Por isso é bastante comum que professores de língua inglesa promovam atividades relacionada a data com seus alunos.

O Que Significa a Palavra Halloween?

O termo “Halloween” deriva Hallowe’en, uma forma contraída da expressão “All Hallow’s Eve”, que significa, em tradução livre, “véspera do dia de todos os santos”. No Brasil, o dia 1º de novembro, que sucede o Halloween é conhecida como Dia de Finados.

Como Preparar Uma Festa de Halloween?

Depois de conhecer um pouco mais sobre a data, confira algumas dicas para organizar uma festa de halloween. Esse tema é bem interessante, tanto para festas de adultos quanto de crianças, afinal todos gostam de se divertir em uma festa a fantasia com uma decoração tão peculiar, como é o caso desse tipo de festa.

Comidas e Bebidas Para Festa de Halloween

Um item que não pode faltar em uma festa são os comes e beber, mas, claro, é importante que eles tenham uma aparência que tenha relação com o tema. Confira alguns vídeos com receitas especiais para o halloween.

Receita 1: Olhos Sangrentos Com Biscoitos

No vídeo abaixo você irá aprender a fazer um doce muito gostoso e que tem a aparência de olhos sangrando.

Lista de Ingredientes:

  • Biscoitos redondos
  • Confeitos redondos de chocolate
  • Tablete de chocolate branco
  • Xarope de morango
  • Forminhas de papel

O passo-a-passo, que é bastante simples você confere no vídeo.

Receita 2: Biscoito Dedo de Bruxa

Outra receita bem interessante para uma festa de halloween é o dedo de bruxa, o efeito é bem realista e se parece um dedo humano mesmo.

Lista de Ingredientes:

  • 230 gramas de manteiga
  • 125 gramas de açúcar de confeiteiro
  • 1 ovo
  • 1 colher de extrato de baunilha
  • 1 colher de extrato de amêndoa
  • 350 gramas de farinha de trigo
  • 1 colher de fermento em pó
  • 1 colher de sal
  • 100 gramas de amêndoas
  • Glacê vermelho para decorar

Confira o modo de preparo e como modelar em forma de dedo no vídeo abaixo:

Receita 3: Aranha de Biscoitos

Confira agora uma receita mais simples, mas não menos divertida. Chame as crianças e prepare com elas.

Lista de Ingredientes:

  • Biscoitos recheados de chocolate
  • Jujuba de morango em forma de fita
  • Chocolate granulado
  • Confeitos coloridos

Veja como preparar no vídeo:

Receita 4: Ponche de Halloween

O ponche é uma bebida bastante tradicional de festas de halloween é o ponche, que pode ser ou não alcoólico. Aqui você vai aprender a fazer uma versão sem álcool e com direito a uma “mão” bem assustadora dentro.

Lista de Ingredientes:

Para a Mão:

  • 600 ml de água
  • 8 folhas de gelatina incolor
  • 1 luva descartável limpa

Para a Calda:

  • 125 ml de água
  • 100 gramas de açúcar
  • 5 cravos da Índia
  • 50 gramas de gengibre
  • 2 paus de canela

Acompanhe o passo-a-passo no vídeo:

Decoração Para Festa de Halloween

Para criar o clima de uma festa de halloween é importante caprichar na decoração, que deve ser assustadora. No caso de festas infantis, é melhor ir para um lado mais lúdico, sem nada que pareça realista demais para não assustá-las, já nas festas para adultos vale tudo e você não precisa ter essa preocupação.

Item Indispensável: Abóboras

Um item indispensável na decoração de uma festa de halloween são as abóboras. Esse costume tem um motivo, surgiu de uma lenda de que havia um homem chamado de Jack Miserável que usava um nabo com uma vela dentro para afugentar os espíritos malignos. Nos Estados Unidos a lenda foi adaptada e, ao invés do nabo, começou a ser usada uma abóbora.

Você pode usar abóboras reais ou representações dela em papel ou outros materiais, como cartolina, EVA, ou mesmo usar objetos na cor laranja que remetam a elas, como bexigas, por exemplo.

Itens Decorativos Para Halloween

Vela: Um objeto que todo mundo tem em casa. As velas podem ser usadas para colocar dentro das abóboras ou mesmo para serem dispostas sobre a mesa. Se quiser dar um toque especial, pingue gotas de vela vermelha derretida sobre a vela branca, para parecer sangue.

Aranhas e Teias: As aranhas e teias remetem a coisas antigas, casas mal assombradas, etc. Por isso é interessante usá-la em várias versões, como: doces em formato de aranhas, aranhas de plástico, de papel, etc.

Morcegos: Seguindo a mesma linha das aranhas, os morcegos também costumam habitar locais vazios e são bastante usados para decorar e criar uma atmosfera de halloween. Eles podem ser desenhados em cartolina preta e colados nas paredes, mesas, etc.

Outros Itens: Você pode usar tudo que remeta a filmes de terror, casas mal assombradas e mortos, como caixões, caveiras, ratos, urubus, bruxas, zumbis, etc. Use a abuse das cores: preto, roxo e laranja.

Ideias de Fantasia Para Halloween

Existem lojas especializadas em aluguel de fantasias, mas ainda assim tem muita gente que prefere criar a própria roupa, seja por economia de tempo, dinheiro ou mesmo para ter mais liberdade para soltar a imaginação. Confira algumas ideias bastantante simples e fáceis de copiar.

Mulher Maravilha: Você pode criar facilmente uma fantasia de Mulher Maravilha com itens que tem em casa. Um short, uma camiseta vermelha, alguns acessórios e pronto, você se torna uma heroína estilizada.

Minnie: Se fantasiar de Minnie, a famosa namorada do Mickey, também é bem simples, basta uma tiara com orelhas, uma saia vermelha, alguns outros detalhes e pronto!

Bonequinha de Luxo: As amantes do cinema clássico vão amar essa ideia. Basta um vestido preto, óculos escuros, algumas bijuterias, um coque no cabelo e pronto, você se transforma na personagem mais famosa da carreira da atriz Audrey Hepburn.

Cisne Negro: Ainda no tema filmes temos outra sugestão, que é a bailarina que interpreta o cisne negro. Basta um maiô preto, uma saia de tule, uma sapatilha, e, claro, a maquiagem característica com os olhos bem marcados de preto. Pronto!

Robin Hood: Para os homens uma sugestão bem simples também. Pegue uma calça legging verde, uma camiseta da mesma cor, um chapéu, arco e flecha, e pronto, temos um Robin Hood.

Super Homem: Muitos homens têm em casa camisetas com estampa de heróis, nesse caso basta completar com alguns detalhes e pronto! Se você não tem uma camiseta do Super Homem, basta usar uma de cor azul, lisa, e colar o símbolo com a letra S impresso em papel no peito. Finalize com uma capa vermelha e pronto.

Wally: Quem é que não se lembra do personagem de desenho animado mais procurado de todos os tempos? Se você quer se fantasiar de “Onde Está Wally?” basta colocar uma camiseta listrada de manga comprida, um gorro com a mesma estampa, óculos e pronto!

Psy: O famoso cantor coreano do hit Gangnam Style é uma ótima opção de fantasia. Basta colocar uma calça preta, um terno azul, gravata borboleta, óculos escuros e se transformar em Psy.

Wolverine: O famoso personagem de X-Men é um dos preferidos dos homens, basta colocar uma regata branca, calça jeans, caprichar nos cabelos, se tiver costeleta, melhor, e, por fim, improvisar as garras, que podem ser feitas com papelão coberto de papel alumínio.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura · Datas Comemorativas · Fantasias · Festas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário