Letras de Graffiti

A História da Arte do Grafite

A palavra aportuguesada Grafite deriva da palavra ‘graffit’, do italiano, e é o nome dado ao tipo de arte realizada comumente nas paredes de locais públicos. A técnica, que está presente em nossa sociedade desde o Império Romano, é uma forma de expressão realizada através de pintura ou gravação que por muito tempo foi vista com olhos de crítica, vindo até a ser considerada como delinquência. Cabe aqui realizar uma distinção entre a arte de grafitar e o ato de pichar áreas públicas. O grafite, por mais que possa incorporar crítica social, tem suas raízes na arte e assim sendo transmite de uma forma inteligente e bela, uma mensagem, através da interferência proposital na cidade.

Grafite Uma Forma de Arte Urbana

A Popularização

Considera-se que o surgimento do grafite na era moderna tenha ocorrido nos Estados Unidos, mais precisamente em Nova Iorque, por volta dos anos 70. Entretanto, outro momento marcante da arte do grafite ocorreu praticamente no mesmo período, porém na França. Em 1968, os muros de Paris passaram a ser a área de trabalho de diversos grafiteiros que deixaram suas marcas, com pinturas de caráter político, sendo esse momento considerado um dos marcos da generalização dessa arte por todo o mundo, passando assim a ter diferentes contextos, estilos e formas, chegando até os belos murais que chegam ao status de grandes obras de arte.

Grafite x Pichação

Contexto do Brasil

No Brasil, o grafite passou a ser popular no final da década de 1970, tendo seu foco inicial em São Paulo, sob forte influencia da arte Norte Americana. À partir daí o grafite brasileiro evoluiu muito, deixando de lado muito da influência inicial e passando a incorporar um estilo próprio, com um toque nacional, chegando a ser atualmente considerado um dos melhores de todo o mundo. Ainda assim, o assunto é controverso e algumas pessoas ainda consideram o grafite como um vandalismo e nada mais do que poluição visual em suas cidades. Como a definição  de vandalismo e pichação é o ato de escrever em muros, monumentos, edifícios e vias públicas, passa a ser importante que os artistas saibam procurar áreas que sejam destinadas à sua arte, para que assim se evite problemas.

Grafite: Letras Estilizadas

Alguns termos e gírias muito utilizadas pelos grafiteiros:

  • Writter: Artista do Grafite, grafiteiro;
  • Bite: Imitar a arte de um outro grafiteiro;
  • Tag: Assinatura;
  • Spot: Onde irá ser realizado o grafite;
  • Cross: Realizar um grafite sobre um já pronto de outro grafiteiro;
  • Kings: Grafiteiros admirados pela comunidade do grafite;
  • Toy: Grafiteiro iniciante.

Vídeos Sobre Grafite

Se você é um ‘Toy’, ou se está desenvolvendo sua arte e deseja se tornar ‘King’ um dia e acaba se vendo sem muita chance para praticar, saiba que é possível praticar e aprender muito com a internet. Abaixo separamos para você uma coletânea de sugestões e links úteis, para que você conheça cada vez mais sobre o grafite:

Vídeo Interessante sobre a Arte de Grafitar (Trabalho da Disciplina de Estética da UNISUL):

http://www.youtube.com/watch?v=SQhgTLvb8JA&feature=fvst

Turorial para criação de letras em grafite na internet:

http://www.youtube.com/watch?v=lodDSIC1_u8

Vídeo interessante sobre grafite:

Arquiteto e artista plástico mostrando passo a passo a criação de um grafite indoor (Revista Casa e Jardim):

Download de Fontes em Estilo de Grafite

Pacote com vários estilos de fontes: Download Easy-Share

Download de diversas fontes para grafite: Download Superdownloads

Download de diversas fontes para grafite: CoolText

Aplicativo Online

Aplicativo grátis em Flash que permite a criação de nomes, escritas e logotipos no estilo de grafite: Acesse Aqui.

Galeria de Imagens de Letras Grafitadas

Algumas pessoas gostam de expressar a arte de diversas formas, mesmo que seja com a simples invenção de um alfabeto, em termos de decoração e estilo de letras. O graffiti costuma fazer adaptações muito interessantes com fontes de letras, fazendo surgir uma magia na forma de se escrever. Veja a seguir algumas letras de graffiti bem legais:


Categoria(s) do artigo:
Arte

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário