Filosofia Antiga

Com a Filosofia Antiga é possível explicar muitas coisas do mundo sem historias e sim com fatos reais. Há algum tempo atrás a filosofia foi motivo de critica por ser matérias de escolas, pois ela alertava as pessoas para a realidade da vida e muitos poderosos não queriam a população esperta e com isso tiraram à matéria da grade curricular. Tales de Mileto foi o primeiro filosofo a surgir.

Filosofia Antiga

Filosofia Antiga

A filosofia antiga dava as pessoas muito conhecimento sobre todos os aspectos e isso assustava muito algumas pessoas, principalmente na política. Entre os filósofos existentes naquele tempo podemos citar Aristóteles, Sócrates e Platão. A filosofia antiga pode ser dividida em quatro partes que são: Pré-socráticos com Tales de Mileto que é bem diferenciada das mitológicas afinal explicam os fenômenos que são naturais. Com esse período os mitos foram quebrados. Nesse período a preocupação era com o belo universo e até mesmo com a astronomia. No tempo pré-socrático existiram alguns filósofos e os que mais foram importantes são: Demócrito, Heráclito, Pitágoras, Parmênides, Anaxímenes, Tales e Anaximandro. Neste período também aconteceram alguns conflitos sobre Mobilismo e Monismo. Os filósofos deste período tiveram como destaque o Teorema de Tales, a matemática pitagórica e a teoria atômica.

História Filosofia Antiga

História Filosofia Antiga

No período socrático com Sócrates, a filosofia antiga começa a falar das relações humanas como a ética, as técnicas e a política. É também conhecido esse período como antropológico. Destaca-se com Sócrates nessa época Aristóteles e Platão. Nessa época ficaram marcados os diálogos de Platão e as obras de Aristóteles. Com os métodos socráticos ficaram importantes estudos de ética, o mito da caverna, a lógica, política, retórica, a noção da universidade e a teoria das formas. No período sistemático a filosofia fala da cosmologia e também da antropologia voltadas para a ciência. Com o período helenístico terminou por causa da queda do império romano e o grande início da idade média. Nesta época a filosofia antiga ganha novos horizontes tomando entre eles Alexandria e Roma. Começa a atingir também os padres, também visando à ética com relação à natureza e sua beleza e ao amor em Deus se preocupando assim com a cultura religiosa, bem como trazendo mensagens de vida. Podemos citar também algumas escolas de filosofia do período helenístico que são: Cinismo, Epicurismo, Estoicismo e Ceticismo.

Grécia Antiga

Grécia Antiga

Hoje em dia a filosofia voltou para as escolas, mas os livros que são dados pelo governo em escolas do estado não são mais como antes afinal ter uma população sempre atenta a fatos principalmente quando se fala de ética e política é o que poderosos não querem, pois com uma população atenta não será mais possível manipula-las. A filosofia é falada para os alunos com mais cautela e com isso até parece ser pouco interessante, mas na realidade é muito bom entende-la e estuda-la.


Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Comentários

  • A filosodia é antiga!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1

    cláudia 28 de abril de 2010 21:57
  • desculpa claudia mas essa é a parte estudada pela filosofia denominada “filosofia antiga” e nao é algo em que se tenha algo a fazer piadas satiricas
    ps:nao sou mau por fazer esse post “.”

    lucas 2 de maio de 2010 14:33
  • Cláudia, primeiro aprende como se escreve FILOSOFIA, depois eu lhe aconcelho a fugir do senso comum, será muito bom para você. Fica a dica. 😀

    Naah 11 de maio de 2010 16:34
  • Me ajudou bastante obrigada mesmo!!

    Jéssica 8 de junho de 2010 12:35
  • NAAH
    A Cláudia cometeu um erro de digitação escrevendo “Filosodia” e você pediu para ela aprender a escrever direito. E você, pensou que fosse errar ao repreendê-la? Antes de julgar alguém verifique se está com a razão e se sabe mais do que ela. ACONSELHO que você tenha um dicionário do lado para não cometer determinadas gafes como esta.

    Lia 29 de junho de 2010 17:38
  • Calma gente! IAOEIAI
    Gostei muito do site! õ/
    Acho que o que a Claudia ecreveu não deveria ser levado tãão a sério!
    Quem entrou no site sabe o que levou como apredizagem ou não! (:

    Sasa! 11 de julho de 2010 18:34
  • Texto vago, porém um pouco útil.

    Daniel 19 de julho de 2010 18:45
  • Parabens Claudia, só em ter lido algo sobre filosofia antiga já tens teu mérito.

    Vera Maria Bocorny 22 de julho de 2010 13:41
  • Parabéns Claudia, só em ter lido algo sobre filosofia antiga já tens teu mérito. [2]

    Daniel 6 de agosto de 2010 19:19
  • Parabéns Claudia, só em ter lido algo sobre filosofia antiga já tens teu mérito. [3]

    naiara 6 de outubro de 2010 20:03
  • sera que vc ,estar sempre certo pra criticar as pessoas..
    quem nunca erro atira a primeira pedra ..

    claudiane 2 de novembro de 2010 12:54
  • A Filosofia, nos ajuda a nos auto conhecermos e a nos ensinar novos caminhos na vida e nos evoluindo sempre no decorrer do tempo, nos ensinando a ser tolerante com os erros dos nossos proximos e ter compaixão e altruistas também. Uma dica : O uso da filosofia junto com a prática da meditação nos ajuda mais ainda nessa busca do nosso eu.

    Silvio Rocha 5 de novembro de 2010 11:49
  • e muito interresante a filosofia

    analorenaresende carvalho 29 de novembro de 2010 16:02
  • gente nao precisa ficar julgando por causa de um erro da Claudia, ela apenas “não” tem senso

    beatriz 4 de abril de 2011 13:31
  • eu ñ sou gay apenas trabalho mais sou viado

    TÔ levando um atestado para escola???????????????

    jefiiiiiiiiiiiiiiiiiinho 11 de maio de 2011 11:19
  • Todos somos capazes de errar. O erro do outro não deve nos servir para zombá-lo, mas para refletirmos como estamos escrevendo ou vivendo. Dentro da filosofia não cabe mediocridade, cabe simplicidade. Como disse Sócrates: Só sei que nada sei.

    Guto Saint 11 de maio de 2011 15:48
  • O unico site que axei alguma coisa que batia com o que estava procurando

    Vaneska 7 de julho de 2011 21:05
  • Texto muito mal escrito, com falta de coesão e termos clichês.
    Definitivamente esta não foi a melhor pessoa para falar do assunto,mas mesmo assim digo que valeu a intenção, continue treinado que você pode aperfeiçoar!
    Críticas boas ou ruins sempre são construtivas.

    Carol 9 de março de 2012 0:48

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *