Principais Movimentos Artísticos Do Século XX

Arte é algo que envolve e encanta a todos, e talvez seja por encantar que ela acaba dominando e envolvendo as pessoas que a cercam. No século 20 podemos perceber o quão movimentado foi quando falamos em arte, surgiram muitos novos tipos de artes, além de muitos artistas memoráveis, que até hoje são considerados gênios e inesquecíveis.

Principais Movimentos Artísticos Do Século XX

Principais Movimentos Artísticos Do Século XX

O Contexto Histórico Do Século XX

E ainda mais importante do que falar dos principais movimentos artísticos e dos artistas que fizeram esses movimentos, é falar sobre como foi a história naquele momento.

Devemos pensar que o mundo inteiro estava se industrializando, as máquinas estavam tomando conta de tudo, os processos não eram mais somente manuais. Em seguida entramos na 1ª Grande Guerra Mundial, e a briga por dinheiro só aumenta, anos depois outra Guerra que devasta a Europa e torna os Estados Unidos o centro do mundo. Guerras frias, do Vietnã, no Leste Europeu, no Oriente Médio e pelo petróleo, esses são alguns exemplos do que o homem e sua sede de poder são capazes de fazer.

Mas mesmo diante de tanta coisa ruim, encontra-se no meio de tudo isso, arte, homens e mulheres que marcaram um período que se sobressaíram que mostraram e deixaram as suas marcas, veja a seguir quais os principais movimentos artísticos (e seus artistas) que aconteceram no século XX.

O Contexto Histórico Do Século XX

O Contexto Histórico Do Século XX

Principais Movimentos Artísticos Do Século XX

Vamos conhecer um pouco dos principais movimentos artísticos que aconteceram no século 20, veja por ordem cronológica.

Impressionismo

Ele não aconteceu, ou melhor, não começou no século XX, mas o seu marco foi no inicio deste século. Os artistas impressionistas criaram novas maneiras de demonstrar o que estava acontecendo naquele momento, eles tinham técnicas de luz e cores para demonstrar o que queriam, e a base deles foi a fotografia.

Principais Artistas:

Edgar Degas, Auguste Renoir, Claude Monet e Edouard Manet. Podemos citar ainda os pós-impressionistas Paul Cézanne e Paul Gauguin, além do famosíssimo Vicent Van Gogh.

O Expressionismo

O movimento seguinte ao (pós) Impressionismo é o Expressionismo, ele veio como uma resposta ao movimento do século passado e tem esse nome porque a sua marca é expressas as emoções e sentimentos humanos, através das linhas, traços e cores fortes e vibrantes, além de evidenciar as angústias e aflições que o homem moderno possui.

Ou seja, podemos destacar no expressionismo uma vontade de deixar tudo mais humano e sentimental, fugindo da busca pela perfeição das técnicas que foram criadas e espalhadas pelo movimento anterior.

O principal artista desse movimento, além de Van Gogh, foi Edvard Munch, O Grito seu quadro mais famoso é tido por muitos como o símbolo do expressionismo.

Art Nouveau

Esse movimento, por muitos autores, não é considerado como influente, pelo menos não como o expressionismo ou os movimentos que virão a seguir. Seu apogeu foi na primeira década do século XX e a marca principal do movimento é o contato do artista com a natureza, tanto que há um uso exagerado de folhas e galhos que dão forma aos  famosos arabescos.

Fauvismo

Esse movimento foi o responsável pela não propagação da Art Nouveau, o nome fauvismo deriva da palavra francesa “fauves” que significa fera. O nome tem alusão a como as cores eram aplicadas sobre a tela, era de forma grosseira, por isso “fera”, s cores eram utilizadas sem serem misturada, sem serem matizadas. A representação voltou a ser se um objeto ou alguém como ele realmente é, sem expressar sentimentos ou algo parecido.

O Maior Artista Do Fauvismo

Sem dúvida o maior pintor fauvista foi Matisse, ele nunca se preocupou em representar a realidade, seja da forma dos objetos ou pessoas, quanto das cores escolhidas.

O Cubismo

O maior representante do cubismo é provável um dos maiores pintores de todos os tempos, Pablo Picasso, aproveitou bem seus muitos anos de vida para deixar uma obra extensa e fascinante para todos.

No inicio do século XX, Picasso e os outros representantes do cubismo decidiram ir contra o impressionismo, eles queriam conseguir colocar na tela a imagem de verdade, sólido, real. Outro grande artista do cubismo foi Paul Cezanne, ele queria representar a natureza com o auxilio de formas geométricas.

Mas o grande foco do cubismo era representar os objetos de forma decomposta em apenas um plano. E ao decompor os objetos não significava ter que representa-los exatamente da forma como o vemos. Essa aparência diferente, a falta de preocupação com a imagem perfeita é a marca dos pintores cubistas.

O Abstracionismo

Este próximo movimento foi marcado principalmente pelas obras de Wassily Kandinsky. A marca da pintura é que as formas não tinham simplesmente nada a ver com a realidade. Ou seja, há uma completa ausência da realidade entre as formas e o que está sendo pintado. Os pintores desprezavam o fato de fazer cópia do que já se existia por isso essa “fuga”.

O Surrealismo

Surgido aproximadamente na 2ª década do século XX, o surrealismo não foi um movimento apenas artístico, ele foi também um movimento literário. Foi ainda considerado um movimento de vanguarda, pois deu inicio ao modernismo que viria junto com as Guerras Mundiais.

Os artistas surrealistas queriam fazer algo que pudesse unir a representação, o irreal, o abstrato e o inconsciente. Segundo o que esses artistas afirmam, a arte deveria fugir de qualquer regra, deveria ser livre para expressar o que quisesse, sem precisar de alguma razão ou de lógica.

Os principais artistas do surrealismo são grandes conhecidos do grande público, afinal quem nunca ouviu falar de Salvador Dali? Que ele era louco? Provavelmente o julgavam assim devido ao que ele gostava de pintar, e como pintava. Ainda formam o time de pintores surrealistas Joan Miro, Max Ernest e Marc Chagall.

A Pop Art

Uma das mais recentes e mais conhecidas, quem não se lembra dos desenhos de Andy Warhol? A Pop Art surgiu nos anos 60 do século passado. E seu maior representante foi o empresário, pintor, artista plástico Andy Warhol. A grande inspiração deles foi no Dadaísmo, que tinham como forte representante Marcel Ducamp. Warhol buscava representar assuntos do cotidiano da população, por isso vemos o rosto de Marilyn Monroe, latas de sopa, entre outros.

Ainda há muitos outros movimentos artísticos a serem estudados. Por década existiram cerca de 2 movimentos paralelos. Basta você dar uma pesquisada e você encontra tudo a respeito desses movimentos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Arte

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.