Filosofia Antiga

Com a Filosofia Antiga é possível explicar muitas coisas do mundo sem historias e sim com fatos reais. Há algum tempo atrás a filosofia foi motivo de critica por ser matérias de escolas, pois ela alertava as pessoas para a realidade da vida e muitos poderosos não queriam a população esperta e com isso tiraram à matéria da grade curricular. Tales de Mileto foi o primeiro filosofo a surgir.

Filosofia Antiga

Filosofia Antiga

A filosofia antiga dava as pessoas muito conhecimento sobre todos os aspectos e isso assustava muito algumas pessoas, principalmente na política. Entre os filósofos existentes naquele tempo podemos citar Aristóteles, Sócrates e Platão. A filosofia antiga pode ser dividida em quatro partes que são: Pré-socráticos com Tales de Mileto que é bem diferenciada das mitológicas afinal explicam os fenômenos que são naturais. Com esse período os mitos foram quebrados. Nesse período a preocupação era com o belo universo e até mesmo com a astronomia. No tempo pré-socrático existiram alguns filósofos e os que mais foram importantes são: Demócrito, Heráclito, Pitágoras, Parmênides, Anaxímenes, Tales e Anaximandro. Neste período também aconteceram alguns conflitos sobre Mobilismo e Monismo. Os filósofos deste período tiveram como destaque o Teorema de Tales, a matemática pitagórica e a teoria atômica.

História Filosofia Antiga

História Filosofia Antiga

No período socrático com Sócrates, a filosofia antiga começa a falar das relações humanas como a ética, as técnicas e a política. É também conhecido esse período como antropológico. Destaca-se com Sócrates nessa época Aristóteles e Platão. Nessa época ficaram marcados os diálogos de Platão e as obras de Aristóteles. Com os métodos socráticos ficaram importantes estudos de ética, o mito da caverna, a lógica, política, retórica, a noção da universidade e a teoria das formas. No período sistemático a filosofia fala da cosmologia e também da antropologia voltadas para a ciência. Com o período helenístico terminou por causa da queda do império romano e o grande início da idade média. Nesta época a filosofia antiga ganha novos horizontes tomando entre eles Alexandria e Roma. Começa a atingir também os padres, também visando à ética com relação à natureza e sua beleza e ao amor em Deus se preocupando assim com a cultura religiosa, bem como trazendo mensagens de vida. Podemos citar também algumas escolas de filosofia do período helenístico que são: Cinismo, Epicurismo, Estoicismo e Ceticismo.

Grécia Antiga

Grécia Antiga

Hoje em dia a filosofia voltou para as escolas, mas os livros que são dados pelo governo em escolas do estado não são mais como antes afinal ter uma população sempre atenta a fatos principalmente quando se fala de ética e política é o que poderosos não querem, pois com uma população atenta não será mais possível manipula-las. A filosofia é falada para os alunos com mais cautela e com isso até parece ser pouco interessante, mas na realidade é muito bom entende-la e estuda-la.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário