Todos nós Temos Algo em Comum com o Conde Drácula

Febre entre os adolescentes, a saga d’O Crepúsculo parte de um elemento-chave que sempre atraiu muita gente. Acima de todo o mistério em torno da imortalidade dos vampiros, os dentes caninos são símbolos tão fortes que ponderam o título de personagens, tão fundamentais para uma trama convincente das trevas.
Distante da fantasia, os dentes caninos são um pouco menos caricatos. Estão lá, é bem verdade. Dois de cada lado, cumprindo sua função na estrutura dos seres carnívoros ou onívoros. De toda a arcada dentária, estes são os mais importantes na função de romper o alimento mais fibroso, como a carne. Por ter pontas mais finas e formato cônico, pode-se dizer que, graças a eles, comer é uma tarefa bem mais simples do que seria se não o tivéssemos.
Dada sua relevância na formação da nossa cultura alimentar, resgates históricos garantem que eles já foram bem maiores. Mas calma, nós humanos não chegamos a figurar pelo mundo com o aspecto vampiresco não. O fato é que o corpo sofreu modificações ao longo dos séculos a cargo de uma necessidade fisiológica de adaptação ao meio. Assim, como não temos a mesma alimentação que os humanos dos tempos mais primórdios, os dentes foram aos poucos reduzindo e alisando as pontas.

Vampiro

O Passado Deixou Marcas

A própria história do desenvolvimento da dentição nos seres humanos faz referência aos primatas e sobre as alterações que o corpo sofreu de lá até aqui. Acontece que, durante o período de surgimento dos primeiros dentes (chamados dente de leite), a orientação da gengiva se apresenta com alguns espaços na dentição, especialmente em torno dos caninos superiores. Denominadas “Diastemas dos Primatas”, o espaço entre esses dentes é a prova da nossa herança antropológica, uma vez que os ancestrais do homo sapiens tinham dentes bem mais largos e compridos do que temos atualmente.
Além de toda essa questão, o fato é que os dentes são, no conjunto, um elemento crucial estético para as pessoas. Seus cuidados e até mesmo a forma como eles se apresentam pode transformar uma fisionomia. E aqui entra outra importantíssima manifestação dos dentes caninos. Algumas pessoas os têm em tamanho e forma mais protuberantes que o resto da arcada dentária, destacando-se dos demais. Apesar de ser uma característica própria do indivíduo como qualquer outra, algumas pessoas não gostam de carregar o visual do Drácula por aí.

Arcada

Abandonando a Cara de Vampira

Um caso que ganhou certa notoriedade no meio foi o da cantora canadense Avril Lavigne que, desde muito nova vivia incomodada com os dentes afiados. Ela acreditava que todas as atenções se voltavam para seus dentes quando abria a boca para cantar. A perturbação era real, tanto que chegou a ser considerada a dona de um dos sorrisos mais feios do mundo das celebridades justamente por culpa dos dentes.
Detalhes como esse a perturbaram tanto que ela decidiu encarar um procedimento de correção estética dentária, deixando a aparência de vampiro no passado. Essa prática, cada dia mais comum, fácil de realizar e sem grandes complicações, está sendo aderida por muitas pessoas que não aceitam seus caninos pontiagudos. E se você, assim como a Avril Lavigne, não gosta do aspecto dos seus dentes, procure um odontologista e se informe sobre a técnica de raspagem.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Bizarro

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.