Quanto Tempo Dura a Abstinência do Cigarro? Duração da Crise

O Cigarro

O cigarro nada mais é do que um item que conta com o seu formato cilíndrico, sendo composto por folhas finas de tabaco enrolado em um papel apropriado, que faz com que assim, as substâncias que nele existem, possam ser fumadas e inaladas. Para que isso seja possível, é necessário que se acenda uma das pontas do cigarro, fazendo assim com que aconteça uma lenta combustão do seu corpo, enquanto do outro lado o cigarro se encontre em contato com a boca do fumante, para que possa ser inalado.

A maior parte dos cigarros existentes hoje em dia contam com um filtro em sua ponta, que tem como principal objetivo, fazer a retenção de alguns aditivos que se encontram no meio do cigarro. Entre todas as substâncias que compõe o cigarro, a que está presente em maior quantidade é por isso é também a mais importante, é a nicotina, que nada mais é do que uma substância química que age de forma psicoativa, ou seja, ela atua no sistema nervoso central do corpo humano, modificando assim de forma temporária várias funções do corpo, principalmente a consciência, a percepção e os comportamentos de maneira geral, e são exatamente esses fatores que fazem com que o cigarro seja extremamente viciante

O objetivo inicial do cigarro era ser utilizado como uma forma terapêutica, onde na verdade o tabaco – ou rapé – era inalado, visando somente esses fin. Porém, com o passar do tempo, o cigarro passou a ser utilizado na verdade como uma forma de afirmação social e de prazer, que fez com que na verdade a imagem do cigarro passasse a ser ligada a uma sensualidade e a um prazer.

Foi essa imagem do cigarro que passou a potencializar todo o marketing e a publicidade do mesmo, fazendo com que assim cada vez mais esse item fosse ligado a coisas positivas e consequentemente influenciando as mais diversas pessoas a comprarem e consumirem, desde os mais adultos, até os mais jovens, fazendo com que assim as vendas se intensificassem fortemente.

Cigarro

Cigarro

Desse tempo pra cá, a ação de fumar tem sido muito mais vista como um ritual e toda a imagem que isso oferece, do que propriamente com a sensação que a nicotina oferece. Assim sendo, a partir do momento que se fuma pela primeira vez, a pessoa já se encontra sujeita ao vício, que pode vir de maneira muito rápida. É por esse motivo que muitas pessoas consideram o vício ao tabaco muito difícil de se livrar, isso até mesmo quando comparado ao vício de drogas lícitas ou até mesmo ilícitas, como o álcool, a heroína e até mesmo a cocaína.

Malefícios do Fumo

Malefícios do Fumo

Malefícios do Fumo

Ainda que continue sendo muito comum o consumo do cigarro nos dias de hoje, é inegável todos os seus malefícios, e até mesmo é difícil dizer que existam pessoas que não possuam o conhecimento desses males, já que eles são altamente divulgados, até mesmo na embalagem dos próprios cigarros. O que talvez as pessoas não saibam, é que o cigarro não oferece malefícios somente para o fumante, mas sim para todas as pessoas a sua volta, além de toda a sociedade de modo geral. Isso é tão relevante que existem pesquisas que comprovam que um fumante vive cerca de quatorze anos menos do que uma pessoa que não possui esse hábito.

O produto que se encontra no interior dos cigarros, que é um fumo, é uma união em um gás de partículas extremamente finas – sejam elas sólidas ou líquidas – de várias substancias químicas, sendo que as mais relevantes são a nicotina, o monóxido de carbono e a acroleína. Porém, além dessa substâncias, existem outras que totalizam cerca de quatro mil, onde dessas, cerca de cinquenta são cancerígenas, o que mostra ainda mais como o cigarro é maléfico.

Como Parar De Fumar E Dificuldades Da Abstinência

Como já foi amplamente apresentado acima, e como todo mundo sabe, existem inúmeros fatores para motivar uma pessoa a tomar a decisão de parar de fumar, porém, como o vício desse produto é extremamente alto, essa pode ser uma tarefa muito difícil e as crises de abstinência podem ser muito presentes em um primeiro momento, mas que quando superadas, toda a vida do ex fumante passa a possuir uma qualidade muito maior.

Existem duas principais formas de se parar de fumas: a de maneira abrupta e a da maneira gradativa, sendo que para cada uma delas elas existem indicações e situações mais adequadas. A parada abrupta é geralmente uma das formas mais efetivas, porém, ela é mais indicada para aquelas pessoas que não possuem um hábito tão forte de fumo, ou que fumam há pouco tempo. Assim sendo, nesse caso, assim que a pessoa decide parar de fumar, ela dele cessar imediatamente com o cigarro, e se manter firme nessa escolha.

Já a parada de forma gradual é indicada geralmente para as pessoas que já fumam há muito tempo e com uma intensidade maior, já que é essa forma que faz com que a incidência de crises de abstinência sejam diminuídas e evitadas. Nessa situação existem duas vertentes de forma de parada, a gradual por redução e a gradual por adiamento. Na forma gradual por redução, o ideal é que a pessoa vá diminuindo a quantidade de cigarros que fuma diariamente, até que chegue o momento em que ela não irá fumar nenhum cigarro realmente. Já na forma gradual por adiamento, o ideal é que a pessoa adie ao máximo que conseguir a hora de fumar o seu primeiro cigarro do dia, começando cada vez mais tarde, até que um dia não esteja mais fumando.

Ainda que tenha se dito que a abstinência é evitada na parada de forma gradual, ela continua sim, sendo presente em todos os casos, e esse pode ser o maior desafio e a maior causa das desistências de quem está optando parar de fumar. Os sintomas da abstinência variam muito de pessoa para pessoa, e o período de duração da mesma também, e geralmente elas estão relacionadas com o nível de dependência que a pessoa tinha também. As principais sensações ligadas a crise de abstinência são dores de cabeça muito frequentes, dificuldade de concentração e ansiedade, irritabilidade, alterações no sono, bem como alteração no apetite e até mesmo depressão.

Uma das coisas mais importantes que as pessoas que optaram por parar de fumar devem saber, é que as crises de abstinência passam, e que são transitórios, ou seja, eles não irão durar pra sempre, por mais difícil que pareça. Essa dificuldade geralmente é maior na primeira semana, já que o corpo está precisando se adaptar totalmente. Um outro sintoma da crise de abstinência que não foi citado acima e que provavelmente é um dos mais difíceis de se lidar é com a chamada fissura, que nada mais é do que a intensa vontade de fumar. Vale ressaltar que essa fissura não dura mais do que cinco minutos e sua intensidade diminui demais com o passar do tempo.

Existem algumas dicas que podem fazer com que essa crise de abstinência seja vencida da melhor maneira possível, e a primeira delas é realmente não ter cigarro em casa, já que durante a fissura, a pessoa pode acabar caindo em tentação, então, como essa fissura passa rápido, caso não haja cigarro em casa é bem mais provável que a pessoa não irá fumar. Outra coisa que deve ser evitada, pelo menos inicialmente, é o álcool e o café, já que eles podem acabar estimulando a vontade de fumar, já que muitas vezes eles estão relacionados com o cigarro.

Fazer exercícios físicos e possuir uma boa alimentação sempre é algo importante, e durante as fases de se largar do cigarro isso não seria diferente, já que eles auxiliam na ansiedade e estresse que a pessoa possa vir a ter. Mascar cravos nessa fase também pode ser ótimo, já que existem relatos que eles auxiliam na vontade de fumar. E o mais importante de tudo, é sempre ter em mente os benefícios que se livrar do cigarro irá acarretar para a vida de uma pessoa, desde mudanças de curto prazo, como melhoria respiratória, da pele e do paladar por exemplo, até mudanças de longo prazo, como diminuição das chances de doenças, etc.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.