O Desemprego e a Crise Mundial os Jovens São os Mais Afetados

A história mostra que desde a Segunda Guerra Mundial não havia registros de um índice tão elevado de pessoas desempregadas como no atual momento econômico que estamos vivendo. Os jovens são os mais afetados e as pesquisas mostram que na Espanha de cada três pessoas desempregadas uma delas está entre os jovens numa faixa etária entre os 14 e os 16 anos. A Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico alerta que poderemos ter aí uma geração perdida visto que para se inserirem no campo de trabalho terão de atingir índices muito altos de capacitações.

Jovens

Jovens

Milhões de desempregados até o final de 2010

A Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento apontou que a crise mundial poderá tirar mais de 25 milhões de empregos até o final de 2010. Cerca de 15 milhões de empregos já foram perdidos e o segmento mais atingido foi o público jovem. Um percentual de 17% atingiu o público jovem em relação aos 8,5% das demais faixas etárias da população em geral. A situação dos jovens é mais precária devido à situação de empregos que geralmente estão no início de suas carreiras, estagiando ou em período experimentais e em tempos de crise é mais fácil serem descartados. Este sentimento do descarte influenciará o desenvolvimento destes jovens que poderão desenvolver crises de auto-estima baixa ou até mesmo a depressão. Esta situação pode desencadear um ciclo muito ruim porque não arrumam trabalho porque não têm experiências e não têm experiências porque não arrumam emprego.

Desemprego e a Crise Mundial

Desemprego e a Crise Mundial

Governantes devem estimular a contratação de jovens

As políticas públicas poderão ser uma das alternativas para a população jovem ser inserida no mercado de trabalho. A criação de programas que contratam jovens já são experiências exitosas vividas em países como a França, o Reino Unido e a Austrália. As projeções da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento são de que existem cerca de 57 milhões de desempregados no grupo de 30 países que congregam as maiores economias do mundo. Os dados apresentados por esta Organização contrariam as previsões mais otimistas em relação de como vencer a crise economica que assola o mundo.

O Desemprego e a Crise Mundial os Jovens São os Mais Afetados

O Desemprego e a Crise Mundial os Jovens São os Mais Afetados

Retomando o desenvolvimento

Especialistas na área econômica especialmente no Brasil apostam na retomada do desenvolvimento com muita cautela e de forma ordenada. O Brasil deu mostras de recuperação da economia nos últimos meses como mostram os números apontados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. As baixas econômicas nos últimos meses mostram que a queda alcançou percentuais menos preocupantes. Mesmo acreditando que somente em 2010 a crise econômica poderá ser superada já há indicadores de uma melhora nos índices do PIB nas pesquisas realizadas. Assim, a superação da crise terá reflexos no Índice de Desenvolvimento Humano e o Brasil continuará a sua marcha com políticas que busquem o desenvolvimento sustentável garantindo a qualidade de vida a sua população.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Brasil

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.