Corpus Christi

A palavra que tem origem latina tem sido motivo desde a antiguidade da celebração sagrada do Corpo de Cristo, e da Eucaristia, a qual é lembrada quando Jesus reuniu seus apóstolos na Santa Ceia e disse ser o pão seu corpo e o vinho seu sangue e, portanto seriam esses alimentos a sua memória até os dias de hoje.
O feriado que comemora justamente essa última ceia se faz vivo em uma Quinta Feira Santa, na maioria das vezes no calendário do mês de junho de cada ano. E assim essa data cristã torna-se motivo de grande devoção e responsabilidade dos católicos que se dedicam a orações e relembram verdadeiramente a presença de Cristo.

Corpo e Sangue

Corpus Christi no Brasil

Em países como o Brasil, o feriado de Corpus Christi é comemorado com grande festa e alegria principalmente pelos católicos que se destinam a enfeitar e decorar as ruas da cidade para em seguida logo pela manhã a procissão poder passar por esses tapetes. Toda essa tradição deu-se início em 1961 na cidade de Brasília; com uma procissão relevante, os fiéis se dirigiram de uma igreja a outra pelos desenhos e quadros estampados pelas ruas.
Mas também foi em Ouro Preto, Minas Gerais que a arte se desenvolveu historicamente. Os materiais dos mais diversos tipos eram usados para a decoração, assim como a serragem, a borra de café, as areias coloridas, flores artificiais e naturais e também recentemente o uso da reciclagem que definiu de forma prática e econômica o trabalho de extrema dedicação e fé.

Procissão

Solidariedade

Nesse feriado a prática da decoração também é vista como parte de uma feição solidária, onde as pessoas se levantam de madrugada para iniciar a confecção dos tapetes pelas ruas das cidades; se dedicando ao trabalho árduo de muita competência e organização que leva horas até o acabamento final.
Porém, o feriado não é marcado somente pelo trabalho de enfeitar as ruas, há também alguns grupos que se encarregam de ir visitar e oferecer ajuda a centros de assistência social, como orfanatos e asilos, os quais são carentes de atenção e necessitam de doações da comunidade para uma melhor convivência. São atitudes como essa que comprovam a verdadeira fé e compaixão pelo próximo, fazendo de um simples feriado, uma data marcante para muitas pessoas.

Confecção

A Fé Católica

Toda a fé encaminha os cristãos nesse feriado à procissão, que se torna um ato comunitário, de participação da massa católica. É a comunidade de fé que se põe a caminho, para louvar, e admirar Cristo. Não é uma caminhada de luto, silenciosa, mas um povo com sorriso no rosto e disposto a agradecer a Cristo por todas as vitórias alcançadas e também pedir pelos que ainda necessitam de ajuda.
E assim pela tradição e costume a procissão eucarística se assemelha a integração da Missa na vida do povo. A Missa termina como grande encerramento, depois de todo trabalho já produzido como compromisso dos adoradores de Cristo pela transformação do mundo segundo o Evangelho, que traz nesse pequeno excerto o item primordial ao significado do feriado de Corpus Christi: “Eu vos dou um novo mandamento: Amai-vos uns aos outros, como eu vos amei” ( Jo 13, 34 ).

O Feriado de 2010

A comemoração de Corpus Christi nesse ano de 2010 fez de muitas cidades importantes pontos de decoração, enormes tapetes foram confeccionados em grandes metrópoles como no Rio de Janeiro, o qual produziu 68 desenhos religiosos pelas ruas cariocas compondo um tapete de 400 metros de extensão e 2,5 metros de largura. A procissão, que contou com cerca de 80 mil pessoas, realmente impressionou a todos que assistiam, fazendo de mais um feriado religioso extremamente importante na cultura e tradição do país.

Por: Patrícia Contiero

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Religião

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.