O Uso da Natureza na Arte

O termo ecologia é muito falado ultimamente, levando a uma grande reflexão por parte de toda sociedade , mas nada sensibiliza mais as pessoas do que a arte. Quando a expressão artistica é usada de maneira criativa para promover o meio ambiente, contribui de forma positiva para a discussão desse tema, daí a importancia desse monumento em louvor à natureza. Dentro do Central Park em Nova Iorque,mais exatamente no Museu Metropolitano de Arte, esta sendo construida uma obra muito interessante e bastante complexa por dois artistas, que consiste numa grande armação, cuja materia-prima é nada mais, nada menos que milhares de bambus amarrados por cordas de nylon, ocupando um espaço mais de 30m com 15m de altura, sendo conhecido como Big Bambu.O formato da gigantesca construção assemelha-se a formação de um aonda com paredes que ligam essa incrivel escultura. A intenção dos escultores é cda vez aumentar mais sua obra, contanto com isso, com a ajuda de alpinistas pela altura da construção. A ideia dos artistas foi conceber uma estrutura organica, em constante cresciemento,demonstrando que a complexidade do desenvolvimento da vida,pode ter varis tipos de interpretação.

Museu

Arte como Reação Ecologica

De acordo com os criadores da imensa estrutura de bambu, ela pode ser vista como uma alusão ao Big Bang, ou ainda a ocupação da natureza por um espaço vazio,ou seja ,é a vez dela ocupar seu local já tão utilizado e desgastado pelo Homem .A obra ainda não foi finalizada, e já impressiona pela altura que deve alcançar, mostrando toda a grandeza que uma obra de tal porte pode proporcionar aos individuos. O mais interessante dessa construção, é que as pessoas podem subir nela, até chegarem ao seu topo. Estima-se que novas construçoes de passarelas e passagens internas sejam edificadas até o mês de junho do corrente ano, para que os cidadãos possam contemplar essa maravilha ecologica. A intenção dessa construção, segundo os artistas, foi criar uma obra natural tão grande, que as pessoas se sentissem pequena diante dela,como um microcosmo diante da vida. Esse imenso emaranhado de bambus podem representar uma reação ecologica, pois quando se abre espaço para uma construção gigantesca , feita somente de material extraido da propria natureza, esse fator pode ser identificado como uma força e valorização da materia organica, em detrimento de outros tipos de materiais mais convencionais que poderiam ser utilizados na construção da obra.

Estrutura

A importância desse trabalho, além de sua grandiosidade é a possibilidade real de seu crescimento,pois os artistas pretendem aumenta-lo cada vez mais, em contrapartida abrindo espaço para a arte na natureza, ou seja, ela precisa de espaço para existir e, quanto mais existirem talentosos artistas como esses, que aproveitam espaços vazios, para construirem obras feitas com materiais extraidos diretamente dela, mais propabilidade haverá de manutenção de um meio ambiente saudavel e criativo, com as pessoas interagindo de forma positiva com ele.

Bambu

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Arte

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.