Nado Medley: O que é? Como Desenvolver? Qual a Ordem?

A Natação

A natação pode ser definida de um modo mais técnico e de um modo mais simplista, mas as duas formas serão apresentadas brevemente no artigo de hoje. De maneira mais formal, a natação é entendida como nada mais do que uma habilidade que os animais (seres humanos ou não), possuem para cruzar alguma distância por meio de um líquido – que na grande maioria das vezes é a própria água – e assim, a locomoção pode acontecer de forma efetiva, seja com ou sem a utilização de utensílios complementares, como cilindros de ar, boias, entre outros.

Porém, como já foi dito acima, a definição de natação também pode ser mais prática e simples, sendo mais relacionada com o que conhemos hoje em dia e com o nosso cotidiano. Dessa forma, a natação é nada mais do que uma atividade que além de exercitar o corpo, também proporciona momentos de lazer e de diversão. Falando mais especificamente da natação como um esporte e como um exercício físico, ela é vista como uma atividade extremamente versátil, já que pode ser realizada nos mais variados locais, como praias, clubes, piscinas residenciais, etc.

A natação inicialmente não tinha caráter competitivo, sendo somente uma forma de recreação ou de locomoção, mas com o passar dos anos isso foi se transformando, até que essa atividade passou a se enquadrar na lista de jogos oficialmente olímpicos no ano de 1986, em Atenas, e a partir daí o esporte foi se popularizando e se difundindo cada vez mais, tornando necessário até mesmo a criação de um órgão regulamentador oficial para o mesmo, que no caso é a Federação Internacional de Natação, a FINA, instituição essa que recebeu a missão e a responsabilidade de regulamentar, organizar e padronizar a natação, sendo um órgão muito importante até os dias atuais.

Hoje em dia existem várias modalidades de natação, sendo que as mais conhecidas e famosas são o nado de bruços, o mergulho, os saltos ornamentais, o nado sincronizado, o nado mariposa, o polo aquático, entre outros.

O Nado Medley E Sua Ordem

O nado medley – também chamado de nado estilos – é um tipo de competição de natação, onde se unem quarto dos vários estilos de natação, que inclusive alguns foram citados acima, de forma a realizar uma competição, onde a ordem dos estilos é: nado borboleta, nado costas, nado peito e nado crawl. Já na disputa de revezamento em equipe a ordem é alterada, sendo necessariamente: primeiramente o nado costas, em seguida o nado peito, depois o nado borboleta e por fim o nado crawl, sendo que esse último é o nado livre. Esse tipo de nado também pode ser realizado em equipe, sendo que nesse caso, cada um dos quatro nadadores realizam os estilos de nado, sendo que o nado de costas tem sua saída já de dentro da água.

Nos dois casos apresentados dos tipos de competições, as regras são basicamente as mesmas, porém, nas viradas que o nadador que está competindo individualmente realiza, o mesmo precisa completar toda a piscina dentro das regras do estilo correspondente àquele momento. Já no caso das competições em equipe, os nadadores saem da piscina assim que os outros integrantes chegam, e assim, o cumprimento da prova se dá quando o nadador bate a mão na borda da piscina, e a partir disso, o próximo nadador já pode sair de sua posição inicial.

É importante ressaltar que o nado medley em equipe funciona na forma de revezamento, e as equipes podem ser constituídas somente com homens, somente com mulheres ou de forma mista. Ainda nessa situação, os nadadores não podem sair com mais de 0s05 antes de seu companheiro de equipe bater na piscina, sendo que isso faz com que a equipe possa ser desclassificada, com o argumento de se ter queimado a largada.

Já nos nados medley individuais, é de extrema importância que os atletas tenham em mente a necessidade de traçar estratégias da melhor maneira possível, pensando em formas de não começar a competição de maneira muito intensa e depois precisar perder o ritmo no final devido ao cansaço. Essas são situações que nenhum dos atletas gostam de passar, já que isso interfere fortemente em seu desempenho.

Como Desenvolver O Nado Medley

Como foi possível perceber acima, o nado medley é uma modalidade que exige bastante de seus nadadores e por esse motivo, é importante que os atletas estejam dispostos a desenvolver todas as múltiplas habilidades que o esporte demanda, e uma das melhores maneiras de fazer com que isso aconteça é realizar treinos com muita frequência, idealmente todos os dias, praticando assim todas as quatro modalidades, juntamente com treinos de pernas e também outros tipos de exercícios.

Esses outros tipos de exercícios servem, acima de tudo, para que o atleta melhore outros aspectos de seu desempenho, como por exemplo o condicionamento físico. Além disso, no treinamento é importante que se divida o treino adequadamente, para que seja enfocado todos os estilos de nado, podendo assim corrigir os possíveis erros e aprimorar as técnicas, fazendo também com que seja capaz de realizar nados maiores.

Uma das últimas fases de treinamento antes das competições propriamente ditas, é a chamada fase de lapidação, onde os atletas já se preparam mais diretamente para a forma que irão atuar na competição. A partir daí as técnicas mais relacionadas ao trabalho das pernas e dos braços, bem como as viradas e as transições precisam ser mais aprimoradas, acarretando assim no final, um ótimo resultado.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Esportistas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.